Autor Tópico: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?  (Lida 8443 vezes)

Offline DmacK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Online: 14 de Outubro de 2009, 07:31 »
Boa Tarde a todos.

Tenho um Toshiba Satellite L500-13W onde instalei o ubuntu 9.04, fiz todas as actualizações recomendadas pelo ubuntu e o download dos controladores proprietários para a placa gráfica (uma radeon hd 4570).

O meu problema é que utilizo um monitor HP w2207h (através de cabo hdmi) em casa onde a resolução recomendada é de 1680x1050, mas o ubuntu apenas assume de resolução máxima de 1366x768 (esta a recomendada para o monitor do portátil).

Já tenho o ATI Catalyst Control Center, e nada.

Deixo também aqui uma imagem com os pacotes que tenho instalado para a radeon

http://i33.tinypic.com/im83cx.png
Imagem com 147.34KB. Usuário postou no tópico após aviso e não corrigiu a imagem. Editado.

As minhas questões são!

  • Existe alguma maneira de como no windows eu escolher o monitor predefinido para não ser o clone de ecrãs que é desnecessário?
  • Será que tenho todos os pacotes necessários instalados?
  • Poderei forçar o linux a aumentar a resolução?

Se precisarem de mais alguma coisa para me poderem ajudar, digam, pois eu ainda sou muito noob nestas coisas ^^
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 18:06 por clcampos »

Offline DmacK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2009, 18:01 »
Depois de umas dores de cabeça e muita pesquisa em dicionários de  inglês consegui arranjar uma maneira até bem simples...  :-[

Basta em vez de instalar os drivers através do ubuntu, utilizar os drivers da própria ATI. Que podem ser encontrado aqui!

Offline ECJ69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:36 »
Instalei o Ubuntu 9.04 e estou com o mesmo problema para o meu  A500-148.  Já reinstalei 3 vezes o UBUNTU e devo ir para a 4º e tentar esta sua dica.

Não conheço nada de linux e estou tentando aprender, para sair das garras da M$crosoft.

Vou tentar instalar a minha placa gráfica seguindo esta sua dica. ;)

fabricante : ATI
tipo : ATI Mobility Radeon™ HD 4570 com tecnologia HyperMemory™
memória : 512 MB VRAM dedicada com tecnologia HyperMemory™ (até 1,790 MB de memória gráfica total disponível com sistema operativo de 32-bit e 3 GB de memória de sistema ou até 3,322 MB com sistema operativo de 64-bit e 6 GB de memória de sistema)
tipo de memória : DDR3 Video RAM (resp. Video RAM e memória de sistema combinada)
conector bus : PCI Express®


Outra coisa !! Sabe qual é a combinação para apagar os leds que ficam acesos sobre o teclado ?  ???

Offline ECJ69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2009, 10:38 »
Depois de umas dores de cabeça e muita pesquisa em dicionários de  inglês consegui arranjar uma maneira até bem simples...  :-[

Basta em vez de instalar os drivers através do ubuntu, utilizar os drivers da própria ATI. Que podem ser encontrado aqui!

Seria possível colocar o passo a passo !!  ;)

Como eu não tenho muito conhecimento em linux, fico na duvida se realmente é necessário instalar e como instalar alguns pacotes, que ele diz nas notas.  ???

Desde já agradeço !!  ;D

Offline ECJ69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2009, 06:22 »

fabricante : ATI
tipo : ATI Mobility Radeon™ HD 4570 com tecnologia HyperMemory™
memória : 512 MB VRAM dedicada com tecnologia HyperMemory™ (até 1,790 MB de memória gráfica total disponível com sistema operativo de 32-bit e 3 GB de memória de sistema ou até 3,322 MB com sistema operativo de 64-bit e 6 GB de memória de sistema)
tipo de memória : DDR3 Video RAM (resp. Video RAM e memória de sistema combinada)
conector bus : PCI Express®

Reinstalei o Ubuntu 9.10 e já consegui instalar a placa ATI Mobility Radeon™ HD 4570 ;)

Já consigo utilizar o compiz e as funções extras. Só que me deparei com outro problema, quando eu clico em ENCERRAR , começa o processo de encerramento e fica parado com um erro  ??? ???

