Autor Tópico: Não consigo desligar o PC com Ubuntu!  (Lida 5639 vezes)

Offline RAV

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Spreading Logic by Rodrigo
Não consigo desligar o PC com Ubuntu!
« Online: 02 de Novembro de 2009, 11:52 »
Olá pessoal, há 2 dias fiz a atualização do Ubuntu pra o 9.10 Karmic Koala e desde então não consigo desligá-lo, ai pra desligar o PC eu forço a reinicialização pelo botão da CPU entrar no Windows e desligo por lá, pow eu não precisava fz isso com o outro!

E ainda mostra uma tela tipo shell onde algo parece carregar mas de lá não sai, é qnd eu forço reinicialização!

Aki está o erro que eu escrevi à mão:

Stopping Kernel Oops catching Service Kerneloops
Shutting down ALSA...
Asking all remaining processes to terminate...
Deconfiguring network interfaces...
Deactivating swap
3840.100071] Buffer I/O error on device loop, logical block 4419642 |

Offline Henriqueji

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Não consigo desligar o PC com Ubuntu!
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 13:57 »
Tambem estou  com este mesmo problema!!!! e até agora sem solução.

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 15:16 »
Tente isso:

Adicione reboot=b a linha GRUB_CMDLINE_LINUX="" no arquivo /etc/default/grub, deve ficar assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX="reboot=b"

Depois rode o comando:

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Isso é um remendo já que o erro parece ser causado por alguma incompatibilidade entre seu hardware e o kernel, em uma próxima atualização do kernel deve ser resolvida por completo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline RAV

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2009, 23:34 »
@Nossile, cara não achei esse arquivo, e como assim a próxima atualização do kernel, é tipo naquela janela do Gerenciador de Atualizações? Por que a primeira linha do erro q dava aki não aparece mais depois que surgui um update chamado kerneloops nãoseioquÊ?

[]'s

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2009, 23:44 »
@Nossile, cara não achei esse arquivo, e como assim a próxima atualização do kernel, é tipo naquela janela do Gerenciador de Atualizações? Por que a primeira linha do erro q dava aki não aparece mais depois que surgui um update chamado kerneloops nãoseioquÊ?

[]'s
Não achou o arquivo!? tenta isso em um terminal:
sudo gedit /etc/default/grub
Tu vai abrir direto o arquivo.

Sim, a atualização do kernel é como uma atualização normal e vai surgir no gerenciador de atualização como todas as outras.

Se já resolveu altera o título do tópico adicionando um [Resolvido] ok.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline RAV

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Não consigo desligar o PC com Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2009, 10:20 »
Opa galera, resolvi! Peguei um pen drive, salvei minhas poucas coisas e desistalei e reinstalei o Karmic, infelizmente, depois surgiu um update chamado Grub-PC eu acho e aí dessa vez não quis ligar, ficava numa coisa do tipo terminal, com poucos comandos disponíveis, ai eu desistalei e reintalei de novo. Pessoal, eu amo o Linux e o Ubuntu, só não entendo como alguém pode mandar updates q vão piorar o funcionamento do sistema, é o que eu acho, eles não testam? =(

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Não consigo desligar o PC com Ubuntu!
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2009, 12:35 »
Opa galera, resolvi! Peguei um pen drive, salvei minhas poucas coisas e desistalei e reinstalei o Karmic, infelizmente, depois surgiu um update chamado Grub-PC eu acho e aí dessa vez não quis ligar, ficava numa coisa do tipo terminal, com poucos comandos disponíveis, ai eu desistalei e reintalei de novo. Pessoal, eu amo o Linux e o Ubuntu, só não entendo como alguém pode mandar updates q vão piorar o funcionamento do sistema, é o que eu acho, eles não testam? =(

Você fez os procedimentos que eu indiquei???

Sobre os updates, imagina a quantidade de pessoas que usam o Ubuntu no mundo todo, agora imagine a diversidade de hardware que essas pessoas podem usar, é impossível testar o funcionamento dos pacotes em todas as configurações. Os pacotes são bem testados nos hardwares mais comuns. Algumas pessoas com determinados hardwares podem até ter uma piora em suas máquinas, mas a maior parte acaba recebendo benefícios.

