Autor Tópico: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...  (Lida 10482 vezes)

Offline ubuntumaniaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Online: 05 de Novembro de 2009, 12:13 »
Pessoal meu firefox 3.5.4 aqui usando ubuntu 9.04 ele fica muito lento. Uma pagina que eu carrego em uns 3 ou 4 segundos no firefox no windows , no ubuntu tá demorando uns 20 segundos. O que pode estar acontecendo?

Obs.: O flash tá instalado.
Obs2: Usando o ubuntu 9.10 tava muito mais lerdo ainda, teve umas paginas aqui que demoraram mais de 1 minuto(marcado no relogio) para terminar de carregar.

[]'s

 
« Última modificação: 05 de Novembro de 2009, 12:51 por ubuntumaniaco »

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu...
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2009, 12:29 »
Clique com o lado direito do mouse na área de trabalho, e desative os Efeitos Visuais, coloque na opção "Nenhum".

Também pode ser problema no particionamento do hd... eu divido o hd em 2 partições primárias + swap:

raiz / (ext4)
swap
/home (ext4)

Estou usando a versão 9.10, o boot e a internet estão bem rápidos, a velocidade da internet depende também da sua conexão...
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline ubuntumaniaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu...
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2009, 12:47 »
Clique com o lado direito do mouse na área de trabalho, e desative os Efeitos Visuais, coloque na opção "Nenhum".

Também pode ser problema no particionamento do hd... eu divido o hd em 2 partições primárias + swap:

raiz / (ext4)
swap
/home (ext4)

Estou usando a versão 9.10, o boot e a internet estão bem rápidos, a velocidade da internet depende também da sua conexão...

Amigo obrigado pela ajuda mas ...
os efeitos visuais estão desligados...tô usando swap...e quanto a velocidade da conexão num tem nada a ver pq tenho velox de 1mb e como falei antes, no windows paginas que demoram 3 a 4 segundos para carregar completamente no ubuntu ta demorando uns 20s...ou seja não é culpa da conexão!

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2009, 21:06 »
Qual o processador do seu micro (ou note) e quanto tem de memória ram?
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2009, 22:01 »
Nem formatação fez meu Firefox ficar rápido, então mudei pro Chrome.

Offline ubuntumaniaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2009, 22:05 »
Qual o processador do seu micro (ou note) e quanto tem de memória ram?

Celeron 430 e 2gb ddr2 800.(com certeza não é isso que está deixando o firefox lento.)

Obs. usando linux( kurumin e ubuntu) aki em minha casa o firefox sempre ficou mais lento do que no winxp o que está incomodando é pq agora está muiiiiiiiiiitooooooo mais lento do que o "normal".



Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:25 »
Então tente mudar o navegador.. instale o Opera ou o Chrome... talvez seja o Firefox...
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:13 »
Mais simples: volte para o FF 3.0.15... aqui tá perfeito. Muita gente  está tendo problemas com o 3.5.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:20 »
quanto de memoria o firefox tah consumindo? quais os plugins vc usa, e quantos? quantas paginas voc costuma deixar aberta?
chegar ai soh dizendo que o firefox tah lento não vai resolver em nada! jah que seu pc e suas configuraçoes não são a mesmo que o meu"entende?"
eu uso net discada e esta super rapido aqui! mais rapido que o opera usando o turbo! o Chrome eu não testei por não ter opçoes de ajuste
poste os resultados do que pedi! ai sim poderemos ajudar ;D
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:51 »
Eu to usando ajato banda larga até 4 mega... pentium dual core 1.6 ghz, 1.5 de ram, a versão 9.10 com firefox 3.5 tá um avião...
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline ubuntumaniaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2009, 01:07 »
Deixa eu respirar fundo...
Agradeço aos que estão tentando ajudar mas antes que chega + alguma "criança" aqui e fale: "Meu pc é melhor que o seu" "Minha conexão é melhor que a sua" "Meu papai tem mais dinheiro que o seu..." deixa eu repetir...
Uso o firefox 3.5.4(agora atualizado 3.5.5) no windows XP e no ubuntu.
No winxp funciona "100%" abro os sites em uns 2 à 4 segundos.
Já no Ubuntu aqui tá demorando muito algumas paginas demoram uns 20s e como eu já falei teve umas paginas aqui que demoraram mais de 1 minuto(marcado no relogio) para terminar de carregar, paginas que abriram normal no firefox no windows.
Obs.: Eu gostaria que um filho de Deus ae que soubesse o que está falando me ajudasse pq é decepcionante perder seu tempo entrando no forum pra v a resposta e da de cara com "no meu "super pc" na minha "super conexão" ta rodando blz." aff  
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 05:32 por ubuntumaniaco »

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2009, 02:56 »
bom vou postar umas dicas que pelo menos no meu deram certo!
Desactivar o Pango:
Abra o terminal e escreva:
Código: [Selecionar]
echo "export MOZ_DISABLE_PANGO=1" >> ~/.bashrcDe seguida reinicie o Firefox, fazendo o seguinte para fechá-lo completamente:
Código: [Selecionar]
killall firefox
acessando o endereço "about:config" no firefox
colocar a chave "gfx.color_management.mode" com o valor zero

Iniciar a renderização das páginas mais rapidamente
O firefox por padrão espera 0.25 segundos para começar a renderizar as páginas. Porém pode-se tirar este tempo de espera, com isso as páginas começam a ser exibidas no exato momento em que o firefox recebe as informações.
Nome: nglayout.initialpaint.delay
Status: user set
Type: interger
Value: 0 (valor opcional, você pode tentar outros valores) (padrão se não especificado: 25000, 0.25 segundos)

Configurando o número de vezes em que a pagina é renderizada na tela
Esse é um dos valores que mais comem memória no firefox a partir da versão 2.0. Isso porque para ter um bom desempenho com ajax, as páginas devem ser renderizadas na tela diversas vezes, porém quando este valor é um pouco acima do "normal', o navegador exige mais recursos do sistema. Aumentando este valor que representa o intervalo entre as atualizações, consegue aumentar drasticamente o desempenho do navegador no geral, e reduzir o consumo de memória.
Nome: content.notify.interval
Status: user set
Type: interger
Value: 2000000 (valor opcional, você pode tentar outros valores) (padrão se não especificado: 120000, 0.12 segundos)

Caso você crie esta variável ou ela já esteja presente, certifique-se que este valor também esteja presente:

Nome: content.notify.ontimer
Status: user set
Type: boolean
Value: true


Configurando o intervalo de verificação de eventos do usuário enquanto carrega uma página
Quando uma página está carregando, o firefox verifica de tempos em tempos se nenhum evento está ocorrendo, como por exeplo se o usuário não está rolando a página. Este intervalo pode ser diminuido, as páginas levarão mais tempo para carregar e o navegador responderá melhor enquanto carregando. Caso aumente este valor, as páginas carregarão um pouco mais rápido, mas durante este tempo o navegador não irá responder com precisão.
Nome: content.switch.threshold
Status: user set
Type: interger
Value: 10000 (valor opcional, você pode tentar outros valores) (valor baixo, irá carregar mais rápido, porém com suas consequencias)

Caso você crie esta variável ou ela já esteja presente, certifique-se que estes valores também estejam presentes:

Nome: content.notify.ontimer
Status: user set
Type: boolean
Value: true

Nome: content.interrupt.parsing
Status: user set
Type: boolean
Value: true

Nome: content.max.tokenizing.time
Status: user set
Type: integer
Value: 30000000 (opcional, este valor deve ser alto)

Nome: content.switch.threshold
Status: user set
Type: integer
Value: 10000 (opcional, deve ser um valor baixo)

Configurando os botões para fechar as abas
Por padrão no firefox 2, todas as abas tem um botão de fechar próprio. Isso come memória pra caramba, principalmente quando se abre 321658 abas ao mesmo tempo. Você tem alguma opções para lidar com isso: Remover completamente todos os botões de fechar e usar o CTRL+F4 para fechar as abas (opção 2), mostrar o botão de fechar apenas na aba atual (opção 0) ou exibir o botão de fechar ao final da barra com as abas no estilo das versões antigas do firefox (opção 3, estéticamente desagradável). A mudança é super perceptível, principalmente quando aternando as abas.
Nome: browser.tabs.closeButtons
Status: user set
Type: interger
Value: 2 (valor opcional, você pode tentar outros valores citados acima) (valor padrão: 1) (valores opcionais: 0, 1, 2, 3)

