Autor Tópico: Remover pacotes deb?  (Lida 16033 vezes)

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Remover pacotes deb?
« Online: 12 de Novembro de 2009, 15:49 »
Olá, fazia muito tempo que não usava o ubuntu (gnome) como faço para remover pacotes soltos deb que instalei? No kde lembro que usava uma  ferramenta especifica para instalação e remoção.

Aproveitando

Ubuntu Software Center x Synaptic, para coisas especificas é melhor o Synaptic ? fui instalar o eclipse com  o USC e o mesmo não era o que necessitava com suporte a java, deu uma dor de cabeça para remover todas as dependencias e instalar a versão correta. Como esta a expereincias de vocês?
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:21 »
abra o pacote .deb novamente e olhe o nome real da instalação dele, exemplo: Se você tenta instalar o Sun xVM VirtualBox o nome real do pacote é virtualbox-2.2.

Assim que verificar o nome real do pacote, abra o terminal, logue como root e excute um apt-get remove NOMEDOPACOTE.

Pronto, pacote removido com sucesso, espero ter ajudado.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:08 »
Abra o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -r nomedoprogramaVê aí se resolve.
[]'s

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2009, 22:54 »
Então é por comando mesmo, assim eu já sabia rsrs!

Foi mal devia ter especificado que gostaria de saber se existia programa especifico para isto, para ter melhor controle do que foi instalado bem como as dependências, já que o gdebi só instala e não remove.

Preciso deixar o gnome mas semelhante ao Kde já instalei o "gnome do" devido a falta que me faz o katapult, algo como Amarok tem?

valeu pelas respostas galera!
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2009, 11:58 »
Se há algum eu desconheço, também gostaria de algo deste gênero.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:24 »
Synaptic!

Sendo um gerenciador de pacotes dentre suas funções está a de...(surpresa!)... desinstalar pacotes  ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2009, 16:00 »
Synaptic!

Sendo um gerenciador de pacotes dentre suas funções está a de...(surpresa!)... desinstalar pacotes  ;D
Não, nem todos os pacotes são gerenciados pelo Synaptic, se fosse tão simples assim...

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2009, 16:04 »
Synaptic!

Sendo um gerenciador de pacotes dentre suas funções está a de...(surpresa!)... desinstalar pacotes  ;D
Não, nem todos os pacotes são gerenciados pelo Synaptic, se fosse tão simples assim...
Dê um exemplo de pacote que não seja...


Uso o Ubuntu desde a versão 5.04 e, tirando os programas compilados, nunca encontrei nenhum pacote que não fosse gerenciado pelo Synaptic. Realmente gostaria que indicasse um exemplo porque seria novidade para mim.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2009, 07:42 »
Nossile, comigo o VirtualBox por exemplo não aparece no gerenciados Synaptic, eu baixei ele no próprio site com extensão.deb.

Obs.:Não me entenda mal, não quero criar nenhum conflito com você, sou novo no ambiente Ubuntu, por isso se fui ignorante em minha afirmação peço que me desculpe e se possível por favor me esclareça.
[]'s

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2009, 10:50 »
Não sabia que o Synaptic removia programas instalados por arquivos .deb  :o
Achava que só quando eram instalados dos repositórios, mas já comprovei aqui, até o avast aparece! Só não aparecem aqueles que não instalam, como o JDownloader por exemplo.  :)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2009, 11:51 »
Nossile, comigo o VirtualBox por exemplo não aparece no gerenciados Synaptic, eu baixei ele no próprio site com extensão.deb.

Obs.:Não me entenda mal, não quero criar nenhum conflito com você, sou novo no ambiente Ubuntu, por isso se fui ignorante em minha afirmação peço que me desculpe e se possível por favor me esclareça.
[]'s
Fui no site da Sun baixei e instalei o VirtualBox só para tirar a dúvida... e depois removi pelo Synaptic:


E fica tranquilo luiscarlos, de minha parte não percebo conflito algum, somente fiquei surpreso com a possibilidade de uma falha dessas no Synaptic. Só tome um pouco mais de cuidado com as afirmações pois um usuário menos experiente pode toma-las como uma verdade.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2009, 11:54 »
Não sabia que o Synaptic removia programas instalados por arquivos .deb  :o
Achava que só quando eram instalados dos repositórios, mas já comprovei aqui, até o avast aparece! Só não aparecem aqueles que não instalam, como o JDownloader por exemplo.  :)
É como indica na descrição do Synaptic, ele é um gerenciador de pacotes, não poderia deixar de realizar a remoção dos mesmos.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2009, 15:04 »
Bom, tinha tentado alguns pacotes .deb que instalei e todos estavam no Synaptic, mas achei um que não está, o Tibia que baixei no Ubuntu Games. Já Enemy Territory, que também baixei lá, aparece.  :-X

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2009, 16:12 »
Bom, tinha tentado alguns pacotes .deb que instalei e todos estavam no Synaptic, mas achei um que não está, o Tibia que baixei no Ubuntu Games. Já Enemy Territory, que também baixei lá, aparece.  :-X
Fiquei curioso e procurei saber, no caso do cliente do Tibia o arquivo é realmente empacotado como um .deb, porém não instala o o jogo/cliente em si, e sim um script que automatiza a tarefa de baixar alguns arquivos, criar pastas e atalhos que originalmente precisam ser feitos de forma manual. Então o Tibia não aparece no Synaptic por não estar propriamente instalado.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2009, 16:15 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Remover pacotes deb?
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2009, 16:53 »
Bom, tinha tentado alguns pacotes .deb que instalei e todos estavam no Synaptic, mas achei um que não está, o Tibia que baixei no Ubuntu Games. Já Enemy Territory, que também baixei lá, aparece.  :-X
Fiquei curioso e procurei saber, no caso do cliente do Tibia o arquivo é realmente empacotado como um .deb, porém não instala o o jogo/cliente em si, e sim um script que automatiza a tarefa de baixar alguns arquivos, criar pastas e atalhos que originalmente precisam ser feitos de forma manual. Então o Tibia não aparece no Synaptic por não estar propriamente instalado.
Entendi. Nesse caso, se quisesse desinstalar, como faria?

E Nossile , sabe dizer onde ficam os mapas do Tibia aqui no Ubuntu? Achei a pasta do jogo lá em /usr/local/games mas não tem a pasta dos mapas. Não sei onde encontrou falando sobre isso da instalação, então talvez possa ter algumas informações a mais.