Penso que ficou alguma coisa de fora !! ???
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 06:24 por ECJ69 »

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2009, 16:57 »
poderia postar o erro?
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline ECJ69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2009, 10:15 »
poderia postar o erro?

Para ultrapassa o erro, eu tive que reinstalar o UBUNTU 9.04... Depois fiz as atualizações e estou com o UBUNTU 9.10...
Só desinstalei as placas ATI e NVIDIA, que já vinham por defout no UBUNTU. Fiz a intalação como da placa para 64 Bit como é indicado no site sem fazer as intalações de pacotes que é recomendado... Aparentemente não está dando erro e quando eu clico na opção de desligar não me apresentou nenhum erro por enquanto.  Já fiz a instalação do compiz e agora está tudo funcionando com os extras do compiz.... Só fiz uns testes por enquanto e só desliguei a maq. 1 vez... hoje é que vou ver se está tudo funcionando como deve ser.... ;D

Só não entendi como é que eu pego o repositório da ATI para atualizações   ???

Ou devo reinstalar a ATI que vem como defout  ???

Existe algum comanado para saber se a maq. está bombando como deve ser  ???

Agradeço desde já a colaboração. ;)

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2009, 14:39 »
escreve no terminal glxgears e anota os resultados e compara com outras placas
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline ECJ69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2009, 19:41 »
escreve no terminal glxgears e anota os resultados e compara com outras placas

Comando interessante!!! Apareceu umas engrenagens e o resultado é:

ecj@ubuntu:~$ glxgears
6210 frames in 5.0 seconds
5712 frames in 5.0 seconds
6125 frames in 5.0 seconds
5760 frames in 5.0 seconds
5941 frames in 5.0 seconds
5888 frames in 5.0 seconds
5772 frames in 5.0 seconds
5900 frames in 5.0 seconds
6060 frames in 5.0 seconds
6216 frames in 5.0 seconds
6011 frames in 5.0 seconds
6201 frames in 5.0 seconds
6339 frames in 5.0 seconds

E as vezes quando desligo o laptop ele termina com erro ... vou anotar o erro quando der e vou posta-lo...Já tentei procura-lo nos logs e não encontrei nada... ou não encontrei o log certo.

Abços,

Enio ;)

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2009, 12:41 »
em média seu laptop tem um desempenho grafico 3X melhor que o meu... minha placa é da intel...

acredito estar na média o desempenho para uma placa mobile...... se alguem aqui do forum tem uma placa identica e consegue um resultado absurdamente melhor, por favor posta o resultado
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline fluizp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Como utilizar radeon hd 4570, ubuntu e monitor externo?
« Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2009, 16:53 »

fabricante : ATI
tipo : ATI Mobility Radeon™ HD 4570 com tecnologia HyperMemory™
memória : 512 MB VRAM dedicada com tecnologia HyperMemory™ (até 1,790 MB de memória gráfica total disponível com sistema operativo de 32-bit e 3 GB de memória de sistema ou até 3,322 MB com sistema operativo de 64-bit e 6 GB de memória de sistema)
tipo de memória : DDR3 Video RAM (resp. Video RAM e memória de sistema combinada)
conector bus : PCI Express®

Reinstalei o Ubuntu 9.10 e já consegui instalar a placa ATI Mobility Radeon™ HD 4570 ;)

Já consigo utilizar o compiz e as funções extras. Só que me deparei com outro problema, quando eu clico em ENCERRAR , começa o processo de encerramento e fica parado com um erro  ??? ???

Penso que ficou alguma coisa de fora !! ???

Você teve problema de "kernel panic" (ao reiniciar, o caps lock fica piscando e o ambiente gráfico não inicia, com o monitor ficando preto)?

Instalei o Ubuntu 9.10 64 bits e tenho uma Mobility Radeon HD 3470, e de jeito nenhum consegui fazer o driver proprietário da ATI funcionar. A instalação é bem sucedida, mas ao reiniciar para completar o processo sempre dá kernel panic, e daí tenho que reinstalar o SO. Tentei instalar o driver pelo "Drivers de hardware" e também baixando do site da ATI, mas o problema persiste.

Estou com receio de instalar o Catalyst e o mesmo problema ocorrer agora que já customizei meu SO.

Alguma dica?
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits