Autor Tópico: [RESOLVIDO] Uma dúvida idiota sobre o Wine  (Lida 2825 vezes)

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
[RESOLVIDO] Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Online: 11 de Outubro de 2009, 13:03 »
É apenas uma dúvida que me parece idiota:
pra rodar os aplicativos do Windows via Wine precisa ter o Windows instalado junto com o Ubuntu?
Porque eu não tenho...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2009, 01:21 por dacarpe »
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2009, 13:25 »
Pra mim não existe uma pergunta idiota, a não ser que seja uma ofensa.


Quanto ao wine, não é necessario ter o windows, porque se tivesse que instalar o windows acredito eu, que ele não teria quase nenhuma utilidade.


Eu já vi em foruns que pode pegar os arquivos de uma pasta e colocar no wine pra funcionar melhor, só que não posso confirmar se é verdade, é nem sei como faz.

Offline Godzzilla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2009, 13:27 »
Não é necessário!

O Wine conseguer "rodar" os programas de windows pois possui parte das bibliotecas e diretrizes que o programa necessita para funcionar.

Contudo, alguns programas não são compativeis ainda ou possuem perdas de performance.

Abs

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2009, 13:34 »
Beleza

Já instalei, mas agora não sei o que fazer.

Alguem conhece algum topico legal ou algum tutorial bem facil pra eu ir me enturmando com o cara?

Valeu!
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2009, 14:16 »
Para instalar programas do windows eu só clico 2 vezes no programa é já abre o instalador.


Senão tente selecionar abrir com o wine pelo menu.


O que você quer fazer que não está conseguindo?

Lembre que nem todos os programas funcionarão corretamente, ou poderão nem funcionar.


Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2009, 14:54 »
Na verdade eu tenho um cd com dicionario aqui em casa. Eu queria instalar ele, mas ja vi mai o meno como é.

Não existe nehum perigo de usar o wine nao ne? Tipo danificar alguma coisa no sistema...
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2009, 16:32 »
Não conheço nenhum dano, mais não posso dizer se é perigoso porque não sei.


O que pode acontecer de ruim é se você instalar algum programa com virus, mais no linux dificilmente ele vai ser ativado sem permissão.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2009, 17:06 »
É apenas uma dúvida que me parece idiota:
pra rodar os aplicativos do Windows via Wine precisa ter o Windows instalado junto com o Ubuntu?
Porque eu não tenho...

"Não existe pergunta idiota. Existe idiota que não pergunta"

( Que não é o caso de ninguém aqui  ;D   )

Veja o site do winehq => http://www.winehq.org/

La tem tudo sobre wine.

[],s

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2009, 17:31 »
Não conheço nenhum dano, mais não posso dizer se é perigoso porque não sei.


O que pode acontecer de ruim é se você instalar algum programa com virus, mais no linux dificilmente ele vai ser ativado sem permissão.
Você sabe que na semana passada, recebi um e-mail que era uma foto , logo percebi que era malware, de propósito cliquei, sabe que abriu um .exe e mandei executar pelo wine, vi a foto e depois o IE 6 ficou abrindo sozinho, fechava e abria num site inexistente, fui no monitor de sistema e matei todos os exes, iexplore aí , ficou bom.
Usuário Linux- 449417

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2009, 18:11 »
Não conheço nenhum dano, mais não posso dizer se é perigoso porque não sei.


O que pode acontecer de ruim é se você instalar algum programa com virus, mais no linux dificilmente ele vai ser ativado sem permissão.
Você sabe que na semana passada, recebi um e-mail que era uma foto , logo percebi que era malware, de propósito cliquei, sabe que abriu um .exe e mandei executar pelo wine, vi a foto e depois o IE 6 ficou abrindo sozinho, fechava e abria num site inexistente, fui no monitor de sistema e matei todos os exes, iexplore aí , ficou bom.


Eu uso o wine para executar malwares que recebo por email, mais até hoje só recebi bankers, inclusive no forum do guia do hardware tem um topico meu lá que mostra o malware pedindo a senha, conta do banco etc.
Dacarpe se você executa qualquer programa do windows (Isto tem que tomar cuidado executar qualquer programa, você pode instalar o clamav no ubuntu, ou outro antivirus, clamav é gratuito.

Para ter uma ideia de como as coisas estão perigosas principalmente para usuarios do windows, recentemente um malware infectou o glary utilies, é mais o menos isto, o programa em si, e seguro.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2009, 18:35 »
Você pode instalar programas pelo Wine de duas maneiras:

1. Dando um clique duplo no instalador do programa, da mesma maneira que fazemos no Windows. Siga as instruções do programa de instalação normalmente. Devido algumas incompatibilidades, alguns poucos programas instalarão mas não rodarão. Por isso, instale e teste o programa. O wine cria uma entrada no menu de programas do Ubuntu automaticamente.

2. Caso o wine não execute ao darmos o clique duplo, abra um terminal, navegue até a pasta e digite:

Código: [Selecionar]
    wine <<nome do arquivo de instalação>>
Não esqueça de colocar a extensão .exe do programa de instalação no comando acima.

Um abraço.

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Re: Uma dúvida idiota sobre o Wine
« Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2009, 01:20 »
Galera, obrigado.
Este tipo de filosofia que me faz mandar o Windows pra vala e ficar com o Linux. É uma pena que ainda existam coisas exclusivas pra Windows e que exista um Wine. Se parassemos pra pensar, seria bom se nao existisse, né...

Obrigadão. Mais do que respondido.

Já botei o RESOLVIDO lá em cima.
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board