Recentemente eu adquiri uma XFX HD4850 de 1GB de RAM e 256bits. Ela pode ser vista aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58971.0.htmlMuito bem, lembram daquele tempo em que instalar drivers da ATI no Linux era um verdadeiro parto, onde você nem sabia qual seria o sexo da criança?
Sem falar na qualidade do Driver ATI para Linux...
Pois bem, isso tudo mudou muito! E para melhor!!! Não está perfeito ainda mas as melhoras foram significativas.
A seguir vou colocar o "Tutorial completo" de instalação do Driver proprietário da ATI para a placa HD4850:
Visite o site
www.amd.comLogo na sua direita você vai escolher:
Categoria de Componente = Placa de Video > Sistema Operacional = Linux X86_64 (no meu caso) > Linha de Produto = Radeon > Modelo de Produto = ATI Radeon 4800 Series (no meu caso). E clique no botão
"Ver Resultados" Aguarde a abertura da página com o respectivo Driver apropriado para o seu modelo de placa de Video.
No meu caso era a versão Catalyst 9.10 (igual a do Windows 7 que venho usando em Dual Boot no PC). São 83MB de Download.
No meu caso que estou com Discada, foram cerca de 4 horas!!!
Atente para o fato de haver um Link em Inglês com as instruções de instalação do Driver, um pouco acima de onde você vai clicar para fazer o Download do Driver. Minha sugestão é de que vocês baixem e leiam o arquivo em PDF bastante ilustrado e completo sobre todo o processo de instalação!
Muito bem, com o Driver em seu PC, abra o terminal como Root e navegue até pasta onde você baixou o Driver e vamos ao primeiro comando no terminal para instalar o Driver em modo gráfico!:
#sh ./ati-driver-installer-9-10-x86.x86_64.runA seguir vai paracer uma tela de boas vindas onde você pode escolher entre as opções de instalar o Driver no seu PC ou Gerar um Driver para posterior instalação em outra máquina!!!
Escolhi a primeira opção!
Aceite o contrato, clique em instalação automática e aguarde o processo de instalação terminar!
Se tudo correu bem, o próprio instalador te avisa que a instalação foi completada!
Agora voltemos ao terminal como Root para o segundo comando de instalação/configuração do referido Driver. Segundo o manual, esse segundo comando vai depender da sua versão do Xorg!
No meu caso foi:
/usr/bin/aticonfig --initial
Reinicie o seu PC!!!
Se tudo correr bem você estará diante do GDM ou KDM do seu Ubuntu/Kubuntu!
Aqui correu tudo bem, vejam a prova do crime:
Notaram algo de diferente?
Bom, vamos a parte da pergunta que não quer calar. Afinal, o desempenho do Driver presta?
No meu PC ficou assim, o Boot agora demora mais pra chegar no GDM, a barrinha continua a ser preenchida rapidamente, mas quando ele chama a parte gráfica custa mais tempo para aparecer o GDM. Depois que coloco a senha, para entrar na área de trabalho do Gnome a coisa tá quase igual, ficou só um pouco mais demorada.
A qualidade de imagem melhorou em relação ao Driver livre. As cores estão mas vívidas e a definição das imagens melhorou também. A noção de profundidade também melhorou. Mas entendam que todas essas melhoras não foram muito grandes em relação ao Driver livre.
Agora o Compiz e seus efeitos funcionam. Não testei todos eles, mas o desempenho do sistema cai com ele ativo, assim como cai o desempenho quando ativo o Aero no Windows 7.
A pré-vizualização de fotos e vídeos no Nautilus melhorou demais, essa sim é uma diferença bastante sentida por mim. O picasa mostra muito mais rápido as fotos agora. E quando vai indexar novas fotos, sua velocidade aumentou também.
Não testei com jogos ainda!!! Desculpem, mas praticamente não jogo no Linux!
Posso fazer alguns testes mais tarde!
Era isso pessoal!
Té+