Autor Tópico: Como saber nome de pacotes?  (Lida 9604 vezes)

Offline Welligton_jr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como saber nome de pacotes?
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2009, 21:03 »
Darcamo

Eu li seu post antes, realmente ele é mto esclarecedor quando se sabe o que é necessário baixar. Minha dúvida é como saber o que baixar, para aí sim usar a formulinha proposta por vc para nomear os pacotes.

Por exemplo, se eu dou um comando ./configure ele me retorna uma lista de testes com "yes" e "no", certo?

É aí q eu vejo oq está faltando? no caso, as linhas que tem o "no"? entendeu minha duvida??

desculpe a amolação, mas ja rodei alguns fórums e nao achei resposta... nem um pequeno guia sobre esse tipo de coisa.

obrigado cara..

Darcamo

  • Visitante
Re: Como saber nome de pacotes?
« Resposta #16 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:50 »
Nem todo "no" significa algo que você obrigatoriamente tem que baixar. Se preocupe apenas quando tiver mensagem de erro. Aí você vê o nome da biblioteca que causou o erro e então usa a formulinha e tenta solucionar o erro. Se der um erro diferente é porque deu certo e outra biblioteca esta faltando. Aí é só ir repetindo até que não dê erro e você consiga compilar.

Só gostaria de lembrar que instar compilando deve ser evitado sempre que possível porque não apenas você acaba tndo que instalar a versão de desenvolvimento das bibliotecas, mas também porque o programa instalado assim não será integrado ao sistema de gerenciamento de pacotes e poderá dar mais trabalho para remover. Quer dizer, não existe um método unificado para remover, mas alguns programas criam o alvo "uninstall" no make de forma que você possa dar um "make uninstall" para apagar. Se ele não tiver isso então vai ter que apagar no braço.

Offline Welligton_jr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como saber nome de pacotes?
« Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2009, 22:46 »
Darcamo

Brigadão mesmo cara, agora eu entendi o processo... pensei que todas as respostas negativas que apareciam eram pacotes faltando.

Bom, sobre compilar programas realmente sua observação é muito bem vinda, pois antes, no início de minha história com o linux, achava que compilar programas era o melhor método de instalação devido a comentários em outros fóruns que associavam a compilação a uma melhoria no desempenho dos programas. Mas então, quando vc me recomendaria recorrer para uma compilação?

valeu cara

Darcamo

  • Visitante
Re: Como saber nome de pacotes?
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2009, 23:36 »
Apenas quando não tiver outro jeito.

Não vou dizer que compilar não dá ganho de desempenho. Se você recompilar por exemplo o kernel (possivelmente passando flags de otimização para a sua máquina), removendo partes desnecessárias, etc., você consegue sim ganho de desempenho e existem muitos tópicos falando disso. Inclusive se aprende muito sobre linux fazendo isso.

No entanto, para programas que a gente costuma instalar no dia-a-dia não acho que se obtenha ganhos que justifiquem todo o trabalho (que você terá que repetir a cada atualização) além da necessidade de manter várias bibliotecas de desenvolvimento instaladas. Dependendo de como você compila pode até ter perda de desempenho.

Hoje em dia só acho necessário compilar para programas muito novos que ainda não disponibilizam pacotes já compilados (ou seja, não tem outro jeito), ou para instalar um módulo para algum hardware que o ubuntu não suporta e o fabricante disponibiliza o fonte do módulo..