Autor Tópico: Problemas no apt-get / navegação  (Lida 17823 vezes)

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2009, 16:17 »
VB5, o problema dele é igual ao meu e desse outro cara aqui

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58685.0.html

Como pode ler no link acima, não eh dns o problema dele e nem com a rede, é algo com o dhcp do ubuntu 9.10.

Como disse, estou com o mesmo problema e a rede roda legal no ubuntu 9.04 e windXP instalados no meu desktop, só aqui no note com o ubuntu 9.10 que tive que fixar uma configuração de rede local.

Rodei o dhcp aqui e vi que ele pega um ip válido (o registrado pro mac dele no meu router), mask correta, gateway correto.

Consigo ver e acessar as máquinas na rede e até troco arquivos.

MAS não consigo entrar em nenhum site e nem atualizar nada usando dhcp normalmente. Entende? Nada que for externo a rede de casa. Isso aqui no 9.10.

Dei uns pings soltos por ai e ele pinga normalmente, mas quando dou nslookup ele acha, mas diz que não é resposta de autorização.(sei lá o que isto quer dizer)

Tentei reiniciar o dhcp. Achei no forum ubuntu americano que o comando seria /etc/init.d/networking restart. Ele reiniciou, mas continuou sem funcionar.

Tentei o que diz nos seguintes post do forum americano

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=296716
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1308465

E nada do dhcp aqui pegar. Só funciona a internet se deixar fixo.

ME NEGO a formatar. Quero aprender linux no dedo e vou achar como resolver esse problema.... Deixei aqui somente meus relatos, para que se um ser mais experiente ver o erro, possa ajudar a mim e aos colegas ai.


Abraço a todos!
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2009, 16:32 »
Poderia postar seu resolv.conf e o /etc/network/interfaces?

VB5


HHHHAAaaaaaaa

Eu sabia que nesse VB5 eu podia confiar!

É esse o problema sim, abri o resol.conf e tava la o meu gateway padrão (10.1.1.1) , exatamente como acontece com o Speedy ai. Mudei na mão e o pus os DNS do servidor que estou pagando. Dito e feito, atualiza e navega direitinho agora...

É claro que não vou ficar fazendo isso pro resto da vida... nas Conexões de Rede, cliquei em editar as configurações da conexão dhcp, na aba IPv4, setei o método para "Somente endereços (dhcp) automáticos" e no campo Servidores DNS pus os dns's separados por virgula.

Bl, funcionando 100%!

Agora pergunto, se setar o dns do dhcp para o gateway é comum (o meu winXP faz isso tambem) pq o ubuntu não recebe a resposta para do nameserver então? Essa eu não entendi... Alguem sabe?

OBS: Meu roteador tem setado os dns da internet que pago corretos.... sempre usei assim.


Obrigado se alguem responder e abraço a todos!
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline speedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2009, 19:31 »
vb5, a rede é minha. configurei-a assim por, até à pouco tempo, andar frequentemente com o portatil entre 2 redes, e farto de andar sempre a configurar ip's, ou usar programas para mudar os ip's automaticamente (precisava mesmo de ip fixo). então tomei este decisão. e o endereço do GW é o router.


guilherme, obrigado pelas dicas (não desprezando o VB5, pois já despendeu algum tempo a tentar ajudar-me, coisa que agradeço bastante), e aparente funcionou.... 1 única vez, e por wireless. ele dá sinal de vida, e o apt ja funciona bem, mas o firefox recusa-se a mostrar paginas web... :S

entretanto, para não estar a apontar para servidores fora da rede, tomei outra decisão: instalar o Bind9 (servidor de DNS). mas o problema do firefox mantém-se. estou a pensar em instalar outro browser, a ver se o resultado é o mesmo. depois posto resultados.

desde já agradeço aos 2 pela enorme ajuda e pelo tempo perdido a ajudar-me. obrigado.

EDIT: Agora cheguei ao cumulo: instalei os drivers da ATI, e o bicho na quer fazer boot... bonito... acho que vo para o debian...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 22:05 por speedy »

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2009, 09:45 »
Não esta funcionando aqui ...

Eu tentei alterar o dns do resolv.conf por um da velox que encontrei no abusar.org ..

ai ele ficou assim:
resolv.conf

nameserver 200.202.93.75
nameserver 200.202.0.34

E meu interfaces tá assim:

auto lo
iface lo inet loopback
auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider
auto eth0
iface eth0 inet manual

tem algo que salva? que eu faço?!
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2009, 23:25 »
Guilherme,
Citar
Agora pergunto, se setar o dns do dhcp para o gateway é comum (o meu winXP faz isso tambem) pq o ubuntu não recebe a resposta para do nameserver então? Essa eu não entendi... Alguem sabe?

OBS: Meu roteador tem setado os dns da internet que pago corretos.... sempre usei assim.

Pode ser problema de configuração: a máquina recebe o IP e GW, mas não reconhece os IPs de DNS vindos do router. Verifique na máquina primeiro.

nafo,
faça primeiro um backup do interfaces, depois deixe-o com apenas as duas linhas iniciais.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2009, 09:40 »

nafo,
faça primeiro um backup do interfaces, depois deixe-o com apenas as duas linhas iniciais.

