Autor Tópico: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro  (Lida 25587 vezes)

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Online: 21 de Novembro de 2009, 20:20 »
Companheiros,

Após tantas tentativas de configurar meu modem 3G Huawei E156B Claro por comando de linha no Terminal, consegui a solução simples, baseado na resposta de um companheiro nosso aqui do Fórum.

Segue:

Ao criar a conexão de Banda Larga Móvel, utilize os valores default;
Clique na aba Configurações IPv4, selecione o método: Somente endereços (PPP) automáticos e substitua os valores de Servidores DNS: 208.67.222.222, 208.67.156.156

Note que nas duas últimas casas do DNS Secundário, 208.67.156.156, o número é equivalente ao modelo do meu modem, E156B. Portanto, se o modem for de um modelo XYZ, seu DNS Secundário será 208.67.XYZ.XYZ

O número de discagem deve permanecer como *99#

Consegui um desempenho de navegação bem melhor que no Win XP, onde meu 3G parece "Internet Discada" e precisa de acelerador.


Viva o Ubuntu, viva a mobilidade do 3G!
Abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2009, 22:40 »
Ao criar a conexão de Banda Larga Móvel, utilize os valores default;
Clique na aba Configurações IPv4, selecione o método: Somente endereços (PPP) automáticos e substitua os valores de Servidores DNS: 208.67.222.222, 208.67.156.156

Note que nas duas últimas casas do DNS Secundário, 208.67.156.156, o número é equivalente ao modelo do meu modem, E156B. Portanto, se o modem for de um modelo XYZ, seu DNS Secundário será 208.67.XYZ.XYZ

Olá kentk135,

Isso não tem nada a ver, foi apenas coincidência. Aliás, até onde eu sei, esse segundo DNS está até errado, os DNS do OpenDNS são 208.67.222.222 e 208.67.220.220. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2009, 02:38 »
Ok,

Isso é verdade, acabei de confirmar. Mas meu modem que é E156B só conecta se eu usar o 208.67.156.156, do contrário é aberta uma caixa de diálogo referente ao modelo 220 que me pede uma senha que não faço idéia de qual é.

Agradeço a observação, sou usuário iniciante do Ubuntu e é sempre bom poder contar todos.

Sucesso!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2009, 11:32 »
A caixa de diálogo deve ser da carteira do sistema, onde são guardadas as senhas de acesso. Aí, vale a que você cadastrou, ao criar a carteira.

Pode ser também a sua senha, necessária pra liberar acesso administrativo no Ubuntu.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline owas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2009, 12:52 »
Tenho esse modem da Claro e uso o Ubuntu 9.10 num notebook Positivo V43, fiz a configuração normal e nas configurações IPv4 deixei como "Automático "PPP"" e tá funcionando 100%, testei colocar os DNS citados e não senti nenhuma diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:16 »
sortudo, hein?  ;D

tá funcionando redondinho? teve problemas pra fazer a detecção inicial do modem?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline owas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:37 »
"tá funcionando redondinho? teve problemas pra fazer a detecção inicial do modem?"

Cara, quando comprei o modem ainda falei pra minha esposa que seriam "umas horinhas" pra botá-lo pra funcionar no ubuntu, fiquei até sem graça ao plugá-lo no notebook e não ter trabalho nenhum, somente criar a conexão, meu kernel é o 2.6.31-16, atualização acho que de um dia antes de comprar o modem.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2009, 23:07 »
Citar
atualização acho que de um dia antes de comprar o modem.
Ah, não vale, vc tem outra conexão pra atulizar seu sistema...  :D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2009, 18:35 »
Eu tenho um modem Huawei E220 (da Claro) e tentei "n" dicas de todos os tipos (desde o script do Morimoto no Guia do Hardware até o open3G, com mais uns 3 ou 4 outras, incluindo o driver da Vodafone) e em todas elas, às vezes, dava certo mas depois parava de funcionar e não havia jeito de voltar a conectar. Às vezes conectava mas não navegava.

Aí, tentei esta dica do kentk135 mas usando os endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220 (ou seja, troquei o 156 por 220, que é o modelo do meu modem). Coincidência ou não, funcionou.

Ainda tem um probleminha que, de vez em quando, o Ubuntu não reconhece o modem e, no network manager, não me abre a opção mostrando a conexão que criei para o modem. Aí, eu plugo e desplugo o modem 1 ou 2 vezes e ele acaba sendo reconhecido (não é problema do modem nem da interface USB porque no Windows XP isto nunca acontece -- é só plugar o modem que ele é reconhecido na hora e posso clicar imediatamente em "conectar"). É chato pacas mas, pelo menos, está funcionando e quando estou me deslocando não preciso usar o Windows como fazia antes de aplicar esta dica.

Valeu!

(E se alguém tem alguma outra dica do porquê o modem não ser reconhecido vez ou outra, agradeço.)

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2009, 20:16 »
Citar
Aí, tentei esta dica do kentk135 mas usando os endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220 (ou seja, troquei o 156 por 220, que é o modelo do meu modem). Coincidência ou não, funcionou.
Pô bacana, você ainda acredita que o OpenDNS iria criar um servidor pra cada modelo de modem criado pela Huawei???  ::)

Agora alguém me diz como é que vai se fazer quando a Huawei lançar o modem "E300J", hein???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2009, 18:58 »
Citar
Aí, tentei esta dica do kentk135 mas usando os endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220 (ou seja, troquei o 156 por 220, que é o modelo do meu modem). Coincidência ou não, funcionou.
Pô bacana, você ainda acredita que o OpenDNS iria criar um servidor pra cada modelo de modem criado pela Huawei???  ::)

Agora alguém me diz como é que vai se fazer quando a Huawei lançar o modem "E300J", hein???

Como eu disse, "coincidência ou não". Provavelmente não tem nada a ver mas, como funcionou, usei o famoso princípio do software: "se está funcionando, não mexa!". Nem pensei em tentar outro endereço porque eu já estava apanhando há 2 dias para tentar colocar esse modem para funcionar no Ubuntu (no Windows funciona sem complicação). Como eu já disse no outro post, já havia tentado pelo menos 6 sugestões que vi na web e aqui no fórum e nada funcionou. