Eu já testei o Gimp na plataforma Windows e achei igual ao do Ubuntu, não sou muito fã de editores do imagem mas acho que o Gimp tem um grande potencial.
Em uma rápida pesquisa pela web com o tema 'Raw', achei isto:
Precisa destes dois pacotes aqui, amigo, procure-os para sua distro e instale-os:
gimp-dcraw - GIMP plug-in for loading RAW digital photos
gimp-ufraw - Gimp importer for raw images
Como sempre no forum também há respostas para oque você busca de uma olhada aqui!
Espero que ajude!
[]'s
Não é assim tão evidente..
Não existe apenas um formato RAW. Cada marca de DSLR tem o seu próprio formato e mesmo dentro da mesma marca o formato RAW varia de acordo com o modelo.
Mesmo os software proprietários sofrem por vezes de problemas de compatibilidade.
Por exemplo, eu tive de deixar de usar o Aperture porque ainda não reconhece o formato da minha DSLR.
Já estou há meses à espera de um update
Mas tanto o Photoshop como o Lightroom reconhecem perfeitamente o formato. Nesse aspecto os melhores software ainda são da Adobe.
Neste caso, se o Gimp não reconhece o formato RAW, só vejo duas opções.
Tizé..
1) como tens o Windows, podes usar o programa que veio com a tua máquina para converter para TIFF e depois usar o Gimp.
A vantagem é que não gastas um centavo em software mas perdes poder de manipulação que só o RAW te dá.
2) Compras o Photoshop Elements. Gastas uns 100€ mas ficas com um poder de manipulação de imagens que o Gimp não te pode dar.
Tudo depende do queres gastar e o que queres fazer com as imagens.