Autor Tópico: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)  (Lida 16535 vezes)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #15 Online: 25 de MAR?O de 2010, 12:18 »
Blz,
valeu a dica ..

Qd chegar em casa vou testar rodar o gdb manualmente pra ver se roda ..
mas tenho qs certeza que vai rodar ...

não sei se ele tem um padrão, tipo controle remoto, ou algo assim que as IDEs usam
pra controlar ele, mas acho que é nessa parte que ta o problema ja que o erro diz
 GDB: Failed to set controlling terminal


também vou testar rodando o kubuntu 10.4 beta do CD pra ver se com o GDB 7.1 da o mesmo erro que 0 7.0

Daí coloco aki o resultado dos testes
 ;)

tks!
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Darcamo

  • Visitante
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #16 Online: 25 de MAR?O de 2010, 19:21 »
Quando rodo o gdb pelo Emacs o comando que o Emacs usa para chamar o gdb na verdade é "gdb -i=mi". Esse parâmetro a mais é que diz para o gdb usar a "machine interface" onde ele retorna algumas informações a mais usadas pelo Emacs. Provavelmente as demais IDEs também devem usar o mesmo recurso.
Uma dica muito interessante quando procurei sobre esse parâmetro no manual do gdb (que não achei, já que essa opção não foi realmente feita para alguém usando o gdb diretamente) é usar a opção "-tui". Isso faz com que o gdb use a interface de texto e o resultado é que ele mostra no terminal o código e a linha em que está sem que você precise digitar o comando list quando quiser ver o código. Fica bem prático debugar o um programa diretamente no terminal desse jeito.

Uma dica é que nessa interface você pode mudar o cursor entre a parte de baixo (para entrar comandos) e a parte de cima que mostra o código (para poder) usar as setas ou PgUp e PgDn para navegar no código) com o comando "Ctrl+x o" (Ctril+x, solta os dois e aperta "o").

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2010, 13:14 »
então .
fiz alguns testes ..

Usando o GDB pela linha de comando ele roda normal.
Atualizei pro kubuntu 10.4 que usa o GDB 7.1(antes era o 7.0) e o erro continuou

só não tive tempo ainda de tentar com uma instalação "limpa" colocando mais nada alem do IDE com o GDB e dependencias
E se nada der certo tentar voltar pro GDB 6.8 pra ver se assim funciona ...


Pelo que percebi o problema é mesmo na parte que as IDEs (netbeans, Code::Blocks ...) usam pra gerenciar o GDB, pois usando direto por linha de comando ele funcionou. e estou desconfiado que seja um problema mesmo com a versão da 7.0 pra frente ...

Só não sei como ninguem mais reclamou de algum problema assim ... será que ta só comigo isso ??? mas ja tentei formatar e reinstalar anteriormente.
o que uso é o Kubuntu com repositorios do medibuntu pros codecs de video, nada diferente do que qs todos usam...
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2010, 13:56 »
testou no Ubuntu ? talvez o problema seja no Kubuntu. se for isso darei um grande "eu te disse!" se vc me da um "eu te disse!"
; Linux is almost there!

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2010, 11:40 »
testou no Ubuntu ? talvez o problema seja no Kubuntu. se for isso darei um grande "eu te disse!" se vc me da um "eu te disse!"

Vou até testar
mas sei la ...
Os pacotes são os mesmos, usa o mesmo repositorio ... não deveria ser isso.

Mas se for, o que poderia causar ? pois se ele tiver dependencia de algo como bibliotecas GTK e tudo mais, ele teria baixado, inclusive ja rodei varios programas GTK no KDE e todos sempre sem problemas ....
Até mesmo pq configuro as IDEs que usei pra usar Xterm invez do Konsole...

Será que ninguem da equipe do Kubuntu percebeu o GDB não funcionando direito ??? :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2010, 12:34 »
Falando serio, tenta ai. Aqui funciona normalmente, entao vale apena testar.
Minha experiencia na computacao diz q vc deve tentar esgotar todas as alternativas. Claro q vc deve ordenar por probabilidade de dar certo. No mais, eu nunca duvido da minha ignorancia.
; Linux is almost there!

Offline ROBISON-MARATAIZES-ES

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2010, 10:18 »
Bem, eu também resolvi aprender uma linguagem de programação, comecei por Python e depois migrei para C, estava usando o terminal para compilar e executar, no início, depois, procurei por IDE's e entre todas a que mais goste foi o Geany, mas, depois de muito tempo, acho que depois que fiz uma atualização, no ubuntu 9.10, a biblioteca math.h, parece que não existe.

Mudei para CodeBlocks, uma IDE muito boa, acho também o Anjuta muito bom para programar em C, ele é bem específico para criar programas para o gnome.

Abraços e bons estudos!!!

Offline VonNaturAustreVe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2010, 11:49 »
Você está aprendendo utilizando o dev-c++, no Linux existe uma IDE bastante parecida o geany, instala ela e boa sorte.

[]'s
Visitem meu blog :)

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Programar C pra linux, tendo aula no windows (duvidas e problemas)
« Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2010, 09:07 »
cara, recomendo a você usar o Code::Blocks.
É uma IDE muito fácil de se trabalhar. Não vale a pena utilizar o Dev-C++ no wine pois o Dev já está defasado.
E também não vale a pena usar o Netbeans ou o Eclipse, pois são IDEs bem complexas, o que torna a coisa dificil para inicintes.

A única coisa que você tem que reparar é que alguns comandos e headers (.h) não existem no Linux, como o conio.h ou o windows.h.