Autor Tópico: Volta ao passado=9.04!  (Lida 4433 vezes)

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re: Volta ao passado=9.04!
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2009, 20:01 »
Tenho alguns clientes para os quais gostaria de recomendar o Ubuntu, pois foi a distro que mais me agradou. No estado em que as coisas estão faço o seguinte: instalo o Ubuntu 9.04 (em dual boot com Windows pros caras não ficarem assustados) e só nos casos de usuários que eu chamo "de escritório", isto é gente que usa internet + texto+ planilhas. Clientes com mais exigências, recomendo ainda o Win. Eu próprio já levei tanto na cabeça com gravação de discos, por exemplo, que quando preciso gravar uso o Nero, que tenho há anos.
No meu ponto de vista o Linux, ou Ubuntu, como queiram, ainda é para experts, não para a dona de casa, o sujeito no escritório, etc.
O Windows é vulnerável, trava, tem vários senões, mas é muito fácil do cidadão comum  usar.
Acho uma sacanagem o absurdo que cobram por uma cópia do XP, ou Win7. Gostaria de poder instalar "Ubuntuses" aos montes, por aí. Vejo que por enquanto, não dá :'(
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Volta ao passado=9.04!
« Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2009, 21:43 »
Tenho alguns clientes para os quais gostaria de recomendar o Ubuntu, pois foi a distro que mais me agradou. No estado em que as coisas estão faço o seguinte: instalo o Ubuntu 9.04 (em dual boot com Windows pros caras não ficarem assustados) e só nos casos de usuários que eu chamo "de escritório", isto é gente que usa internet + texto+ planilhas. Clientes com mais exigências, recomendo ainda o Win. Eu próprio já levei tanto na cabeça com gravação de discos, por exemplo, que quando preciso gravar uso o Nero, que tenho há anos.
No meu ponto de vista o Linux, ou Ubuntu, como queiram, ainda é para experts, não para a dona de casa, o sujeito no escritório, etc.
O Windows é vulnerável, trava, tem vários senões, mas é muito fácil do cidadão comum  usar.
Acho uma sacanagem o absurdo que cobram por uma cópia do XP, ou Win7. Gostaria de poder instalar "Ubuntuses" aos montes, por aí. Vejo que por enquanto, não dá :'(

Eu já vejo que há uma grande diferença entre "Linux em geral" e "Ubuntu"; sendo o primeiro talvez sim para experts, mas o Ubuntu tem coisas bem acessíveis a usuários comuns e até mesmo leigos, eu achei uma distro muito fácil de usar e só preciso recorrer ao terminal qdo eu mesmo quero fazer algo mais complexo (que usuário comum nem sonha...).

Bom, sobre o tópico, o Karmic não caiu bem na minha máquina e eu fiz o downgrade pro Jaunty. Problemas com lentidão e internet, mas tenho ciência que isso é um problema da minha maq x Karmic.. fazer o q?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Volta ao passado=9.04!
« Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2009, 22:06 »
Olha.. 85/90, acho meio brabo... pois o Linux é de 1991.

[]s. Carlos

e voce ainda acha que velho lembra de datas? nem sei mais o que comi hoje no almoço...

1985/90 dá só uma diferençazinha de cinco anos ...

Mas o projeto GNU eu acredito ser desta época, vou dar uma checada pra  desenferrujar os meus  neuronios

30 anos mexendo em computador sem atualizar a bios dá nisso => liga dos dinos ( topico do forum )

[],s

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Volta ao passado=9.04!
« Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2009, 09:10 »

No meu ponto de vista o Linux, ou Ubuntu, como queiram, ainda é para experts, não para a dona de casa, o sujeito no escritório, etc.


Com relação ao Ubuntu, não concordo com essa afirmação. Se o usuário não demandar nenhum programa especial e só utilizar o básico -- Office, internet+email, etc. (que, por sinal, é o que 90% dos usuários de computador fazem) -- o Ubuntu atende perfeitamente. É claro que tem a curva de aprendizado já que o Ubuntu não é igual ao Windows mas, com certeza, essa curva é muitíssimo mais simples do que aquela que o usuário leigo teve quando resolveu usar o Windows pela primeira vez.

Mas é claro que no início vai precisar de alguém "assessorando" o usuário. Um bom exemplo é para ouvir MP3, em que o usuário leigo vai apanhar um pouco sem esta assessoria, apesar da implantação dos pacotes necessários seja simples. Mas é o mesmo que acontece com o Windows pois nenhum usuário "dona de casa" nem o "sujeito no escritório" instala o Windows sozinho.

A questão principal é a da "área de conforto". Como todos esses usuários leigos estão acostumados com o Windows, se sentem inseguros para entrarem em um mundo novo (aliás, eu vivo isso aqui em casa, com minha esposa que não quer nem ouvir falar em usar o Ubuntu).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1