Obrigado Velox
uma vez eu instalei o Debian Lenny com LXDE e estava até bem satisfeito, consegui instalar os programas que uso normalmente, Seamonkey, Gimp, Inkscape, Skype e alguns jogos, ficou uma instalação enxuta e bastante rápida já que o pc que eu usava era um positivo 1,2ghz com 256 de ram.
desisti do Debian depois que tentei escutar um jogo pela rádio globo e não consegui fazer o mesmo funcionar, embora o som funcionasse bem no skype, nos videos da net, ou seja funcionava em todas as situações menos no maldito jogo
agora estou usando um pc com 2,2ghz e 1 gb de ram e no momento estou usando o Ubuntu 9.04 com LXDE, pois embora o Gnome rode bem com o LXDE ele fica mais rápido, mas eu queria mesmo instalar um sistema que já use o LXDE sem ter que colocar outro ambiente gráfico, me parece que o Mandriva tem mas somente se baixar a versão em DVD e no caso eu não tenho gravador de DVD nesta máquina.
fiquei contente quando saiu a noticia de que seria lançado o Lubuntu, baixei até o cd do mesmo mas não tem como instalar no HD, assim fiquei esperando o lançamento oficial que seria junto com o 9.10, mas nada aconteceu e parece que será apenas no 10.04, se vier mesmo pois não leio mais nada sobre o mesmo.