Autor Tópico: [Resolvido] Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]  (Lida 4399 vezes)

Offline marko_silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Galer asou novo na utilização do linux, porem gostei muito do linux ubuntu 9.10 porem to com problema no som, tenho o cd da placa mãe que é uma asus M3A78 e dentro deste cd tem os driver de som para linux porem não sei como fazer para instalar, alguem pode me ajudar neste caso???
Fico no aguardo e já agradecendo.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 10:36 por marko_silva »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2009, 13:35 »
Você precisa procurar no cd um "Readme" ou algo do tipo. Mas talvez isso nem seja necessário. Sugiro que você vá em Sistema > Preferências > Som e coloque lá tudo em "Alsa" e vê se funciona; ou tudo em "Pulse" e fazer o mesmo.

Offline marko_silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2009, 13:45 »
Amigo desculpe minha ignorancia mas como disse sou novo no linux e to aprendendo ainda porem este tipo de coisa não sei fazer ainda
Se piouder me indicar um tutorial ou mostrar um passo a passo pra mim eu agradeceria

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:43 »
Faça exatamente como eu disse: no painel superior, clique em Sistema > Preferências > Som. Um diálogo abrirá. Na primeira aba ("Dispositivos"), ponha todas as opções em "Autodetectar" (se já não estiverem) e clique no botão "Testar" ao lado, um por um (à exceção de "Captura de som"). Um som simples, semelhante a um sinal de telefone, deve ser executado; caso isso não ocorra, troque "Autodetectar" por "Servidor de Som Pulse Audio" e repita os testes; se ainda não der certo, troque todos por "Alsa" e teste novamente. Dando certo ou não, poste o resultado aqui. Boa sorte.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 22:09 por vinicius_aleao »

Offline marko_silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2009, 21:03 »
Amigo procurei em Sistema > Preferências > Som, porem abre uma janela (Preferencia de Som), cuja as abas são efeitos de som, hardware, entrada, saída e aplicativos, neste caso eu utilizo o ubuntu 9.10 e não tem está aba dispositivos.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:09 »
Ah, ok, desculpe. É que utilizo a versão Hardy Heron (8.04) então deve ser um tanto diferente mesmo. Mas o diálogo é esse mesmo e possivelmente, no seu caso, fica na aba "Hardware". O que interessa é que você tem que encontrar um lugar aí nessas preferências onde você possa escolher os dispositivos de reprodução e captura de som. Então faça os testes que eu recomendei e poste o resultado.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 22:11 por vinicius_aleao »

Offline marko_silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2009, 23:00 »
Já fiz todos os testes e consegui melhorar o som pelo terminal com um comando que peguei no readme na pasta dos drivers para linux, o comando foi o "alsamixer" ai consegui deixar do melhor jeito possivel pra mim e tbm pelo caminho que você me disse  na aba hardware deixei em 5.1 e melhorou muito o som melhor que no rwindows diga-se de passagem rsrsrs.
Bom cara vlw pela ajuda neste caso caso tenha mais alguma duvida ou enrrosco com o novo sistema operacional que escolhi e que achei o maxímo volto a postar aqui.
 VLw mesmo, obrigado. ;)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:00 »
Disponha! Que tal colocar um "Resolvido" lá no seu primeiro tópico?  ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como instalar driver de som a partir do cd do fabricante [Ajuda]
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2009, 14:02 »
Tópico trancado. Título irregular.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!