Autor Tópico: O Linux é difícil para vc?  (Lida 43890 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
O Linux é difícil para vc?
« Online: 03 de Novembro de 2009, 12:01 »
Todo sistema operacional tem problemas em maior ou menor grau, com soluções mais ou menos práticas; vemos aqui usuários do fórum saindo no tapa com suas opiniões divergentes, cada um defendendo com unhas e dentes aquilo em que acredita. Vemos pessoas que se dão muito bem com Linux; outras nem tanto mas, com boa vontade, buscam soluções para os problemas, conseguindo com isso um bom aprendizado no uso da máquina; e tem aquelas que, no primeiro problema, metem o pau no sistema mas curiosamente tem uma paciência ímpar com o "outro sistema" que usa, então pergunto isso, pra vc, no geral, o Linux é difícil?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline mateusrico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 17:47 »
iptables -m string --string "Linux is Hard ?" -j NOT ## ;D ;D

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 17:58 »
Não.

Tive muita dificuldade no começo devido ao malévolo "HSP56 Micromodem" que usava para conexão discada na época do Hoary Hedgehog (5.04 acho). Tentei usar o GNU/Linux diversas vezes, inicialmente com o Kurumin e depois com o Ubuntu, mas esse modem sempre tornava inviável. Até que um dia, depois de umas 6 horas lutando com drivers eu consegui conectar... parece besteira mas a sensação de vitória ao conseguir conectar foi boa demais  ;D

Depois desse obstáculo ultrapassado o resto foi um passeio, inclusive o bom tempo que usei o Arch. Que me desculpem os novos usuários, mas tem muita dúvida e reclamação aqui que é pura choradeira de quem tem preguiça de ler e pesquisar, dúvidas que com 2 minutos de pesquisa se resolve.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2009, 18:40 »
Quando usei o Linux pela primeira vez tive alguns problemas como: Configurar a Internet, plugins, codecs, achar programas equivalentes ao que estava acostumado, ou seja, aprender o básico novamente sozinho pois não conheço ninguém que utilize este sistema.(não pessoalmente)
Com o tempo consegui me adaptar ao Linux agora não largo mais, Linux também tem facilidades por exemplos os drivers eu nunca precisei instalar nenhum, no Linux nunca mais precisei quebrar a cabeça para usar softwares pagos, sempre que quero algum software e só baixar e instalar sem ter problemas com cracker's, keys... coisas deste tipo.
Por isso quando ouço alguém perguntando: "Linux é difícil?" respondo: Não! Linux não é difícil, Linux é diferente!
Sou novo no mundo Linux mas já consegui fazer alguns amigos experimentarem este sistema, principalmente o Ubuntu.  ;)

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2009, 18:51 »
@All

Como já falei aqui em outros tópicos, uso o GNU/Linux desde os idos do final do século passado (1995) e naquela época usar GNU/Linux era realmente "hardcore", configurar um monitor então editando o XFree86 era 'coisa de louco'. Os ambientes GNOME/KDE estavam ainda nos primórdios do desenvolvimento (o KDE era extremamente bugado).

Depois fiquei um tempo afastado e trabalhando com o Windows, voltando a mexer com o GNU/Linux pelos idos de 2006 (+/-) onde então pude constatar uma melhora 'absurda' (pois só quem conviveu com as grandes dificuldades naquela época pode melhor comparar os dois cenários) no reconhecimento automático de hardware, de configuração de vários serviços sem maiores dificuldades, da maturidade dos ambientes de desktop e de ferramentas de produtividade.

No meu caso, que trabalho usando profissionalmente a informática (daí ser neutro quanto aos sistema operacionais, pois preciso trabalhar com todos sem distinção), posso falar que para efeitos de gerenciamento, instalação e configuração, acho mais fácil fazer isso com sistemas GNU/Linux pois as fontes de software são bem conhecidas, as disponibilidades destes são bem conhecidas, a estrutura do sistema é bem conhecida, os arquivos de configuração estão em 'plain text' (o que facilita a configuração do sistema) ao invés de ser binário como o registro do windows.

Obviamente no GNU/Linux tudo não é mil maravilhas, há problemas de suporte de determinados hardwares que têm suporte nativo em outros sistemas, mas isso é algo que perseguido dia-a-dia. O importante é não deixar de focar que cada sistema tem suas vantagens e desvantagens e cada usuário tem que ter é espírito crítico para usar um (ou mais) de acordo com as suas necessidades, pois não vai haver um sistema único que agrade a todos e atenda as mais diversas demandas.

Falei demais. ;)

[]s

Danpos.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2009, 19:57 »
Sabe qual o pior SO e software que existe, aquele que fica entre a cadeira e o teclado. kkkkkkkk

Veja tudo na vida requer aprendizado, até andar e falar. também manejar um computador.
Acho que vai depender muito do que um usuário vai precisar.

No mais concordo c/ o que já foi dito nesse tópico.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2009, 21:07 »
Nos primeiros meses eu apanhei. Assim como devo ter apanhado do windows a primeira vez que tive contato (nem me lembro mais).
Mas o que motiva as pessoas a aprender a usar um novo S.O é se livrar daquele maldito S.O bugado e vulneravel.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2009, 21:33 »
Não mais que o windows
quando comecei a usar um computador pessoal foi em 98/99 e eu nem sabia como ligava o windows, salvar arquivos, copiar, recortar, criar diretórios, tudo isso era grego pra mim, word, excel, power point e acess então eram mandarino, mas fui fuçando aqui, perguntando ali e fui aprendendo a usar o windows, nesta época vi uma revista com o linux e perguntei para um técnico de informática que trabalhava para a agência de turismo para a qual eu prestava serviços como era esse tal linux, e a resposta dele foi mais ou menos essa, "esquece isso é uma M...."

Não segui o conselho e fui me informando sobre o linux até que pude ter meu primeiro pc, isto em 2000/2001 e aí instalei nele o mandrake 8. qualquer coisa, como nele voce podia escolher o gerenciador optei pelo gnome, ac hei legal o nome e o pézinho, daí em diante começou outro aprendizado com a vantagem de poder experimentar vários sabores de linux, só não consigo mesmo é simpatizar com o kDE, uso o gnome, o xfce e atualmente o lxde- ubuntu 9.04 com lxde, e estou esperando o lubuntu 10.04

ou seja dificil é aprender o outro, tipo falar japones pode ser dificil pra gente, mas a vingança é que falar portugues também é dificil pros japinhas.
quem começa com um sistema logo vai achar outro sistema mais dificil, o que é normal
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline juniorgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2009, 13:22 »
Difícil?

Acho que só no começo mesmo. Afinal eu estava acostumado com os procedimentos do sistemas das janelas, deu pau? Reinicia, reformata, reinstala.

Só apanhei pro linux no começo mesmo, depois tu pega a manha e já era.

Mas a melhor parte, é quando tu começa a deixar o sistema com a sua cara, tudo funcionando perfeitamente, daí você vê que sistema operacional não é só aquilo que você usava.

Sei que é meio clichê, mas liberdade não tem preço.

Abração pra todos!!!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2009, 14:40 »
...Mas a melhor parte, é quando tu começa a deixar o sistema com a sua cara, tudo funcionando perfeitamente, daí você vê que sistema operacional não é só aquilo que você usava...
é bem por aí mesmo... ;D

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2009, 18:14 »
Ainda hoje tenho alguns problemas no meu Ubuntu. Sempre pesquisando em fórums e sites, soluções para os problemas.
Na verdade o início para mim foi mais fácil (estranho não?). No início só conseguia ver as coisas positivas, tudo que o linux tinha de bom. Não me incomodava ter que procurar coisas na internet, gostava pois estava aprendendo e estava encantado com o sistema..  :P
Foi então que problemas começaram a aparecer, ao decorrer que eu instalava e utilizava mais programas a cada dia. Mas continuei persistente é claro.
Hoje, já aprendi bastante coisa, já testei outras distros, já li sobre muita coisa.. e ainda tenho problemas, mas mesmo assim vale a pena, pois estou aprendendo a utilizar um sistema livre, gratuito, que posso configurar e fazer o que quiser. Como falaram antes, é bom demais poder deixar o sistema a sua cara.
Respondendo a pergunta, creio que para o usuário básico seja fácil, pois só começa a complicar quando se quer instalar programas (que não tem nos repositórios) e fazer coisas menos usuais. Mas já fica mais difícil para aqueles que vão fazer algo a mais que isso. É isso que leva, aqueles que não querem aprender nem ter trabalho pra nada, largarem o linux. Mas, como já disseram, o linux é apenas para aqueles que querem utilizá-lo. Como eu.  ;D

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2009, 20:54 »
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil. ;).


creio que para o usuário básico seja fácil, pois só começa a complicar quando se quer instalar programas (que não tem nos repositórios) e fazer coisas menos usuais. Mas já fica mais difícil para aqueles que vão fazer algo a mais que isso.

Concordo totalmente. Era o que eu ia dizer. Pra aqueles que querem o básico: ler e-mail, navegar, ouvir música, conversar no msn, o Linux é facílimo.
Já se o usuário quer se livrar de senhas(eu), instalar todo tipo de programa(o Opera, por ex. não aparece no Synaptic), instalar bons programas de macro, entre outras coisas(deixa pra lá), se torna muito difícil.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2009, 21:06 »
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil. ;).


creio que para o usuário básico seja fácil, pois só começa a complicar quando se quer instalar programas (que não tem nos repositórios) e fazer coisas menos usuais. Mas já fica mais difícil para aqueles que vão fazer algo a mais que isso.

Concordo totalmente. Era o que eu ia dizer. Pra aqueles que querem o básico: ler e-mail, navegar, ouvir música, conversar no msn, o Linux é facílimo.
Já se o usuário quer se livrar de senhas(eu), instalar todo tipo de programa(o Opera, por ex. não aparece no Synaptic), instalar bons programas de macro, entre outras coisas(deixa pra lá), se torna muito difícil.

Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre ai do digníssimo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline wendelvl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2009, 21:35 »
...Mas a melhor parte, é quando tu começa a deixar o sistema com a sua cara, tudo funcionando perfeitamente, daí você vê que sistema operacional não é só aquilo que você usava...
é bem por aí mesmo... ;D


[2]


e so outra coisa, o 'problema' nao eh bem do Linux, e sim dos fabricantes q nao fazem o devido trabalho pra todos os SO. e tenho DITO!
Viva o Ubuntu!!! :D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2009, 21:35 »
Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre ai do digníssimo.

Vai me desculpar, mas era evidente que o max064 iria postar aqui, afinal é o tema que ele mais gosta, propício para arrumar uma confusão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!