Acho que as perguntas foram muito bem vindas! Não acho que sejam demais, não...
Vou explicar o porquê de tanta curiosidade.
Esse fórum cresceu muito e nem faz tanto tempo que ele se adequou às exigências para ser oficializado pela Canonical.
Este forum Ubuntu-PT está sendo oficializado e será em breve migrado para um servidor disponibilizado pela Canonical para projetos brasileiros do Ubuntu Linux. E para que isto seja feito, existem diversas exigências que devemos tomar, dentre elas zelar pelo nome do Ubuntu.
Para isso ter acontecido, com certeza houve um trabalho de bastidores muito forte e merece ser do conhecimento de todos.
Só como exemplo disso, na semana passada o fórum fez parte da matéria de um programa de TV importante, sendo que ela terá a sua continuação nesse próximo final de semana.
Isso sem falar os inúmeros outros veículos de informação que não foram citados!
Outra coisa que achei interessante, é que também não faz tanto tempo assim que a pessoa que nos representa perante a Canonical teve o seu início como membro da equipe. Assim como o "bot", o agente e o FabMak.
Afinal, se "o código é aberto, existe transparência. E a comunidade também é aberta!" Ou não?!
E se eles estão lá (ou estaram), é porque tem a gente aqui (nem que seja só para dar trabalho! hehe).
Então vamos torcer para que outros adm/mod (incluindo os que já sairam) também apareçam para darem a palavra.
Ô povim curioso sô!
Vou passar minha experiência e só a minha:
Quando entrei no forum: 19 de Abril de 2007, 08:44
O que fiz no forum neste tempo todo: em porcentual, ensinei 10% e aprendi 90%.
Como fui escolhido para moderador: Não tenho a menor idéia. Possuo um conceito preconcebido, de que como nunca arrumei encrencas, sempre tentei responder aos outros de maneira didática e gentil, e devo ter acertado mais nas respostas do que errado, levou meus colegas a me selecionar, pois bonito eu não sou não.
Em Dezembro de 2008 alguém aqui resolveu postar que deveriamos colocar fotos nos avatares, foi aí que eu "conheci" os demais membros do grupo, bem como de alguns usuarios do forum.
Quando recebi a função de moderador, foi a mim solicitado que assinasse um codigo de conduta no launchpad, e isto com todos da adm/mod. Portanto assumimos não somente um compromisso verbal, ou moral, mas sim firmamos um acordo com valor legal ao forum.
Qual a coisa mais chata de minha função: Trancar topicos.
Odeio trancar topicos, tenho 51 anos, a vida já me deu muita paulada, já fui novato, iniciante, newbye, lammer, e tudo o mais. Fico chateado quando um cara com uma mensagem apenas no forum tem seu texto trancado por absoluta ignorância às regras. mas tenho um dever moral de zelar por elas, e assim tranco sem dor na consciência.
O que tranco sem consultar os demais membros: mensagens de Spam, mensagens ofensivas e/ou que contenham conteudo impróprio. Este forum é acessado por todas as idades, não é possivel deixar uma mensagem com este conteúdo, eu não gostaria que minha filha lesse, então tranco e depois consulto os demais membros da adm/mod.
O que é feito quando existe uma denuncia:
existe no forum uma sessão para denuncias, as quais temos acesso, uma copia da mensagem vai para lá. e como num topico normal, os adm/mod vão postando suas opiniões e votando, sempre tendo como base as regras do forum. Ninguém vota no "achômetro" ( para os de Portugal ( acreditômetro )). após os votos colhidos, a medida é aplicada.
Quanto às votações, existe uma quantidade mínima para tomarem alguma decisão? (caso alguém não esteja disponível)
Nada é deliberado e executado sem o conhecimento de todos, e a aquiescência de pelo menos dois membros para casos leves. Casos graves ( baderna, briga, etc. ) a votação é completa.
A minha maior curiosidade mesmo é saber o que acontece nos bastidores, principalmente quando ocorre o lançamento de uma nova versão.
O pessoal da Canonical reúne vocês para dar algum treinamento para ajudar a comunidade?
Pelo menos para mim, não. Novas versões tem poucas alterações em relação à anterior, agora teremos o grub 2, etc, mas o cerne do sistema permanece o mesmo, logo pouca adaptação é necessária.
Eu garanto que voces do forum têm mais pressa em testar do que eu. para mim é impossivel saber que a placa "tal" não vai mais funcionar, e o modem "Y" não conecta. Eu só tenho 4 maquinas com Ubuntu, e o universo de periféricos é imenso.
[],s