Autor Tópico: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!  (Lida 9325 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Online: 15 de Novembro de 2009, 20:45 »
Recentemente eu adquiri uma XFX HD4850 de 1GB de RAM e 256bits. Ela pode ser vista aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58971.0.html


Muito bem, lembram daquele tempo em que instalar drivers da ATI no Linux era um verdadeiro parto, onde você nem sabia qual seria o sexo da criança?
Sem falar na qualidade do Driver ATI para Linux...

Pois bem, isso tudo mudou muito! E para melhor!!! Não está perfeito ainda mas as melhoras foram significativas.

A seguir vou colocar o "Tutorial completo" de instalação do Driver proprietário da ATI para a placa HD4850:

Visite o site www.amd.com

Logo na sua direita você vai escolher:

Categoria de Componente = Placa de Video > Sistema Operacional = Linux X86_64 (no meu caso) > Linha de Produto = Radeon > Modelo de Produto = ATI Radeon 4800 Series (no meu caso). E clique no botão "Ver Resultados"

Aguarde a abertura da página com o respectivo Driver apropriado para o seu modelo de placa de Video.

No meu caso era a versão Catalyst 9.10 (igual a do Windows 7 que venho usando em Dual Boot no PC). São 83MB de Download.

No meu caso que estou com Discada, foram cerca de 4 horas!!!  :-[

Atente para o fato de haver um Link em Inglês com as instruções de instalação do Driver, um pouco acima de onde você vai clicar para fazer o Download do Driver. Minha sugestão é de que vocês baixem e leiam o arquivo em PDF bastante ilustrado e completo sobre todo o processo de instalação!


Muito bem, com o Driver em seu PC, abra o terminal como Root e navegue até pasta onde você baixou o Driver e vamos ao primeiro comando no terminal para instalar o Driver em modo gráfico!:

#sh ./ati-driver-installer-9-10-x86.x86_64.run

A seguir vai paracer uma tela de boas vindas onde você pode escolher entre as opções de instalar o Driver no seu PC ou Gerar um Driver para posterior instalação em outra máquina!!!  ;)

Escolhi a primeira opção!

Aceite o contrato, clique em instalação automática e aguarde o processo de instalação terminar!

Se tudo correu bem, o próprio instalador te avisa que a instalação foi completada!

Agora voltemos ao terminal como Root para o segundo comando de instalação/configuração do referido Driver. Segundo o manual, esse segundo comando vai depender da sua versão do Xorg!

No meu caso foi:

/usr/bin/aticonfig --initial


Reinicie o seu PC!!!

Se tudo correr bem você estará diante do GDM ou KDM do seu Ubuntu/Kubuntu!


Aqui correu tudo bem, vejam a prova do crime:





Notaram algo de diferente?



Bom, vamos a parte da pergunta que não quer calar. Afinal, o desempenho do Driver presta?

No meu PC ficou assim, o Boot agora demora mais pra chegar no GDM, a barrinha continua a ser preenchida rapidamente, mas quando ele chama a parte gráfica custa mais tempo para aparecer o GDM. Depois que coloco a senha, para entrar na área de trabalho do Gnome a coisa tá quase igual, ficou só um pouco mais demorada.

A qualidade de imagem melhorou em relação ao Driver livre. As cores estão mas vívidas e a definição das imagens melhorou também. A noção de profundidade também melhorou. Mas entendam que todas essas melhoras não foram muito grandes em relação ao Driver livre.

Agora o Compiz e seus efeitos funcionam. Não testei todos eles, mas o desempenho do sistema cai com ele ativo, assim como cai o desempenho quando ativo o Aero no Windows 7.

A pré-vizualização de fotos e vídeos no Nautilus melhorou demais, essa sim é uma diferença bastante sentida por mim. O picasa mostra muito mais rápido as fotos agora. E quando vai indexar novas fotos, sua velocidade aumentou também.

Não testei com jogos ainda!!! Desculpem, mas praticamente não jogo no Linux!

Posso fazer alguns testes mais tarde!


Era isso pessoal!
Té+

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2009, 21:51 »
no terminal digita glxgears e posta os resultados...

vamos ver os frames per segundo;;;

e sim, pliss, joga jogos nele, pliss.......
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2009, 09:29 »
no terminal digita glxgears e posta os resultados...

vamos ver os frames per segundo;;;

e sim, pliss, joga jogos nele, pliss.......

A saída do comando foi essa:



Tá bom assim? É muito ou é pouco?


Quais jogos para testar?

Nexuiz? Warsow?

Sugestões?

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2009, 13:44 »
alêm dos jogos que citou, o demo do doom 3.. alguns jogos novos via wine/cedega, caso tenha.. e consiga roda-los.

sobre a saida do glxgears, eu num tenho certeza, mas acho que sua placa faz pelo menos o dobro desse valor ( se eu estiver errado esculpe, vou procurar na net se acho uma mádia para sua placa.... )
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2009, 20:22 »
galactus

Tenho um amigo que montou um novo pc com essa placa gráfica.

Funciona tudo bem, compiz uma maravilha, isso com os drivers do próprio sistema, sem ser o do site.
Mas na hora de filmar o desktop, ai a coisa fica feia, trava, nada tão escandaloso, mas a filmagem fica uma porcaria.
Queria saber se vc testou filmar já que vc pegou o driver do site, pra saber se vale a pena ou não pra mim atualizar o dele.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2009, 01:21 »
galactus

Tenho um amigo que montou um novo pc com essa placa gráfica.

Funciona tudo bem, compiz uma maravilha, isso com os drivers do próprio sistema, sem ser o do site.
Mas na hora de filmar o desktop, ai a coisa fica feia, trava, nada tão escandaloso, mas a filmagem fica uma porcaria.
Queria saber se vc testou filmar já que vc pegou o driver do site, pra saber se vale a pena ou não pra mim atualizar o dele.