Abrir a pesquisa do google em outra aba automaticamente
Ótima para os preguiçosos do fórum. Very Happy Se a sua desculpa antes de vir postar coisas óbvias no fórum era a "trabalheira" de ter que abrir uma nova aba e digitar na pesquisa do google o que você queria, agora não tem mais desculpa. Razz Com esta opção, toda vez que for feita uma pesquisa usando a ferramenta de pesquisa do firefox que fica ao lado da barra de endereços, a pesquisa será feita automaticamente em outra aba, sem alterar o conteudo da aba atual.
Nome: browser.search.openintab
Status: user set
Type: boolean
Value: true

Determinar quantas abas podem ser exibidas de uma vez na tela
Pode fazer alguma diferença no desempenho, com essa opção você pode determinar quantas abas podem aparecer ao mesmo tempo na barra antes de aparecer a setinha de scroll no final da barra. Para isso, deve ser determinada a largura mínima aceita para as abas.
Nome: browser.tabs.tabMinWidth
Status: user set
Type: integer
Value: 250 (valor opcional, varia de acordo com a resolução que você usa, a 640x480 estou usando 200)


Reduzir tamanho do cache na memória
Essa dica torna o firefox muito (muito mesmo) mais leve que por padrão. Normalmente, o firefox guarda um cache em memória para acessar mais rapidamente arquivos estão sendo frequentemente requisitados por certos sites que está visitando. Estes arquivos podem ser por exemplo as imagens do layout aqui do fórum ou nossos avatares.
O problema é que este cache consome memoria ram, e pode gerar aquele consuno excessivo que geralmente se noticia no Windows (mais de 100 mb consumidos apenas pelo firefox com uma ou duas abas abertas). Portanto, é necessário desativar este cache para reduzir o consumo de memória. Isto pode prejudicar um pouco o desempenho na navegação (principalmente em conexao discada), pois certos arquivos deverão ser baixados novamente a cada página que se visita, mas que o consumo de memória diminui, isso sim, e como.
Nome: browser.cache.memory.enable
Status: user set
Type: boolean
Value: false

Ao invés de desativar, você também pode criar o seguinte valor para determinar o tamanho deste cache:
Nome: browser.cache.memory.capacity
Status: user set
Type: integer
Value: -1 (valor opcional, com "-1" o firefox determina o tamanho do cache de acordo com a quantidade de memória física disponível)

Reduzir tamanho do cache na memória para o recurso de avançar/voltar
Mais uma dica quente. O firefox tem um cache separado para guardar as páginas do recurso de avançar/voltar. Este cache é de em média, 4mb POR PÁGINA, é claro que isso varia de acordo com a página. (não sei se este dado confere, peguei do site de referencia Smile )
Por padrão, este ache é determinado de acordo com a memória física disponível, o que pode consumir um bucado de memória, principalmente se você tiver bastante memória no pc e boa parte estiver livre. Você pode diminuir este cache ou desativar.
Nome: browser.sessionhistory.max_total_viewers
Status: user set
Type: integer
Value: 0 (valor opcional, desativa o cache completamente)

Existem outras dicas no site que são mais relacionadas ao desempenho da conexão por exemplo, mas eu preferi me focar no consumo de recursos do navegador. Caso você saiba um pouco de Inglês vale a pena dar uma visitada no site. Smile

Eu recomendo também baixar o Swiftfox, que é uma "distribuição" binária do firefox compilada e optimizada para diversos processadores diferentes. A diferença não chega a ser gritante, mas aqui por exemplo faz alguma diferença.
O importante é saber qual o seu processador e quais as flags de optimização que ele aceita, para então determinar qual a versão que deve ser baixada.

