Autor Tópico: restaurar perimissoes de /etc/  (Lida 1832 vezes)

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
restaurar perimissoes de /etc/
« Online: 05 de Outubro de 2009, 14:23 »
Pessoal,

Por falta de atenção executei um comando
Código: [Selecionar]
sudo chmod 777 /etc/* ai o sudoers não deixa eu fazer mais nada nesse sistema. vacilo meu neh.. mais e agora o que eu faço?

Ele não deixa entrar como root, não deixa fazer nada.

Tudo q tento fazer como super usuário da a mensagem:

$sudo passwd root
sudo: unable to resolve host SCA
sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440
$
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: restaurar perimissoes de /etc/ [resolvido]
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:11 »
Pessoal,

Resolvi,

baixei um mini live cd no site  http://www.slitaz.org/pt/get/index.html  29MB muito bom.... ele ja abre em menos de 1 minuto, ja com os discos montados em /media/disk-*

entrei no diretorio /media/disk-2/etc/

rodei o comando $su
senha: root
# chmod 0440 sudoers
pronto resolvido... meus problemas acabaram!!!
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: restaurar perimissoes de /etc/
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:35 »
Leandro tudo bem?

Li sua dúvida e fiquei aqui matutando... bem mineiro né :P...

Mas o fato é que ao dar permissão total dentro de /etc você pode ter até alguns problemas de segurança, visto que qualquer um faz o que quiser agora.

Não tenho uma resposta para você de como acertar isso, muito provavelmente eu faria um script para ver as permissões desse diretório em um LiveCD e refazer o mesmo no HD, mas é uma solução complexa, que não seriam todos os dispostos a tentar.

Talvez tenha até outra solução, mas que eu desconheço. Acho que vale ainda uma pesquisa para ver como solucionar 100% seu caso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline plsimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: restaurar perimissoes de /etc/
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2009, 15:06 »
A conteceu-me algo um pouco diferente: após uma quebra na alimentação do pc, durante a actualização do sistema, deixei de poder usar sudo ou su, ou de efctuar qualquer operação que implicasse privilégios de superutilizador.
Na consola, era apresentada a informação de que o ficheiro sudoers estava vazio.
Despois de várias tentativas com o grub, seguindo orientações recolhidas na web, e como pensava que dando uma password ao root, poderia arrancar o sistema como root, acedi a Sistema>Administração>Utilizadores e grupos e atribui uma password ao root. Foi-me pedido a palavrapasse para destrancar o ficheiro, usei a minha - que era recusada na consola, e pude activar o root. Depois, na consola, (depois de reinciar? não me lembro bem, foi há uns dias) pude actuar como superutilizador com essa palavrapasse e repor o ficheiro sudoers.
Ainda bem que resolvi o problema assim, mas acho estranho que não possa executar comandos com sudo e possa "destrancar" o ficheiro na aplicação que referi.