Abraço.

Então, vou dar uma olhada e logo te digo. Não tinha pensado nisso!

Quanto aos jogos, eu agora to com conexão discada, só para instalar os dois jogos que falei logo acima, são 583MB de Downloads!!! Fica muito complicado!!!

Mas eu testei o Caw Of Dutty 1 via Wine, e comparei ele com o Windows. Rodou super-bem, o carregamento das fases é mais rápido no Ubuntu que no 7, consegui jogar com tudo no máximo nos dois. O que notei de realmente diferente foi que no Linux consigo mais brilho que no 7. Por padrão as imagens são bem mais escuras no Windows 7 e no geral consegui mais qualidade de imagem no Ubuntu que no 7. Mas a fluidez do jogo é maior no Windows 7 que no Ubuntu. Contudo dá para jogar muito bem no Ubuntu.

Vou testar o lance da gravação, depois conto o que virou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2009, 15:28 »
Fiquei na curiosidade que também troquei meu pc, inclusive se parece muito com o teu, até a fonte é corsair, mas é de 520w.
Somente mantive minha placa de vídeo, e antes no outro pc, esse glxgears, não chegava a 10 mil, agora com a troca geral, fiquei até surpreso.
Fiz o teste sem compiz e com compiz ativado, mas engraçado que não aparece para mim os FPS!!! Depois vou pedir para meu amigo fazer também já que o dele é o mesmo processador que o meu.

Teste sem compiz

Teste com compiz

Com compiz, rodando um vídeo e fazendo o cubo, caiu pra 25 mil, mesmo assim mais que o dobro de antes  :P

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2009, 17:21 »
PRSC, usei o Gtk MyDesktop Recorder e consegui gravar o meu Desktop normalmente a 15FPS. Fui aumentando o FPS para ver o que dava. Deu Lag com 30FPS, mas nada de travar o sistema.
Acho que nada impede de você atualizar o Driver do seu amigo, se você seguir as instruções do instalador vai ver que pode desinstalar se algo der errado, ele inclusive cria um Xorg de backup caso a "caca" seja grande demais! Hehehehe

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2009, 20:09 »
: PRSC

testa glxgears no pc do seu amigo, para vermos a média e comparar os drives ( ta é meio sem sentido por termos outros fatores que agregam ou não... ) mas faz isso?
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2009, 21:14 »
Aqui está o glxgears do meu amigo, que tem o mesmo processador, mesma quantidade de memória.

Sem compiz

Com compiz

Baixei o driver de video do site, e adivinha, desinstalei o driver antigo, e não inicializou mais hehehe.
Tentando dar um startx, me vem a mensagem que falta o fglx, acho que é isso, tentei instalar, diz que não consegue achar o pacote, isso tudo na tela preta.

Acho que vou ter reinstalar o ubuntu dele, ai já jogo o driver do site direto.

Se souberem como posso recuperar ajudaria, senão amanhã cedo já estou indo e reinstalando tudo.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2009, 21:04 »
Tive que reinstalar mesmo o ubuntu, pior que o 9.10 não conectava nem em live cd, então instalei o 9.04.
Instalei o driver ati do site, mas o desempenho da máquina não ficou bom.

Olhem o glxgears

Sem compiz

E agora o drama, com compiz o sistema chega a travar, tive que desligar 3 vezes pelo botão do gabinete.

Com compiz

Notem que o terminal chegou a escurecer, e baixou os fps drasticamente.

Posso até fazer outro teste, colocando o driver do próprio sistema, mas como removo dessa vez com segurança? Agora fiquei com o pé atrás :-\

Se eu conseguir descobrir porque não conectava, posso até instalar novamente o 9.10, que pelo menos o driver do sistema ficou bom, compiz sem travar.

Acho que a ATI ainda tem um pequeno chão pra melhorar para nós.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2009, 23:25 »
Uma pergunta:

Estou pensando em comprar uma Radeon 4870 1024-256.

Recentemente  ajudei um amigo a colocar o ubuntu e windows 7 no seu computador. Apos ter feito as instalações e atualizações necessárias, percebi que ainda faltava os drivers da placa de video, no caso é uma Geforce 8500GT. Mas ao tentar ativar os efeitos do Compiz, o ubuntu disse que não era possível ativar os efeitos porque não tinha os drivers. MAs de imediato, ele já buscou e instalou automaticamente sem precisar acessar o site da NVidia pra fazer o donwload do drive. Por sinal ficou muito bom.

Isso não acontece com as placas da ATI ?
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD4850 no Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:29 »
Uma pergunta:

Estou pensando em comprar uma Radeon 4870 1024-256.

Recentemente  ajudei um amigo a colocar o ubuntu e windows 7 no seu computador. Apos ter feito as instalações e atualizações necessárias, percebi que ainda faltava os drivers da placa de video, no caso é uma Geforce 8500GT. Mas ao tentar ativar os efeitos do Compiz, o ubuntu disse que não era possível ativar os efeitos porque não tinha os drivers. MAs de imediato, ele já buscou e instalou automaticamente sem precisar acessar o site da NVidia pra fazer o donwload do drive. Por sinal ficou muito bom.

Isso não acontece com as placas da ATI ?

Um mês depois hehehe.

Ele instala também, porém já tive a segunda constatação que o driver ATI ainda não está bom.
Atualizei um pc, que tem um hd 3800 se não me engano, o compiz não funcionou, e vi no sistema certos travamentos, bem pequenos, coisa que aqui na minha máquina não tem "Placa nvidia".
Acho que está na questão de sorte para quem tem ATI, mas anda caminhando para melhoras.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511