Autor Tópico: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo  (Lida 35544 vezes)

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Online: 01 de Outubro de 2009, 21:24 »
Boas Ubutunianos,
                           estou eu aqui com mais uma dúvida.
                          Não consigo apagar os arquivos que estão na pasta .trash/file do meu HD externo, formatado em NTFS-3g(3.1). Já tentei como Root, via terminal e nada. Os arquivos não apagam e dão erro de entrada e saída.
                           Qual seria a solução???

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2009, 21:34 »
Quais as permissões desses arquivos ( dono, grupo, outros)?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2009, 21:51 »
Só sei que estão como Root. Já usei o Nautilus no modo Root e não consigo apagar do mesmo jeito.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:06 »
Se o dono dos arquivos é o root, deveria poder apagá-los; "grupo" e "outros" podem só ter permissão de leitura, ou nenhuma. Por favor, verifique as permissões dos arquivos ( e da pasta que os contém) e poste aqui, pois sem isso é difícil afirmar algo.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:15 »
Se o dono dos arquivos é o root, deveria poder apagá-los; "grupo" e "outros" podem só ter permissão de leitura, ou nenhuma. Por favor, verifique as permissões dos arquivos ( e da pasta que os contém) e poste aqui, pois sem isso é difícil afirmar algo.

VB5



Proprietário: Root
Grupo: Root

Todos com Criar e excluir arquivos
o caminho é: /media/HDEXT/.Trash-0 (são os arquivos da pasta "files".


Erro mostrado ao tentar excluir usando o Nautilus no modo Root:
Erro ao iniciar arquivo "/media/HDEXT/.Trash-0/files/livros/Stephen King - Carrie, a estranha.pdf": Erro de entrada/saída
« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 22:22 por Gladiadorbr »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:29 »
Muito estranho... se fosse apenas no terminal, pensaria em um erro de maiúsculas/minúsculas, mas se você chega à pasta usando o nautilus e vê os arquivos, não pode ser isso. Consegue apagar outros arquivos em outras pastas desse HD? Começo a pensar na possibilidade de erro com o filesystem, que pelo que indica não parece o NTFS normal.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:37 »
Muito estranho... se fosse apenas no terminal, pensaria em um erro de maiúsculas/minúsculas, mas se você chega à pasta usando o nautilus e vê os arquivos, não pode ser isso. Consegue apagar outros arquivos em outras pastas desse HD? Começo a pensar na possibilidade de erro com o filesystem, que pelo que indica não parece o NTFS normal.

VB5


O que eu notei é se eu passar uma grande quantidade  de arquivos de uma vez deste HD Externo para o Notebook (onde eu uso o Ubuntu 9.4) aparece o erro de entrada e saída. Só consigo mover tipo 500 mb de cada vez, se eu tentar uns 2gb dá esse erro. Será que é a formatação do HD? Que formatação seria mais confortável para usar no Linux e no Windows? Tem ainda como eu apagar estes arquivos?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:48 »
Gladiadorbr,

talvez o problema de movimentação de arquivos se deva ao grande volume, mas isto não deveria impedir que você deletasse os arquivos ( exceto se eles forem muito grandes individualmente, ou estiverem corrompidos. Por isso pedi que tentasse deletar algum outro arquivo em outra pasta). Qual o tamanho dos arquivos que não permitem ser deletados?

Tenho meus dados em um HD separado  formatado em NTFS justamente para poder recuperá-los em qualquer máquina caso haja um crash, e nunca tive problemas para deletar nada. Como formatou o HD externo?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:56 »
Gladiadorbr,

talvez o problema de movimentação de arquivos se deva ao grande volume, mas isto não deveria impedir que você deletasse os arquivos ( exceto se eles forem muito grandes individualmente, ou estiverem corrompidos. Por isso pedi que tentasse deletar algum outro arquivo em outra pasta). Qual o tamanho dos arquivos que não permitem ser deletados?

Tenho meus dados em um HD separado  formatado em NTFS justamente para poder recuperá-los em qualquer máquina caso haja um crash, e nunca tive problemas para deletar nada. Como formatou o HD externo?

VB5


São arquivos pequenos, 3mb no máximo cada um, são livros em pdf, documentos do Word...
Eu uso um HD externo que eu montei com um antigo HD IDE de 80gb de uma maquina antiga que tinha windows.



Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2009, 23:01 »
Citar
São arquivos pequenos, 3mb no máximo cada um, são livros em pdf, documentos do Word...
Eu uso um HD externo que eu montei com um antigo HD IDE de 80gb de uma maquina antiga que tinha windows.

Então não é o tamanho, nem provavelmente o filesystem. Você consegue abrir um destes arquivos? Consegue deletar outro arquivo qualquer nesse HD?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2009, 23:13 »
Citar
São arquivos pequenos, 3mb no máximo cada um, são livros em pdf, documentos do Word...
Eu uso um HD externo que eu montei com um antigo HD IDE de 80gb de uma maquina antiga que tinha windows.

Então não é o tamanho, nem provavelmente o filesystem. Você consegue abrir um destes arquivos? Consegue deletar outro arquivo qualquer nesse HD?

VB5


Sim, sem problemas com os outros.

Agora os do .Trash:

Se eu entrar normalmente no Nautilus (modo usuario) e tento apagar o arquivo aparece o seguinte:

Erro ao excluir.
Houve um erro ao excluir Robin Cook - Toxina.pdf.
Mostrar mais detalhes: Erro ao remover arquivo: Erro de entrada/saída
« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 23:15 por Gladiadorbr »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2009, 23:27 »
Cara, já tô fechando, mas você conseque abrir o .pdf citado, ou dá erro também?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gladiadorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2009, 23:33 »
Cara, já tô fechando, mas você conseque abrir o .pdf citado, ou dá erro também?

VB5



Abre normal. Como se nada estivesse acontecendo.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2009, 23:37 »
Putz... então também não é arquivo corrompido. Cara, agora vou parar que o trabalho me espera amanhã cedo, mas vou tentar dar uma pesquisada amanhã e ver se acho algo - é muito estranho...

T +,

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar os arquivos da pasta .Trash do meu HD externo
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2009, 11:40 »
Nada com o assunto de voces dois, mas...

Como voce esta usando o hd externo?

Vou explicar a duvida:

HD "normal" ou seja o grande de desktop tem sempre fonte externa, é este o seu ?

HD 'pequeno' de notebook não tem fonte, é este o seu?

Então:

Se for o hd de notebook, voce tem que conectar o mesmo em duas tomadas usb, seu cabo deve ter uma derivação para isto.

Este sintoma que descreve aconteceu com outro usuario aqui do forum que tentei auxiliar, e ele não conectou as duas tomadas e tinha erro de E/S

Quando fez o que sugeri, conectar as duas tomadas, a energia requerida pelo HD de 500mA foi satisfeita e o voltou a funcionar.

Se for HD "normal" esperimente tirar do case externo e conectar fisicamente num desktop para ver se o problema persiste.

Geralmente, erro de E/S em dispositivo externo está relacionado a suprimento insuficiente de energia.

P.S. os termos "normal", "pequeno", etc foram usados para que outros sem experiencia vierem a ler o topico possam entender com mais clareza que => HD de 3,5", HD de 2,5", 5 1/4

Se ajudar fica a dica.

[],s