VB5


Olá VB5, fiz o que vc falou, salvei o interfaces e editei o que estava lá, deixei só as duas mas Sem Resultado

ai quando fiz um pppoeconf denovo ficou assim:

Citar
GNU nano 2.0.9                       Arquivo: resolv.conf                                                        



nameserver 200.165.132.148

nameserver 200.165.132.155

  

GNU nano 2.0.9                        Arquivo: interfaces                                                        



auto lo

iface lo inet loopback



auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

provider dsl-provider



auto eth0

iface eth0 inet manual  

e não dá em nada .. o pppoeconf configura tudo pra ele funcionar .. mas mesmo dpois eu editando as coisas não funcionam..
até o valor de dns que eu tinha modificado restaurou.. e na configuração do pppoeconf eu disse não na opção de restaurar o resolv.conf
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 09:43 por nafo »
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:04 »
nafo,

sua conexão é discada, ao contrário  da minha que é a cabo. Só posso sugerir que (se ainda não o fez) veja este tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2009, 02:42 »
VB5

    Cara, o dhcp baixa o dns certo (aponta para o meu roteador, assim como o 9.04 e o winXP) só não resolve chamadas dns.

    Nos outros SO's ele pega o end (ex; www.ubuntuforum-br.org) e pede para o GW resolver o ip (dns baixado por dhcp) o router, por sua vez, recebe o end e pede para o servidor dns registrado nele (o da minha operadora) resolver. Isto funciona perfeitamente nos outros sistemas, só no 9.10 que não.


Pode ser problema de configuração: a máquina recebe o IP e GW, mas não reconhece os IPs de DNS vindos do router. Verifique na máquina primeiro.

VB5



Speedy,
      Cara, tu alterou o resolv ou editou o sisteminha de Conexão de Rede?
      SE você fez o primeiro caso, bom eu pus ali o que fiz para descobrir o problema, se fez por este caminho, vai ter que refazer o serviço toda vez que conectar via dhcp.
      SE fez pelo segundo método, veja se ele esta salvando corretamente  o dns... Eu aqui em casa criei uma conexão CASA, que recebe gw,mask e ip via dhcp, mas utiliza um dns fixo, que pula a etapa do meu router e vai acessar diretamente o servidor dns da minha operadora.
      Não faço idéia pq o ff não ta pegando ai, a unica coisa que posso sugerir é você verificar se esta em modo offline.


..., e aparente funcionou.... 1 única vez, e por wireless. ele dá sinal de vida, e o apt ja funciona bem, mas o firefox recusa-se a mostrar paginas web... :S



PS: Desculpa a demorar para responder... mas durante a semana meu tempo para lazer é nulo!
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline speedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #23 Online: 14 de Novembro de 2009, 13:14 »
Guilherme, eu editei o resolv.conf, reescrevendo a linha, e funcionou. e consegui abrir o google. mas só 1 única vez. mas o apt ja funcionava, tal que ele deu-me indicações que havia drivers da AMD/ATI para instalar. e eu, todo contente, instalei-os. agora, não arranca o ubuntu. to a pensar em por a debian, mas o tempo não é muito. ou então ponho a 9.04. ainda não sei

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #24 Online: 14 de Novembro de 2009, 15:13 »
nafo,

sua conexão é discada, ao contrário  da minha que é a cabo. Só posso sugerir que (se ainda não o fez) veja este tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

VB5


valew speedy,  vou tentar aqui depois dou um retorno....
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #25 Online: 16 de Novembro de 2009, 12:49 »
VB5 agradeço ai!!

como que eu paro de usar Ubuntu? não tem jeito mais não!
tudo que eu preciso está rodando nele !!!! uhulll!!!
rsrs

fiz somente isso:
route add default ppp0

e resolveu
caramba!!

muito obrigado mesmo! estava lá naquele tópico que vc passou!!

agora se der o mesmo problema.. no topico apresenta outras formas de sanar isso!!
uffa!!!

tanks!!!

i like ubuntu!!
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #26 Online: 16 de Novembro de 2009, 16:24 »
speedy: executa por favor o comando "route -n" e cola aqui.

nafo: Abre um tópico pra ti, amigo. Teu problema não é o mesmo do speedy. Nunca é o mesmo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline speedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #27 Online: 16 de Novembro de 2009, 18:44 »
agora ja nao da. o ubuntu nao faz boot. instalei os drivers da ATI e la se foi ele, va-se la saber porque.

Offline knaul2009

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #28 Online: 16 de Novembro de 2009, 19:32 »
Galera estou com problemas no apt-get do ubuntu 9 04, para configuração do dhcp ele não encontra nenhum endereco para  configuracao,se puderem dar uma dica ai,vlw...

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Problemas no apt-get / navegação
« Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2009, 14:17 »
Eu fui colocar o kubuntu (9.10) ne um pc aqui..
Mas ocorreu o mesmo problema da velox...
ai tentei seguir os mesmos passos anteriores
só que não adiantou..
no ubuntu apenas fiz o seguinte:


fiz somente isso:
route add default ppp0


Agora no Kubuntu tentei o mesmo e não funcionou.. até tentei continuar o tutorial .. mas sem resultados..

E agora complicou... tem alguma ajuda?

?? :-\
« Última modificação: 22 de Novembro de 2009, 23:30 por nafo »
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"