E esqueça essa tática de formatar/reinstalar o sistema quando aparece algum problema, o negócio é procurar a causa e resolve-la.

Offline rmadeira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2009, 18:28 »
Estou com esse mesmo problema no meu Notebook Acer Aspire 4220.

Assim fica difícil migrar pro Linux.:(

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2009, 23:37 »
rmadeira, boa noite!
Tenho uma máquina igual a sua e o Ubuntu 9.10 está muito bom, se você fez uma atualização do 9.04 é melhor refazer a instalação limpa, se não foi atualização, faça um teste no seu cd de instalação.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rmadeira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2009, 10:00 »
Adriano, eu tinha feito uma instalação do Ubuntu 9.04 dentro do Windows XP (Wubi) e logo depois atualizei para 9.10.

Como me recomendaram fazer uma instalação limpa, eu fiz. Estou usando uma instalação limpa do Ubuntu 9.04 e atá agora tá ok pra desligar. Atualizei o sistema mas tô com medo de fazer o upgrade pra 9.10 e voltar o problema de não desligar.

Estou apenas com Ubuntu 9.04 no Notebook, pois ainda não deu tempo de colocar o Seven nele. Vc acha que eu consigo colocar o Seven em dual boot com Ubuntu? Pq como já coloquei o Linux, penso que pode dar problema ao colocar o Windows agora. A ordem "certa" das coisas geralmente é Windows na máquina e depois o Linux ou não tem nada a ver?

Offline pjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2009, 15:48 »
Adriano, eu tinha feito uma instalação do Ubuntu 9.04 dentro do Windows XP (Wubi) e logo depois atualizei para 9.10.

Como me recomendaram fazer uma instalação limpa, eu fiz. Estou usando uma instalação limpa do Ubuntu 9.04 e atá agora tá ok pra desligar. Atualizei o sistema mas tô com medo de fazer o upgrade pra 9.10 e voltar o problema de não desligar.

Estou apenas com Ubuntu 9.04 no Notebook, pois ainda não deu tempo de colocar o Seven nele. Vc acha que eu consigo colocar o Seven em dual boot com Ubuntu? Pq como já coloquei o Linux, penso que pode dar problema ao colocar o Windows agora. A ordem "certa" das coisas geralmente é Windows na máquina e depois o Linux ou não tem nada a ver?

olá

instala o seven primeiro e depois o ubuntu, pois se tu instalar o seven depois do ubuntu o seven vai apagar o grub do ubuntu e portanto não vai mais aparecer em dual boot foi o que eu li uma vez e já me falaram também

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2009, 16:32 »
rmadeira, boa tarde!
Primeiro o windows e depois o Ubuntu, essa é a ordem.
Ao que parece dá até para recuperar o grub com o live cd, veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0/topicseen.html

Você pode fazer a instalação limpa do 9.10 (depois do windows) e já faz o teste para ver se está tudo bem.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rmadeira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2009, 16:51 »
Bom pessoal, atualizando as informações:

Já instalei o Seven depois do Ubuntu 9.04 (instalação limpa) e o GRUB morreu. Só inicializava Windows!

Consegui restaurar o GRUB com um Live CD, resultado: O Windows morreu. Só inicializava Linux!

Com uma fuçada no google, consegui recuperar o GRUB de maneira que o Windows Seven também voltou a aparecer no Dual Boot do GRUB.

Para quem não ter dor de cabeça, instala Windows e depois Linux. Mas se não for possível (O Linux já estiver no PC), tem solução simplesmente alterando o GRUB depois que o Windows destruí-lo.

=> Agora, estou com receio de atualizar da versão 9.04 para 9.10 e voltar a ter problema do Notebook não desligar. Alguma dica?

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:58 »
Minhas dicas são:
1º Fique com o 9.04.
2º Se quer mesmo o 9.10, faça uma instalação limpa e não atualização.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rmadeira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2009, 14:59 »
É o que estou fazendo. A versão 9.04 até agora está tudo normal. Obrigado!