Autor Tópico: Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb  (Lida 5120 vezes)

Piras

  • Visitante
Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb
« Online: 18 de Junho de 2006, 18:41 »
Imagine um problema que eu vivi com a distribuição Parsix: o Firefox está instalado em Inglês. Para passar a interface para o Português Brasileiro bastaria, a princípio, apenas instalar o pacote .deb relativo à respectiva extensão. No entanto, os pacotes encontrados nos repositórios Debian correspondem a uma versão anterior, que de nada serve para o meu problema.

Ou - pior ainda! - o Swiftfox, versão otimizada do Firefox, não dispõe de uma versão para cada idioma, disponível no site "nacional" da Fundação Mozilla, como sempre ocorre com o Firefox propriamente dito. O que fazer?

Comece procurando os .xpi, arquivos responsáveis pela "localização" do Firefox. Para cada versão haverá o respectivo .xpi. Os arquivos relativos a cada versão poderão ser encontrados nesta página:

http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/

Imaginando que a versão do nosso Firefox ou Swiftfox seja a 1.5.0.4, então teremos que a página onde podem ser encontrados os respectivos .xpi será esta:

http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/1.5.0.4/linux-i686/xpi/

Basta clicar sobre o arquivo pt_BR que o Firefox começará a instalação da extensão. Afinal, os .xpi são instalados como qualquer outra extensão do Firefox.

Mas não pense você que basta instalar o .xpi, fechar e voltar a abrir o FIrefox/Swiftfox para que este passe a rodar no bom e velho pt_BR. Agora, para ativar o seu idioma preferido, você terá que instalar uma outra extensão, que, aliás, poderá ser encontrada na seguinte página:

https://addons.mozilla.org/firefox/356/

Pronto, indo agora ao menu Ferramentas, você verá que foi instalado um submenu idiomas; ali poderá ser encontrada a opção Português Brasileiro, recém-instalada em seu navegador. Basta clicar ali e teremos a interface do Firefox/Swiftfox devidamente "nacionalizada".

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2006, 20:06 »
O mais estranho é que pode dar certo ou não. No Kubuntu sempre funcionou, no Kanotix NUNCA funcionou e no Mepis funcionou com a versão 1.5.0.3, mas na 1.5.0.4, não.

Aliás, se tem uma coisa que nunca mais vou fazer na vida, se Deus quiser, é instalar Swiftfox (não notei diferença nenhuma), Firefox brasileiro, BROffice e CoGrOO - Corretor Ortográfico pro OpenOffice (nunca escrevo nóis vai, nóis foi etc, então não preciso). Sempre que instalo um desses programas, alguma coisa pára de funcionar ou passa a funcionar com problemas. É batata! É preferível esperar um pouco e atualizar pelos repos oficiais.
You can't always get what you want

Piras

  • Visitante
Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2006, 21:36 »
Ceti,

O problema da Kanotix é bastante particular. O problema é que, devido a problemas de configuração daquela distro, era virtualmente impossível obter nacionalização completa para qualquer outro idioma que não fosse o alemão e o inglês. Há um tópico do fórum Kanotix que trata do assunto. Não era só o Firefox que nunca passava para o Português Brasileiro. Até mesmo para "localizar" o Synaptic era uma dificuldade danada. Na Mepis, por exemplo, nunca houve este problema. A princípio, a distro não oferecia suporte ao Português, mas para conseguir "localização" completa era a coisa mais fácil do mundo.  Infelizmente, este foi um dos raros problemas que encontrei na Kanotix.

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2006, 22:03 »
Verdade, esqueci do Synaptic, que NUNCA fica em Português no Kanotix (pelo menos aqui em casa)

Mas acho esses problemas coisas menores, só percebo quando presto atenção. Só fica assim pouco estética essa mistura de aplicativos com menus em português e outros em inglês, não é?

O que importa mesmo é que ambas (Kanotix e Mepis) arrebentam.
You can't always get what you want

Piras

  • Visitante
Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2006, 01:33 »
Citação de: "ceti"
Verdade, esqueci do Synaptic, que NUNCA fica em Português no Kanotix (pelo menos aqui em casa)

Mas acho esses problemas coisas menores, só percebo quando presto atenção. Só fica assim pouco estética essa mistura de aplicativos com menus em português e outros em inglês, não é?

O que importa mesmo é que ambas (Kanotix e Mepis) arrebentam.


Se você admira tanto a Kanotix deveria dar uma olhadinha na Parsix: é uma derivada da Kanotix criada por iranianos (!!!), cuja maior diferença em relação ao projeto original é o desktop padrão: o Gnome! Bem, é uma sugestão para quem ama a Kanotix, mas preferiria o Gnome como desktop padrão. O legal é que eles reuniram ao kernel do Kano otimizado para a arquitetura i686 (ou k7) os patches do projeto Con Kolivas, que melhora de maneira significativa o desempenho do sistema. Eu provei o primeiro candidato a release e achei o Parsix mais reativo que o Ubuntu. Único problema: localização incompleta (sou menos tolerante que você neste aspecto, talvez por ter um péssimo Inglês...)!

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Como "localizar" o Firefox e o Swiftfox sem o .deb
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2006, 08:54 »
Citação de: "Piras"
Se você admira tanto a Kanotix deveria dar uma olhadinha na Parsix: é uma derivada da Kanotix criada por iranianos (!!!)....


Tô sabendo, tô sabendo...

Eu até ia te perguntar sobre ele. Já visitei o site, achei tudo super-profissional. O que me desanimou é exatamente a interface ser o Gnome, mas tirando isso, me pareceu bacana.

Além do mais, eterno romântico que sou, eu acho que instalar o Parsix seria mais uma forma de protestar contra o Bush...
You can't always get what you want