Autor Tópico: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização [Resolvido]  (Lida 9383 vezes)

Offline daniruy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização [Resolvido]
« Online: 30 de Outubro de 2009, 08:54 »
Amigos do Ubuntu,

Atualizei minha distro (9.04) para a 9.10. Não posso dizer se gostei dela ou não porque estou sem touchpad! Na atualização, ele não é reconhecido.

No Synaptic, baixei o gsynaptics e o tpconfig, mas quando vou até ele com os teclado, aparece a mensagem:

"GSynaptics couldn't initialize.
You have to set 'SHMConfig' 'true' in xorg.conf or XF86Config to use GSynaptics."

Como posso fazer para resolver isso?

Abraço e Deus abençoe,

Daniel.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 22:17 por daniruy »

Offline henriqueMcz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2009, 09:24 »
Olá daniruy,

        acabei de atualizar e estou com o mesmo problema usando um dv6750BR! Não entendi dessa nova versão deixar desabilitado o touchpad como padrão. Por enquanto estou com um usb.

Offline brunogds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2009, 13:03 »
Amigos do Ubuntu,

Atualizei minha distro (9.04) para a 9.10. Não posso dizer se gostei dela ou não porque estou sem touchpad! Na atualização, ele não é reconhecido.

No Synaptic, baixei o gsynaptics e o tpconfig, mas quando vou até ele com os teclado, aparece a mensagem:

"GSynaptics couldn't initialize.
You have to set 'SHMConfig' 'true' in xorg.conf or XF86Config to use GSynaptics."

Como posso fazer para resolver isso?

Abraço e Deus abençoe,

Daniel.


Também está acontecendo comigo. Após atualizar pelo gerenciador de atualizações o touchpad não funcionou. Fiz o mesmo procedimento mas até agora nada. Só posso utilizar com o mouse. Estou usando um Positivo Sim+ 2008.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 13:09 por brunogds »
Bruno Dias
------------------------------------------------------
Ubuntu 9.10

Offline juniorgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2009, 15:25 »
Opa moçada,

então, tive o mesmo problema no meu note após o upgrade pro karmic e resolvi utilizando esse tutorial

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1308857

espero que ajude.


Offline flaviostz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2009, 16:14 »
Infelizmente não funcionou no meu laptop.

Veja o que obtive com os comandos do tutorial:

Código: [Selecionar]
flavio@flavio-laptop:/etc/modprobe.d$ dmesg | grep mouse
[    2.923813] input: Macintosh mouse button emulation as /devices/virtual/input/input4
[    3.500097] mice: PS/2 mouse device common for all mice

Usei dmesg | grep mouse ao invés de dmesg | grep mouse poruqe não tem nada com psmouse quando faço o comando.

Depois tentei:

flavio@flavio-laptop:/etc/modprobe.d$ lsmod | grep psmouse
psmouse                61972  0

Flávio Souza
www.flaviosouza.net



Offline wagneradm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2009, 10:57 »
Tenho um Dell vostro1400 com o mesmo problema no touchpad... já tentei usar este tutorial (citado no forum) e vários outros e não funciona... estou precisando de ajuda para resolver este "pepino"...

Valeu

Offline gaucho.gilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2009, 17:00 »
 
Touchpad não funciona no Ubuntu 9.04 (Jaunty)
28 de abril de 2009 às 00:42

Publicado em Tecnologia – Marcadores: dicas, notebook, touchpad, Ubuntu.
 
Acabei de atualizar meu sistema operacional para a versão mais recente. É muito bom poder atualizar o sistema operacional com apenas um comando! Tudo bem que levei alguma horas baixando pacotes, mas pude trabalhar normalmente enquanto isso…

Voltando ao assunto, o Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) está bem mais rápido e as telas de início, login e encerramento estão muito profissionais. Mas, como não poderia deixar de ser, encontrei dois pequenos problemas:

os papéis de parede têm mantido os mesmos nomes nas últimas versões, sendo sobrescritos a cada atualização;
o touchpad (área usada para movimentação do ponteiro do mouse em micros portáteis) parou de funcionar…
A perda do papel de parede é incômoda, mas o problema com o touchpad é mais sério: o ponto forte de um notebook é ser portátil, ser forçado a usar um mouse é um contra-senso!
Descobri que o problema parece ser exclusivo do ETPS/2 Elantech Touchpad. Tenho certeza que a Canonical irá corrigir o problema rapidamente. Mas, enquanto isso, encontrei uma solução temporária:
 

abra um terminal;
confirme que o seu touchpad é um Elantech com o comando abaixo:
xinput list | grep Elantech
em caso afirmativo, digite os seguintes comandos para testar a correção:
sudo modprobe -r psmouse
sudo modprobe psmouse proto=imps
se o touchpad começar a funcionar, digite o comando abaixo para tornar a mudança permanente:
echo "options psmouse proto=imps" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/options
 
Isso deve resolver o problema até surgir uma correção oficial
Um povo que tanto lutou por liberdade não pode deixar preso o orgulho de ser GAÚCHO!

Offline rmadeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:40 »
O meu notebook Acer Aspire 4220 aconteceu a mesma coisa ao atualizar da versão 9.04 para 0.10.

O touchpad parou e na ânsia de tentar acertar, saí seguindo um monte de tutoriais e acabei com a interface gráfica do mei Ubuntu.

Após penar para consetar, como vcs pode ver aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=59903.msg337803#msg337803 , consegui voltar a interface gráfica, mas o touchpad (como era esperado) ainda está sem funcionar.

O meu touchpad é um Synaptics. Alguém sabe o que posso fazer para fazê-lo funcionar sem maiores estragos no sistema?

Offline outrosdiasvirao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2010, 13:53 »
Consegui resolver esse problema da seguinte forma, como root:

# echo options psmouse proto=exps > /etc/modprobe.d/psmouse.modprobe

Reiniciar depois.

Fonte: http://danilogurovich.wordpress.com/2009/10/17/ubuntu-karmic-koala-9-10-beta-buggy-touchpad-behavior/

Offline rmadeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem touchpad após atualização
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2010, 16:04 »
Eu acabei voltando pra versão 9.04. Mas valeu pela dica!