Autor Tópico: Minha casa está limpa. E a sua ?  (Lida 3028 vezes)

Offline scrpinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Minha casa está limpa. E a sua ?
« Online: 10 de Novembro de 2009, 15:57 »
Meu depoimento a toda a comunidade.

Vivo de computação gráfica desde 1994. Passei por vários sistemas operacionais por gostar de pesquisar e conhecer novas tecnologias. Na ordem cronológica: DOS, OS2/warp, Windows 3x que não era o.s., 95, 98, 2000, Mac os classic, Mac osX, XP, Vista.

Já são uns bons anos que venho acompanhando o uso de sistemas operacionais. Trabalho hoje em uma emissora de televisão usando softwares proprietários: Adobe, Autodesk e Microsoft. Em 2000 trabalhava em uma escola ministrando aulas de computação gráfica e nesta mesma escola começaram as formações dos cursos de linux, creio que era a distro conectiva não lembro bem. Instalei na época em um Compaq Celeron 500mHz, 512M ram, placa vídeo 8 Mega. O resultado foi excelente, porém como trabalhava exclusivamente com Photoshop e uso de linux ficou dedicado a um hobby.

Em 2000 comecei a trabalhar com o Maya que é um software de produção 3D na plataforma mac osX e acabei conhecendo um pouco mais a fundo o uso do mac osX e notei que toda a base desta excelente plataforma é sobre um "chassis" unix. Com o pequeno conhecimento anterior de linux as coisas ficaram muto mais fáceis para mim. Desde então só uso mac como máquina pessoal e de certa forma minha esposa e filhos acabaram sendo influenciados pelo meu uso. Tenho um compaq amd64 r3200 que comprei com XP legalizado, br office e tudo mais. Meu filho de cinco anos já gosta muito de jogos e sites de jogos e ele herdou ( coitadinho) este compaq para suas atividades.

Recentemente optei por instalar o ubuntu, no mesmo notebook compaq, como hobby novamente e me surpreendi positivamente com as vantagens das novas distros de linux em específico ubuntu 9.10. Tudo muito simples e intuitivo ( comparando com o conectiva de 9 anos atrás ), suporte a maioria dos drivers comuns. De vez em quando tenho que instalar e pesquisar algumas coisas novas pelo modo terminal , que eu acho mais rápido e divertido. Notém, como vivo a alguns anos do que os computadores me proporcionam, realmente me divirto ao usar terminal pois o começo de minha experiência foi assim no DOS. Tenho claramente a noção que usar terminal é apenas mais uma forma de comunicação com o s.o., da mesma forma que janelas, botões, mouse, teclado, tablet ou joystick. Cada um se adapta a uma forma.

Eliminei completamente o windows legalizado desta máquina e só vou ficar com o ubuntu. Meu garoto adorou o uso do instalador de softwares e pirou com a categoria jogos. Acho que ele já instalou todos... Eu passo horas tunado a máquina, sabem como é nerd, né?
Fico impressionado que algo desta qualidade e poder possa ter sido feito por pessoas que gratuitamente cederam o seu tempo para a comunidade. Realmente me fez pensar em vários valores que pretendo mostrar a meus filhos: open source, copyleft, creative comons, gnu, etc ...
Moral da história. Minha casa está limpa. Nada da microsoft, nem hotmail usamos mais.

Mac osX e ubuntu é o que hoje eu acho de melhor. Na empresa ainda tenho que trabalhar aturando o vista, que realmente não é ruim só não é sério é algum tipo de pegadinha da microsoft, mas ainda creio que as coisas podem mudar com o passar do tempo.

Parabéns a todos os participantes desta comuniade e muito obrigado por me ensinar um conceito novo que pude dividir com meus filhos:
"Podemos ser livres". Realmente isso é o que temos de melhor nesta plataforma.






Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Minha casa está limpa. E a sua ?
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2009, 16:24 »

Bem-vindo ao fórum, seu filho já conhece este site:  http://www.ubuntugames.org/   ?
Usuário Linux- 449417

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Minha casa está limpa. E a sua ?
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2009, 18:13 »
 Realmente existem muitas vantagens em usar um software livre, além dos custos claro.
 Aqui na distribuição Ubuntu existem ótimos jogos, não sei quem disse que Linux não foi feito para "gamers", quem afirmou não conhecia o Ubuntu . ;D
 Mas nem só de jogos vive um sistema, apesar de não haver muito suporte de grandes empresas de softwares proprietários há muitos softwares bons e gratuitos.
 Realmente o Linux surpreende quem o testa com "vontade" de entende-lo.
[]'s 

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Minha casa está limpa. E a sua ?
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2009, 15:52 »
Muito bom seu relato. Parabéns.

Passei por algo parecido, meu primeiro pc foi um XT onde os HD eram em KB ainda. kkkk
Logo passei por todos esses SOs, do DOS até Windows, cheguei a mexer um pouco em conectiva em um curso de informática onde eu trabalhava. Menos os MACs que ainda ñ tive a oportunidade ($$$$) de usar. rs

A uns 6 meses meu PC (engonhado e emacumbado pela minha ex) queimou, ferrou HD, Processado Placa mãe (tudo de uma vez só), comprei um que vinha com linux (eu ja tava querendo largar o Piratex a anos, mas o vício não deixava :(). Daí resolvi deixar só ele e até agora ñ senti falta do Win.

No trabalho tenho q usar o XP, pois desenvolvo em ASP 3.0 (eca, antes fosse o .NET) junto com SQL Server 2005. Mas ja li a respeito do SQL no Linux, só ñ tive coragem de encarar ainda. kkkkk

Fica aí + um depoimento que espero que colabore com a comunidade

UA,
Cálcio