Autor Tópico: ver arquivos no ubuntu 9.04  (Lida 2863 vezes)

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
ver arquivos no ubuntu 9.04
« Online: 18 de Setembro de 2009, 20:12 »
Olá amigos,

Como sou iniciante no Ubuntu, e não tenho muita experiência, gostaria de saber por que eu tenho aqui o Ubuntu 7.04 ( que funciona bem no CD, sem instalar), e o Ubuntu 8.10 ( que antes funcionava também, mas agora ao iniciar pelo CD dá um erro com a mensagem  "error I/0).

Mas a minha pergunta é do Ubuntu 9.04  (nova versão  que coloquei no CD também, hoje, 18 de setembro). Acontece que ele entra no Ubuntu 9.04 normalmente, mas lá onde esta "Local", e mais abaixo os icones para "documentos, drivers, etc", quando clico para abrir por exemplo "documentos", ou para acessar o outro HD de 160 GB (tenho dois um de 20GB onde esta instalado o Windows XP Home Edition e outro de 160 GB com documentos), aparece na barra inferior  "abrindo documentos" e após alguns segundos não aparece nada.

Penso que isto é referente ao chamado "Nautilus" que seria o similar no Windows ao "Meu Computador". Além disto o Ubuntu  9.04 não aceita nenhum papel de parede, que aparece com o fundo de cor preta (ja na versão 7.04 funciona normal). Inclusive ao clicar para alterar a cor de fundo também não funciona.

Já li em outro site, a respeito de que parece que o Ubuntu não consegue ler arquivos em sistemas NTFS ( que é meu caso), mas com o Ubuntu 7.04 não tenho problema algum.

Dados do PC: Processador AMD Duron, 1.2 GHz, Windows XP Home Editon, original, versão SP2, 2 HD ( 20 GB e 160 GB), 632 MB RAM, Placa de video Geforce FX 5200.

Aguardo alguma dica, lembrando que não instalei, somente estou rodando direto no CD-Rom.

Obrigado,

JB.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ver arquivos no ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2009, 20:37 »
Citar
Já li em outro site, a respeito de que parece que o Ubuntu não consegue ler arquivos em sistemas NTFS ( que é meu caso), mas com o Ubuntu 7.04 não tenho problema algum.

é por ai
acontece que nas versões mais recentes a que vc tem, o ubuntu optou por questões de segurança.
talvez vc tenha que acessar usando a tal chave de root no liveCD
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: ver arquivos no ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2009, 20:49 »
ola rgbgbo,

E como sou novo no Ubuntu (uso raramente) e como faz para "acessar a chave de root no liveCD" (favor, caso saiba, fazer um passo a passo para que eu possa entender)

Obrigado,

JB.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ver arquivos no ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2009, 21:54 »
Tente a senha: root

Tentei buscar algo de concreto no Goolge p/ te ajudar ajudar.
Agora seguinte, tente ler as apostilas desse tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450

Acho que um dia vc vai ter a curiosidade de instalar o Ubuntu, ao invés de ficar testando sempre.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: ver arquivos no ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2009, 09:59 »
ola rgbgbo,

Já estou lendo a apostila do Ubuntu 8.04 que enviou no link postado na sua mensagem. Mas ainda não encontrei a resposta para o meu problema de acesso aos discos de HD, com o Ubuntu 9.04 rodando no CD. Você disse para tentar a senha root. Mas para que isto? Se quando rodo o Ubuntu não pede senha nenhuma e nem quando tento acessar os discos?

Quanto a sua outra afirmação "Acho que um dia vc vai ter a curiosidade de instalar o Ubuntu, ao invés de ficar testando sempre", no momento não posso fazer isto, por que como trabalho com manutenção de computadores e tenho somente um computador para trabalhar, e como ainda a maioria dos usuários usam o Windows e foi o primeiro sistema operacional que conheci, não tenho como instalar e aprender a usar o Linux no mesmo computador.

Você pode estar pensando em usar uma "máquina virtual", eu já fiz isto. Mas deixa o computador um pouco lento, por que ele é meio velho (o processador AMD Duron). Então o meio mais fácil no momento para mim é usar o LINUX no CD-Rom.

Obrigado,

JB.

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: ver arquivos no ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2009, 14:26 »
Olá Amigos,

Hoje, 29 de outubro novamente copiei e usei um liveCD do Ubuntu 9.10, versão final.

E praticamente tive o mesmo problema com o "papel de parede" que aparece em preto e não deixa colocar nenhum.
Além disto, também ainda não é posssivel acessar os discos rigidos que tenho no computador, o que a versão anterior o Ubuntu 8.10 era facil e normal.

IMPORTANTE: como esta versão 9.10 não deixa ler os HD instalados e pelo que entendo (não sei se estou certo) é por que os HD estão no formato NTFS, isto é importante como Ferramenta de acesso para corrigir erros de outros sistemas operacionais (Windows) e mesmo para os que tem instalado o Linux. Então esta versão esta perdendo uma boa ferramenta.

Além do que na parte gráfica e para aqueles como eu iniciante no Ubuntu, com as versão que tenho aqui e que roda em um Live CD, o "big linux" e mesmo o chamado "puppy linux" são versões ótimas e com parte visual muito boa. Além de permite ler e acessar arquivos dos HD e salvar o que desejar.

Então por enquanto vou continuar a usar as versões anteriores do Linux, por que primeiro não tenho outro computador para instalar o Ubuntu e tenho arquivos muito importantes no atual com Windows e não possa arriscar a perder este arquivos.

Espero que os usuários experientes possam me dizer o que posso fazer para usar esta versão 9.10 em Live CD com estas caracteristicas acima.

Meu email para contato é boscofreitas@yahoo.com (não tem o BR no endereço).

Obrigado,

JBosco.