Autor Tópico: Uso Ubuntu 9.04 e quero instalar Opengeu 8.10 em dual boot! (resolvido)  (Lida 2944 vezes)

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Tenho o Ubuntu 9.10 instalado no disco inteiro, estou querendo esperimentar o Opengeu 8.10 em duall boot, mas não sei como proceder a instalação, já tinha tentado instalar quando usava o Windows e não consegui, sei que tenho de criar outra partição mas o Gparted Editor de partições não da opção de criar outra partição... http://img94.imageshack.us/img94/4204/capturadetelae.png ...se eu tentar criar tabela de partição clicando e "dispositivo" da o seguinte aviso... http://img197.imageshack.us/img197/705/capturadetela1i.png ...como faço pra criar partições e proceder uma instalação de dual boot, lembrando que na minha primeira tentativa já tentei varios tutoriais mas nenhum bem esplicado pra iniciante, tipo, onde encotrar e configurar o grub por exemplo, não domino muito o Ubuntu ainda  ;D e gostaria de um passo a passo. Desde já OBG! ;)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 14:46 por Jone Metal »

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Uso Ubuntu 9.04 e quero instalar Opengeu 8.10 em dual boot!
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2009, 08:44 »
Bom dia amigo, vc não vai literalmente criar outro hd simplesmente vai redimencionar o HD atual com o GParted...
EX:
Eu tenho um hd de 320GB e particionei ele em tres partições duas de 110GB e uma de 100GB.

aqui tem um tutorial bom usando ele http://pplware.sapo.pt/2009/05/21/guia-de-instalacao-ubuntu-904/ , espero que ajude.

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Uso Ubuntu 9.04 e quero instalar Opengeu 8.10 em dual boot!
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2009, 09:51 »
Bom dia amigo, vc não vai literalmente criar outro hd simplesmente vai redimencionar o HD atual com o GParted...
EX:
Eu tenho um hd de 320GB e particionei ele em tres partições duas de 110GB e uma de 100GB.

aqui tem um tutorial bom usando ele http://pplware.sapo.pt/2009/05/21/guia-de-instalacao-ubuntu-904/ , espero que ajude.
Todo processo de instalação visto no site que vc indicou foi como eu fiz, só que eu instalei não em uma maquina virtual e sim no HD e quanto ao particionamento conseguir fazer com liveCD, meu HD é de 320GB, no dia em que instalei o Ubuntu criei uma partição /dev/sda1 Linux-Swap com 9.31 GB e /dev/sda5 ext4 com 288.78 GB, depois conseguir redimencionar a partição etx4 dividindo por igual só que me surgiu uma duvida a respeito do /dev/sda2 extented com 288.78 GB, ele tmb de ser redimencionado somente para /dev/sda5 etx4 ou deve ficar extendido tmb para partição crida como não alocado 144.39 GB e se devo formatar a partição para eu proceder a instalação com outra distro ou não é necessário agora e só no momento da instalação mesmo ??? Deicho o link da imagem pra vcs poderem me orientarem, pq se eu fizer errado já era :-\

http://img200.imageshack.us/img200/2241/capturadetela2o.png

Áhh, mais uma coisa, devo criar outra partição para Swap e se não o tamanho da existente é suficiente para as duas distros ??? E como visto na imagem devo deslocar as partições, ou seja, enverter as posições delas ???

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Uso Ubuntu 9.04 e quero instalar Opengeu 8.10 em dual boot!
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2009, 13:12 »
surgiu uma duvida a respeito do /dev/sda2 extented com 288.78 GB, ele tmb de ser redimencionado somente para /dev/sda5 etx4 ou deve ficar extendido tmb para partição crida como não alocado 144.39 GB

Esta partição ficara estendida da /dev/sda5 Ext4.

Citar
e se devo formatar a partição para eu proceder a instalação com outra distro ou não é necessário agora e só no momento da instalação mesmo ???

Se vc for instalar outra distro Linux e não for usar pode deixar não alocado ou se precisar para arquivos formate, fica a sua necessidade. :D

Citar
Áhh, mais uma coisa, devo criar outra partição para Swap e se não o tamanho da existente é suficiente para as duas distros ??? E como visto na imagem devo deslocar as partições, ou seja, enverter as posições delas ???

Não é necessário criar outra partição SWAP as distros linux vão usar a mesma, e sobre o tamanho da sua SWAP é em desnecessário estes 9GB 2 ou 3GB já seriam o suficiente. ;)
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 13:15 por Raptor Tricolor »

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Uso Ubuntu 9.04 e quero instalar Opengeu 8.10 em dual boot!
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2009, 14:45 »
surgiu uma duvida a respeito do /dev/sda2 extented com 288.78 GB, ele tmb de ser redimencionado somente para /dev/sda5 etx4 ou deve ficar extendido tmb para partição crida como não alocado 144.39 GB

Esta partição ficara estendida da /dev/sda5 Ext4.

Citar
e se devo formatar a partição para eu proceder a instalação com outra distro ou não é necessário agora e só no momento da instalação mesmo ???

Se vc for instalar outra distro Linux e não for usar pode deixar não alocado ou se precisar para arquivos formate, fica a sua necessidade. :D

Citar
Áhh, mais uma coisa, devo criar outra partição para Swap e se não o tamanho da existente é suficiente para as duas distros ??? E como visto na imagem devo deslocar as partições, ou seja, enverter as posições delas ???

Não é necessário criar outra partição SWAP as distros linux vão usar a mesma, e sobre o tamanho da sua SWAP é em desnecessário estes 9GB 2 ou 3GB já seriam o suficiente. ;)
Fiz tudo conforme ser feito, mas não deu certo, na hr de iniciar não dar opição de escolher qual distro, se Ubuntu 9.04 ou Opengeu 8.10, ele entrou direto no Opengeu, bom! Outra decepção, FAKE de +pra uma distro, se eu soubesse que poderia tranformar meu ubuntu 9.04 em um opengeu não teria tido tanto trabalho de baixa-lo e instalá-lo, sabia que era basiado no ubuntu mas não dessa forma, deicha eu cá com meu Ubuntu msm e vc Raptor, muito obg pelas dicas pq de qual quer forma já me serve pra proxima. Vlw irmão!!!