No embalo dessa sugestão, apresento outra: a eliminação de mensagens desnecessárias.
Creio que há tópicos, como os da Bodega, por exemplo, em que se pode falar muito e descompromissadamente. Mas outros tópicos, como o super-hiper-ultra-mega-importante sobre sources list, deveriam ser bem enxutos, apenas com mensagens que acrescentam ou elucidam o que é relacionado ao assunto principal. Mensagens como elogios, dúvidas já sanadas na edição do post principal, brincadeirinhas, etc., deveriam ser eliminadas, para facilitar a consulta dos usuários. Se um sujeito está desesperado para resolver seu problema com sources list (para ficar apenas nesse exemplo), deve ser uma tortura passar por várias mensagens que nada lhe acrescentam.
Assim, minha sugestão é esta: em tópicos cruciais, fundamentais, que fossem eliminadas as mensagens desnecessárias, acrescentando ao post principal, quando for o caso, alguma informação importante encontrada numa mensagem a ser deletada.
Sei que isso daria um pouco de trabalho aos moderadores/administradores, mas, penso eu, o fórum ficaria mais enxuto e as respostas seriam mais facilmente encontradas.
Não sei se a diminuição de mensagens causa algum prejuízo na classificação dos usuários (há fóruns em que o sujeito é "promovido" só pela quantidade de mensagens que manda, não importando de que tipo ou grau de utilidade...), porém creio que vale a pena o sacrifícil pelo bem da comunidade toda, especialmente dos novatos.
É isso.