Autor Tópico: Ubuntu 9.10 e Grub  (Lida 5277 vezes)

Offline rodbagni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 9.10 e Grub
« Online: 03 de Novembro de 2009, 20:05 »
Olá!
Instalei o Ubuntu 9.10 no meu notebook Dell Inspiron 1545 junto com o Windows 7. Funcionou tudo bem por um dia, conseguia acessar tanto linux quanto windows. No dia seguinte liguei o computador e apareceu a seguinte mensagem:

Grub loading.
The symbol ' ' not found.
Aborted. Press any key...

Outra mensagem que apareceu quando apertava uma tecla é: No bootable devices.

O que aconteceu? Por que ocorre esse erro se eu simplesmente rodo o CD de instalação do ubuntu e não mexo em mais nada. Já reinstalei o ubuntu umas 3 vezes e sempre ocorre o mesmo erro depois de um dia.

Obrigado
Rodrigo.

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 e Grub
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2009, 09:25 »
Tenho um desktop que fiz uma instalação limpa nele do Ubuntu 9.10 (só Ubuntu, sem dual boot), aconteceu comigo também uma estranheza, depois de poucos dias (1 ou 2) o grub não inicializava sozinho, tinha que apertar <Enter> manualmente no item. Depois que fiz uma atualização do Grub, que veio pelo Gerenciador de Atualizações mesmo esse problema ficou resolvido.

Não é o mesmo problema, mas pode estar relacionado.

Offline niltonpess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 e Grub
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2009, 10:32 »
Bom dia! Por várias vezes tentei instalar o Ubuntu, primeiro a versão 9.04 e agora a 9.10. Meu PC funcionava perfeitamente com o 8.04 com dual boot com o Windows XP. Mas agora, não importa o quanto eu formato o HD (um para cada sistema), o Ubuntu instala, mas não aparece no boot. É como se não existisse. Já fiz recuperação de Grub e tudo. Nada acontece, só inicia o Windows. Nunca tive esse problema com o Ubuntu, que uso desde a versão 6. ??? :'(

Offline C#ri$

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 e Grub
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2009, 18:09 »
Tive o mesmo problema com a mesma máquina... acabo de reinstalar o Kubuntu, que estava rodando belezinha, compiz, virtualbox, netbeans, mysql, tudo funcionando redondinho...
que pena, espero que não me decepcione ou que alguém corrija esta falha, que me parece ter várias ocorrências.

Offline C#ri$

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 e Grub
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:41 »
Aconteceu de novo!
estou tentando resolver isto através do manual: https://help.ubuntu.com/community/Grub2#Uninstalling%20GRUB%202
e reportei o problema: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/482757
há uma tentativa de solução, que eu não cheguei a implementar, pois já havia reinstalado o kubuntu, mas se ocorrer novamente, o que
eu suponho que irá ocorrer, é o que irei tentar.

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 e Grub
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2009, 22:23 »
Olá

Durante a instalação gráfica aparece, quase no fim, uma caixa onde se escolhem as partições a formatar. Algures, nessa caixa, há um botão que, salvo erro, diz 'avançado'. Ao premi-lo, aparece uma outra janela de diálogo onde vamos escolher as características do GRUB e onde o queremos instalar. Pode ser que o problema esteja aqui.