Flash lento: Coloque no .bashrc ou no perfil geral /etc/profile
# http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-80289.html
export FLASH_GTK_LIBRARY=libgtk-x11-2.0.so.0

javascript melhorado na versão 3.5
javascript.options.jit.chrome true

Aproveita e diminui o número máximo de abas, isto deve liberar um pouco mais de memória, a chave é esta: browser.sessionstore.max_tabs_undo

Quantidade de memória ocupada
browser.cache.memory.capacity

siga esta tabela:
Citação de: Installed Ram:
256 MB=4096
512 MB=8192
1 GB=16384
2 GB=32768
4 GB=65536
o valor em vermelho éh o que vc deve colocar!

Se sua conexão está muito lenta desabilite o pré carregamento dos links:
network.prefetch-next, coloque o valor para false.

Reduza a quantidade de páginas armazenadas no histórico da sessão:
browser.sessionhistory.max_entries

Desabilite ipv6
network.dns.disableIPv6 coloque para true


Criar uma chave inteira
content.notify.backoffcount
e setar o valor para 5

browser.history_expire_days 0
browser.history_expire_days_min 0

Diminuir o número de sugestões de auto-complemento da barra de endereços
browser.urlbar.maxRichResults

Você pode também otimizar o DNS no firefox assim:

   1. abra o endereço "about:config" e com o mouse...
   2. Criar uma chave "Network.dnsCacheExpiration" tipo inteira com valor 3600
   3. Crie outra chave "network.dnsCacheEntries" tipo inteira com valor 1000

Extensões úteis:
Fasterfox
Ramback
Vacuum places improved
dnsCache

Apenas instalando as duas primeiras extensões desta lista consegui uma melhora de 20% no consumo de memória.

Veja também como otimizar o DNS para sua estação de trabalho (linux com ip fixo)
http://ligadeblogs.blogspot.com/2008/09/configurar-dns-no-ubuntulinux.html


Digite o seguinte no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/init.d/ondemand
Procure o seguinte excerto:

Código: [Selecionar]
for CPUFREQ in /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor
do
[ -f $CPUFREQ ] || continue
echo -n ondemand > $CPUFREQ
done

E adicione, imediatamente a seguir:

Código: [Selecionar]
for CPU_THRESHOLD in /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/ondemand/up_threshold
do
[ -f $CPU_THRESHOLD ] || continue
echo -n 40 > $CPU_THRESHOLD
done

Caso pretenda que o CPU responda a partir dos 50, 60 ou 70% de carga, por exemplo, substitua o valor em echo -n 40 pelo pretendido.

no terminal novamente:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /etc/adobe
echo “OverrideGPUValidation=true” >~/mms.cfg
sudo mv ~/mms.cfg /etc/adobe/

ultima dica:
digite about:config na barra de endereço e altere o valor de browser.sessionstore.interval e coloque 300000

E é tudo! Espero que, com estas dicas seu firefox melhore! ;)
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Hélio Barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2009, 18:49 »
Após a atualização do 9.04 para o 9.10:
O meu notebook, um Acer Aspire 5738-6922 ficou todo lento...
Não está funcionando o touchpad
Ele não permite ativar os efeitos da janela...

Eu estou desconfiado q tenha instalado o video mal... alguma idéia de como verificar se instalou a placa de vídeo certa?

COMOFAS?

Abraços,
Hélio

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2009, 20:47 »
Hélio, não sei como ajudar no seu problema, mas se o seu problema não é especificamente no firefox, talvez seja melhor pra você pesquisar no fórum se já não existe um caso como o seu, ou abrir um novo tópico caso não exista. Dessa forma, mais gente vai poder te ajudar.  ;)

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Firefox muitoooooo lento no ubuntu 9.04...no 9.10 + lerdo ainda...
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2009, 22:49 »
Com toda sinceridade acho que o problema está na nova versão do sistema, muitos usuários estão com a mesma dificuldade, infelizmente a versão 9.10 não se adapta facilmente, dependendo das características do hardware.

Para não perder tempo... se a versão 9.10 não ficou legal... reinstale a versão 9.04 e não mude o firefox.

E espere a versão 10.04 em 2010 ... quem sabe será melhor.  

Abraços!!   ;)
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.