Autor Tópico: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...  (Lida 5362 vezes)

Offline Aika

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Olá Todos!

Venho aqui para deixar uma critica quando ao programa que já vem na instalação do ubuntu... Hj eu acredito que já não dou mais um iniciante sendo que já venho usando o ubuntu desde da versão 6.04 e enfrentei todas as dificuldades para colocar para funcionar... Ex.: arquivos .avi com subtitulos em .sub tem que quase fazer milagres para tudo funcionar perfeito na primeira utilização.
Ai vem minha indignação: Por que os programa que já vem instalados no ubuntu já não vem com as configurações para funcionar tudo direito sem ter que ficar vagando hora e mais horas na internet para colocar para funcionar? não seria mais simples se os desenvolvedores deixasem como defalt as configurações basicas prontas?

Nada contra ficar buscando as coisas na internet, trabalho com manutenção de informática, até gosto disso, mais acho que é umas das GRANDES barreiras que o linux ainda tem para atrair um publico maior!!! Nem todos gostam de ficar lendos foruns para solucionar problemas bobos...

Abraços
Akira Cardozo Nagato

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2009, 13:09 »
Aika, você pode ser mais específico, dar exemplos? De qualquer forma, acho essa uma questão complicada porque as melhores configurações de um programa para você podem não ser as melhores para mim. Mas exemplifique para que a gente possa discutir melhor.  ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2009, 15:01 »
Movido para Depoimentos.

Criticas e Sugestões é ao fórum.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2009, 15:08 »
Acredito que quer dizer:


Porque o ubuntu, não roda mp3, mp4, avi, wav, sem instalar complementos.

Está parte envolve licenças, patentes etc.


Em alguns paises eles teriam que pagar para por o suporte a mp3, avi, o que acabaria fazendo o ubuntu ter que ser pago...

Flash, java, são outros que não funcionam sem complementos, mais acredito que tem alternativa pelo menos para o java open source.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2009, 17:24 »
Será que é só por isso? Outras distros já vem com tudo instalado e prontas pra usar (inclusive vídeo ATI ou NVidia) e outras como o Debian vem peladonas...


Acredito que quer dizer:


Porque o ubuntu, não roda mp3, mp4, avi, wav, sem instalar complementos.

Está parte envolve licenças, patentes etc.


Em alguns paises eles teriam que pagar para por o suporte a mp3, avi, o que acabaria fazendo o ubuntu ter que ser pago...

Flash, java, são outros que não funcionam sem complementos, mais acredito que tem alternativa pelo menos para o java open source.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Aika

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2009, 17:37 »
Olá vinicius_aleao

obrigado pela atenção! mais minha "Critica" foi respondida pelo livre1
não sabia que tinha essas licenças em outros paises...
mais eu sou um que posso garantir que tenho instalado para varios amigos e clientes o ubuntu e dando a maior força para continuar crescendo.... acredito muito no ubnutu. Pois tenho tido muitas felicidades em utiliza-lo.
A critica foi que essas pessoas para quem andei instalando tive que virar um professor para fazer-los entender a utilização...

E sobre o exemplo que vc mencionou, eu tenho um topico aberto no forum onde comentei que não consegui fazer uma webcam funcionar e estava na lista de aceito do ubuntu.. já outra webcam que não estava eu já consegui... foi essas e outras que me levaram a critica, pois alguns dos amigos gostariam de usar suas webcam para falar com suas familias que estão fora do Brasil... ai em deparei com outro porem: não encontrei no forum uma solução para as webcam que não funcionaram e para aquelas que funcionaram eu não copnsegui fazer video conferencia com o MSN... ex.: o AMSN não ativa a webcam junto com a pessoa do outro lado... já tentei quase todos que utilizam a troca de mensagens para tentar usar a webcam como video conferencia... o unico que encontrei mesmo assim não consegui agradar aos amigos foi o Skype.

Bem pessoal, não quero que pensem que estou fazendo essa critica por raiva do Ubuntu e sim para tentar ajudar num debate a "pessoas" que ajudam a desenvolver, a terem ideias que venham a facilitar essas pendencias...

Grande Abraços
Aika

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:35 »
Bom, Aika, é por essas e por outras que eu só levo o Ubuntu para amigos depois de me certificar de ter explicado todos os contras -- inclusive mostrando que a maioria deles é não exatamente culpa do Ubuntu/Linux, mas nem por isso deixam de ser problemas. Na verdade, dependendo de quem seja, eu não recomendo absolutamente. Apenas para aqueles que, a despeito de toda a "propaganda contrária" que eu faça, insistem em instalar o Ubuntu e querem realmente aprender algo novo é que eu instalo e dou suporte.

A webcam é um exemplo clássico. Usando o Ubuntu, sempre se deve tomar cuidado com os modelos e considerar a possibilidade de usar Skype. De qualquer forma, como não é com todo mundo que se conversa via webcam, não acho tão difícil assim convencer os amigos a usarem também, sempre que se quiser usar a webcam.

Boa sorte aí pra você.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Por que os programas que vem no ubuntu não funcionam sem ter que preparar...
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:47 »
Velox256 não sei dizer qual especificadamente a distribuição que quer dizer mais suponho ser estás menos famosas, eu como minha internet é lenta deveria apoiar eles colocarem suporte a mp3, avi, flash, java mais para nos aqui no brasil não teria este problema.

Então o jeito era a canonical fazer duas versões uma com suporte a mp3, avi etc. E outra sem suporte para paises igual os Estados Unidos.

Mais isto duvido que um dia aconteça...

Até hoje só usei ubuntu é open suse por mais tempo.