Vamos tentar com base na interface gráfica do cd de instalação...
Esse procedimento é para uma instalação do zero...
Quando você usa o cd de instalação do ubuntu, uma das etapas é de configurar as partições (isso você já sabe, rs). A última opção de configuração é a que deve ser usada, pois nela você podera gerenciar as partições existentes nos discos.
A primeira coisa a fazer é decidir sobre o que vai ficar e como vai ficar. Usa um rascunho para definir...
Vou postar aqui o procedimento que fiz para configurar minhas partições aqui em casa.
1 - defini que o único sistema operacional (so) que utilizaria seria o ubuntu, ou seja, ia apagar todo o resto. Com isso, providenciei o backup de todos os meus arquivos pessoais que estavam no windows. Sabe como é que é... Mexer com partição pode dar dores de cabeça.. rs;
2 - meu hd (sata) tem 500 GB de capacidade de armazenamento e decidi dividí-lo da seguinte forma:
a) 150 GB para instalar o linux. Especifiquei que o sistema de arquivos seria ext3, que a partição seria primária, indiquei que fosse feita a formatação e defini que ali seria alocado o conteúdo do diretório raiz (/). Tudo isso você informa no particionador;
b) 10 GB (exagero meu!) para a partição swap, que também é definida no particionador;
c) 340 GB para comportar todo o conteúdo da pasta /home (arquivos pessoais do usuário), pois isso ajuda na hora de atualizações / reinstalações de novas versões e preserva todo o conteúdo pessoal, sem precisar ficar fazendo backup a casa instalação. Essa partição pode ser do tipo estendida e com sistema de arquivos ext3, solicitando também sua formatação.
Depois disso foi "mandar bala"..
No seu caso, se houver possibilidade, recomendo que faça um backup do conteúdo do windows e faça uma nova instalação do mesmo, antes mesmo de instalar o ubuntu, pois acho que formatar pelo linux é mais fácil.
Caso não haja possibilidade de fazer um backup e fazer uma nova instalação, vai ter que ajustar tudo isso pelo particionado: criar cotas para os discos que serão utilizados, definir os sistemas que serão instalados etc...
Apesar de te apresentar uma opção "meio radical" acho que é a melhor. Acredito que certas coisas devam ser feitas do zero e que reajustar pode ser até mais trabalhoso.
Espero ter ajudado.
Decide o que você vai fazer e posta aqui, dependendo como for faremos juntos algumas simulações.
Justificando o porque de não instalar mais o so windows:
- caso tenha necessidade de utilizar algum apicativo do windows que o ubuntu não rode, faço pelo wine que roda quase tudo;
- decidir usar em meu equipamento o programa virtual box, onde fiz uma instalação do windows e funciona perfeitamente, mesmo sendo em um ambiente virtualizado e mais rápido também, rs