Autor Tópico: Partilhando 14 aulas  (Lida 3886 vezes)

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Partilhando 14 aulas
« Online: 14 de Outubro de 2009, 22:35 »
Camaradas, boa noite!
Venho por meio desta relatar uma experiência muito boa e espero que contribua para destruir alguns mitos em relação a suposta dificuldade de usar GNU/Linux.
Sou educador social em um projeto sócio-educativo em São Mateus zona Leste de São Paulo. Preparei uma aula sobre software livre para 14 turmas de cursos técnicos, totalizando 280 jovens e adultos de 15 a 29 anos. Cada aula teve duração de 3 horas.
Apesar de algumas turmas serem de cursos ligados a tecnologia, as dificuldades dos jovens são enormes e lhes faltam conceitos básicos.

A dinâmica:
1º Criei uma apresentação de slides com textos, imagens e filmes curtos, ela foi usada por toda a aula.
2º Para desconstruir alguns mitos, usamos uma máquina de teste (Pentium III, 512 de ram e 1,6 de processador), em cada aula um jovem instalava o Ubuntu Perfeito a partir do Live/DVD (a escolha deste script foi porque não tínhamos internet disponível em sala).
Estes jovens eram exatamente os que declaravam que tinham muita dificuldade com computadores, sendo que 8 deles nunca instalaram nem mesmo programas simples (quem dirá sistemas operacionais).
3º Assistíamos ao filme Inproprietário.
4º Ao final fazíamos uma breve enquete para sobre o que aprenderam do tema.

Os cuidados
Sei que fazer instalação limpa é muito mais fácil do que em bual boot, porém, montei um tutorial de 23 páginas que explica passo-a-passo desde o redimencionamento até a instalação de aplicativos.

As conquistas
Praticamente todos os educandos gostaram, no entanto, conquistei 10 jovens que tiveram coragem de instalar a versão básica do Ubuntu (live CD). O objetivo da aula não era conquistar usuários, mas sim, apresentar GNU/Linux com qualidade e empolgação, destacando seus aspectos políticos.

Segundo os jovens os aspectos positivos foram:
1º Os efeitos do Compiz;
2º O fato de não existir vírus para usuário doméstico;
3º A facilidade de uso do repositório;
4º A possibilidade de personalização do ambiente gráfico;

Aspectos negativos:
Limitações de jogos, aplicativos como o photoshop e a falta das perfumarias do windows live

Como muitos usam pirataria, pude conduzir uma reflexão sobre o tema, destacando que essa prática consiste em uma agressão aos trabalhadores que estão sendo explorados em condições desconhecidas e provavelmente sem direitos trabalhistas. Também salientei a redução dos gastos do dinheiro público quando se investe em Software Livre.

Meu destaque
Uma das aprendizagens que tive foi o quanto é necessário a comunidade GNU/Linux investir em beleza e perfumarias, os jovens não se encantavam com a idéia de liberdade, a filosofia e os aspectos políticos, mas sim com firulas que muitas vezes a comunidade ignora ou não dá a devida atenção.
Reforço que a idéia aqui defendida não antagoniza princípios de liberdade, filosóficos e aspectos políticos em relação as perfumarias, ambos têm que caminhar juntos.

Minha gratidão
Agradecimentos aos camaradas que contribuíram com seus vídeos disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok
http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ
http://www.youtube.com/watch?v=jJtJVnThffI
Ao Jota Rodrigo que disponibilizou o torrent do seu filme aqui no fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42687.15.html
Ao Antônio Cláudio, utilizei as algumas imagens disponíveis em:
http://www.tuxresources.org/blog/winlin/
As inúmeras pessoas que criam imagens estilizadas do Tux e Gnu, essas fotos deixaram a apresentação mais bonita e agradável.
Aos camaradas do Big Linux, usei essa distribuição para montar um vídeo ilustrativo do que é possível fazer com um live CD.

Espero que essa experiência sirva para motivar o todos(as) que podem influenciar outras pessoas.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Partilhando 14 aulas
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2009, 18:26 »
Parabéns pelo seu tópico Adriano R.N.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Partilhando 14 aulas
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2009, 12:12 »
Adriano,

Boa tarde. Louvável tua iniciativa! Parabéns, mesmo!

É interessante notar que, embora as questões de moral e a ideologia de liberdade e justiça, que são o cerne do projeto GNU/Linux, sejam questões relevantes e - acredito que para a maioria de nós - mais importantes do que a beleza do sistema, a "estética" é uma premissa humana que está a frente da racionalidade!

Apesar de a gente apontar a sagacidade como um fator importantíssimo em se tratando de relacionamentos, um "corpão violão" vai sempre fazer com que nossos pescoços virem...

Além da tua empreitada ter aberto as portas para muita gente e inserido a ideia do SL como uma realidade viável para quem só tinha ouvido falar, acho que foi possível tirar mais uma conclusão bastante importante: uma interface gráfica amigável e bonita não é só preferível, ela é obrigatória para que o projeto GNU/Linux e SL de maneira geral, ganhem aceitação daquelas pessoas que não se importam com o que estão usando, mas com a facilidade de uso e com os resultados finais - e me refiro daí, a algumas aplicações mais específicas, como as da Adobe.

Mais uma vez, parabéns Adriano R.N.!!