Autor Tópico: sem Wireless no Ubuntu 9.10  (Lida 46632 vezes)

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #30 Online: 05 de Dezembro de 2009, 08:26 »
Como consigo e instalo o driver NDISWrapper?

As pessoas ao postarem, podiam dar as informações completas sobre aquilo que elas estão propondo. Nos pouparia tempo, o fórum ficaria mais completo e dinâmico, e evitaria uma grande quantidade de postagens pra responder uma única coisa. Evitaria termos que ficar pergunto sobre detalhes de uma coisa e evitaria essa informação pingada e cansativa.

Por exemplo, a pessoa deu a ideia do driver NDISWrapper, então aproveita e já coloca o link onde está o drive e os procedimentos de instalação. Com certeza vai ter alguém que vai perguntar isso, então já coloca de uma vez na mesma postagem. Às vezes eu me canso de participar de fórum por causa disso...
Usuário GNU/Linux #478164

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #31 Online: 05 de Dezembro de 2009, 13:35 »
Eu não sugeri usar o ndiswrapper. Eu perguntei se já tentaram.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2009, 14:29 »
Retirado do site guiadohardware.net:

Citar
Ndiswrapper permite ativar placas Wireless no Linux utilizando o driver do Windows XP. Ele utiliza parte do código do Wine, adaptado para trabalhar com drivers de placas wireless, ao invés de executáveis de programas.

Ele vem pré-instalado na maioria das distribuições modernas. Mas pode também ser baixado no: http://sourceforge.net/projects/ndiswrapper/

Para usá-lo você precisa ter em mãos o driver da placa para Windows XP, que pode ser encontrado no CD de instalação ou no site do fabricante.
Comece descompactando o arquivo (caso necessário). Para carregar o arquivo do driver rode o comando "ndiswrapper -i", seguido do caminho completo para o arquivo, como em:

# ndiswrapper -i /mnt/hda6/Driver/WinXP/GPLUS.inf

Com o driver carregado, ative o módulo com o comando:

# modprobe ndiswrapper

Se tudo estiver ok, o led da placa acenderá, indicando que ela está ativa.

Muitos drivers que funcionam através do Ndiswrapper trabalham com um conjunto limitado de recursos. Em alguns casos, recursos como o monitoramento da qualidade do sinal, configuração da potência do transmissor, WPA ou mesmo o Web de 128 bits não são suportados, embora os recursos básicos da placa funcionem perfeitamente. Sempre que for comprar, procure diretamente uma placa com drivers nativos, deixe para utilizar o Ndiswrapper como último recurso.

Vou tentar aqui e ver se dá certo!
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #33 Online: 05 de Dezembro de 2009, 14:39 »
A propósito: estou tentando instalar com o driver pra PCIe, que é o caso do meu notebook. Pra piorar, eles não fornecem os drivers pra XP x64 nessa versão... então estou tentando forçar uma instalação do destinado ao Vista x64.

Se alguém aí usa minicardUSB, poderia tentar instalar o Dongle! Aproveita que o site fornece driver para essa versão ao XP x64! O Ndiswrapper é um pacote disponível no Synaptic, pra quem quiser instalar.

Daqui a pouco posto os resultados.
Boa sorte!
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #34 Online: 05 de Dezembro de 2009, 15:01 »
Bom, sinto dizer que não deu certo.

Na verdade, a tentativa morreu no começo. O fabricante disponibiliza apenas um executável para instalar os drivers. E é necessário que eu acesse a pasta raiz para encontrar o arquivo ".inf" do driver. Não consegui.

Se alguém souber um jeito de extrair o executável para acessar os arquivos que ele "esconde", agradeço!
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #35 Online: 09 de Dezembro de 2009, 10:49 »
Galera, percebam que o Microboard Ultimate Black tem duas versões, apesar de a Microboard não ter avisado ninguém sobre isso.
Existem MUBs com wireless USB e outros com wireless PCIe. Pode parecer estranho, mas é verdade.


Como faço p/ descobrir qual o MUB do notebook?

Offline Iuri_VHC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:22 »
aki também nao esta funcionando nada
placa de rede wirelles e cabo..nao funciona internet :'(


Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #37 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:34 »

Como faço p/ descobrir qual o MUB do notebook?


M.U.B=Microboard Ultimate Black.


comando lspci ou lsusb

dá uma olhada:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52319.0.html
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #38 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:20 »
Entre na pasta que vc descompactou o arquivo. (como root)
cd /nome da pasta/
bash Install_3DSPUSB.sh

foi só isso que fiz e instalou e funcionou tudo corretamente.


Qualquer duvida por favor poste ai !!

Abraços


Fiz o procedimento descrito e instalou e funcionou perfeitamente.
A unica coisa que gostaria de mudar é o fato de toda vez que inicio o WiFi Radar ele me pedir a senha.
Tem como deixar isso automatico?


