Autor Tópico: Iniciante no Ubuntu  (Lida 5301 vezes)

Offline Diegojmello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Iniciante no Ubuntu
« Online: 21 de Outubro de 2009, 11:45 »
To chegando agora...

Acho que já faz um mês que to usando Ubuntu Jaunty direto.

Já tinha tentado antes com o Kurimin e com o BigLinux.
Usei o kurumin por um tempo mas não tive paciência para aprender.

Ai formatei com o Win XP.

Visitando frequentemente o www.baixaki.com.br vi que o Ubuntu (que já tinha tentado
baixar a versão 6.04 eu acho) estava entre os arquivos mais baixados ou coisa parecida.

Baixei, fiz um penlive e instalei. Esse sábado vou começar um curso de administração
de Linux no Fuctura, parceira da Canonical aqui em Recife.

Não tenho curso algum em informática. Costumo aprender algumas coisas pela net.
É o que tenho feito. O linux não é perfeito, mas tem sido bom o suficiente para que
eu não retorne pro Windows. Claro, isso requer um esforço, já que estou aprendendo
o que é Shell, usar o terminal, configurar o linux etc, mas aprender é bom.

Pra quem tem disponibilidade para aprender é uma ótima oportunidade.
Ainda existem incompatibilidades. O office por exemplo, ainda prefiro o Microsoft.
Talvez existam ainda muitos programas sem um semelhante a altura no Linux,
mas nada que impeça alguém de usá-lo.

Essas são minhas primeiras impressões.


Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2009, 13:46 »
Tem seus prós e contras.
O office da microsoft é uma ferramenta monstruosa. Não tem como comparar mesmo.
Mas o openoffice atende ao meu ver mais de 90% das pessoas.
Agora vc pensa pelo lado da segurança e estabilidade que vc ganha e não tem comparação.

Abraço e boa sorte.

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:07 »
Acredito que você irá fazer ótimas descobertas com esse novo mundo que apresenta-se a sua frente. Aproveite ao máximo o curso e pergunte todas as dúvidas que tiver ou puder imaginar.
Seja muito bem vindo e boa sorte.

Abraço,

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:34 »
Pessoal,

Boa tarde. Uma dúvida muito particular que eu tenho é referente a essa(s) diferença(s) entre o Open Office e o Microsoft Office. Tirando a questão das macros, qual(ais) é(são) a(s) diferença(s) mais relevante(s)? Meu uso é bem básico e se restringe a editor de texto e planilhas, por isso minha falta de conhecimento nesse quesito.

Um abraço!!


Offline Diegojmello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2009, 00:32 »
Pessoal,

Boa tarde. Uma dúvida muito particular que eu tenho é referente a essa(s) diferença(s) entre o Open Office e o Microsoft Office. Tirando a questão das macros, qual(ais) é(são) a(s) diferença(s) mais relevante(s)? Meu uso é bem básico e se restringe a editor de texto e planilhas, por isso minha falta de conhecimento nesse quesito.

Um abraço!!

Se teu uso do office é básico acho então que só vais encontrar diferenças nos ícones e talvez a maneira de configurar
algumas coisas, como espaçamento entrelinhas, atalhos tipo (Negrito = ctrl+b) essas coisas. Acho o openoffice muito parecido com o MsOffice 2003. Deve ter algum outro tópico neste fórum que te ajude melhor.

Boa sorte

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2009, 09:59 »
Se teu uso do office é básico acho então que só vais encontrar diferenças nos ícones e talvez a maneira de configurar
algumas coisas, como espaçamento entrelinhas, atalhos tipo (Negrito = ctrl+b) essas coisas. Acho o openoffice muito parecido com o MsOffice 2003. Deve ter algum outro tópico neste fórum que te ajude melhor.

Boa sorte

Diegojmello,

Bom dia. Pois é, não encontrei nenhuma referências às (grandes) diferenças entre os dois e não me refiro só a este fórum. Excetuando as questões das macros (e isso sim é uma diferença grande, dependendo do uso que se faz delas) e localização e nomenclatura dos recursos (o que, a meu ver, não é algo que realmente atrapalhe), não há qualquer coisa que realmente deixe a desejar no Open Office. E não acredito que isso seja apenas uma subjetividade: tecnicamente, é possível apontar alguma diferença para pior? Enfim, talvez as fontes que acompanham o Microsoft Office possam fazer alguma diferença também, no final das contas...

Um abraço!!



Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2009, 10:07 »
Para pior eu desconheço, contudo se o assunto for melhor.... bom, daí podemos citar que o Opem Office é ODF compliance.
 ;D 8) ::) 8) ;D

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2009, 11:55 »
Para pior eu desconheço, contudo se o assunto for melhor.... bom, daí podemos citar que o Opem Office é ODF compliance.
 ;D 8) ::) 8) ;D

Sim! Além de possuir o recurso de exportar para PDF nativamente, sem ter de adicionar impressora virtual ou instalara plugins.
 ;D 8) ::) 8) ;D


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2009, 12:35 »
Para pior eu desconheço, contudo se o assunto for melhor.... bom, daí podemos citar que o Opem Office é ODF compliance.
 ;D 8) ::) 8) ;D

Sim! Além de possuir o recurso de exportar para PDF nativamente, sem ter de adicionar impressora virtual ou instalara plugins.
 ;D 8) ::) 8) ;D

A Microsoft corrigiu isso a partir do Service Pack 2 para o Office 2007.
Agora o suporte para ODF (1.1) e PDF são nativos e não requerem a instalação de mais nada.

Está certo que não tem a menor condição de fazer comparações entre o OpenOffice e o Office 2007.
Realmente, o produto da Microsoft é monstruoso mesmo e também agrada muito aos olhos.
Mas só para não passar despercebido, o ODF é o padrão ABNT e o OpenOffice foi pioneiro nisso.  :D