Abraço.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 16:12 por Manoboy »

Offline dudecarlini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2009, 12:20 »
olá sou iniciante com linux, portanto ainda tenho bastante difilculade de resolver alguns problemas. Neste caso acabei de instalar o ubuntu 9.10 no notebook e não consigo conectar a net pelo wireless, apenas por cabo. Quando tento pegar o sinal aparece uma janela com opções de segurança e pedindo uma chave! Como devo proceder? Meu note é um Toshiba Satellite M55-S3314

valeu

Offline Thygux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #40 Online: 16 de Dezembro de 2009, 14:27 »
Bom, sinto dizer que não deu certo.

Na verdade, a tentativa morreu no começo. O fabricante disponibiliza apenas um executável para instalar os drivers. E é necessário que eu acesse a pasta raiz para encontrar o arquivo ".inf" do driver. Não consegui.

Se alguém souber um jeito de extrair o executável para acessar os arquivos que ele "esconde", agradeço!

Dan85br,

Acredito que o caminho seja esse (enquanto não disponibilizam o driver específico para a placa PCI para o Ubuntu 9.10 64 bits).

Fuçando por aí descobri que existe um programa chamado "cabextract" que é capaz de extrair arquivos do tipo ".exe". Veja link: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/rede-wireless-linux_2/pagina2.html.

Porém, ao tentar instalar esse programa, pelo terminal, a resposta é a seguinte:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo apt-get install cabextract
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote cabextract não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote cabextract não tem candidato para instalação


Não estou conseguindo instalar o programa, deve ser um problema de dependência, mas o Morimoto, no artigo acima mencionado ensina que é só extrair o arquivo ".inf" e executá-lo com o ndiswrapper.

Quanto ao ndiswrapper, ele vem instalado no sistema, mas não tem uma versão gráfica. Porém, essa versão gráfica pode ser instalada pelo synaptic, é só dar uma busca.

Caso alguém consiga extrair o arquivo ".inf", do driver 64 bits do (ru)windows, por favor, disponibilize para os demais esse arquivo. Vai poupar muito tempo.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Editado:

Encontrei um programa "for windows" no baixaki (Universal Extractor), que extraiu o arquivo ".exe", mas não resultou em nenhum arquivo ".inf".

Espero que alguém consiga.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 15:43 por Thygux »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #41 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:47 »
Bom, sinto dizer que não deu certo.

Na verdade, a tentativa morreu no começo. O fabricante disponibiliza apenas um executável para instalar os drivers. E é necessário que eu acesse a pasta raiz para encontrar o arquivo ".inf" do driver. Não consegui.

Se alguém souber um jeito de extrair o executável para acessar os arquivos que ele "esconde", agradeço!
Fuçando por aí descobri que existe um programa chamado "cabextract" que é capaz de extrair arquivos do tipo ".exe". Veja link: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/rede-wireless-linux_2/pagina2.html.

Porém, ao tentar instalar esse programa, pelo terminal, a resposta é a seguinte:

ubuntu@ubuntu:~$
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote cabextract não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote cabextract não tem candidato para instalação


Provavelmente vc não lembrou de fazer o "apt-get update" antes de tentar fazer o "apt-get install". Mas em todo caso, vc pode tentar baixar os .deb daqui:

http://packages.ubuntu.com/karmic/cabextract
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Thygux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #42 Online: 25 de Dezembro de 2009, 22:39 »
Finalmente saiu hoje (25/12) o driver 64 bits para o Ubuntu 9.10, para placas conexão Mini PCIe!
o site : http://www.3dsp.com.cn/web_html/download.html

Vou instalar agora o Ubuntu 9.10 64 bits e aproveitar toda a capacidade da máquina. Isso é que é presente de natal. Demorou mas saiu. Nunca imaginei um Papai Noel chinês

Offline anjopinguim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Conhecimento é um Luxo ao Qual vivo Buscando
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #43 Online: 26 de Dezembro de 2009, 19:17 »
ola maigo como saui a versão completa do ubuntu ou seja oficial ai esta o link para os teu problemas

http://cdimage.ubuntu.com/releases/9.10/release/

o ubuntu de x32 tem quase que 4 gb um detalhe a versão oficial mais perfeita beirando os 99% é o de 32 bits

porque não existe programas para o de x64 aqui o x64 usou muito processador é o x32 usou aproximadamente 5% de todos os nucleos mesmo executando varias funçôes!!!
Conhecimento é um Luxo ao qual vivo Buscando
Linux User 2000

Offline pjv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #44 Online: 30 de Dezembro de 2009, 21:34 »
Bom dia, sou iniciante em linux e estou com o mesmo problema da maioria.  Comprei o MUB mas não consigo usar a placa de internet sem fio.

Alguém já conseguiu resolver o problema do driver do microboard ultimate black?  Eu tentei instalar esse driver que saiu no natal mas deu diferença de kernel, um erro semelhante ao do Léo Pinto, só que o meu kernel é 2.6.31-16-generic!!  Será que tem como resolver isso ou vou ter que continuar usando um adaptador de wifi usb??!!  Eu pensei que esses problemas de drivers para linux estavam acabados  :(


Abraços a todos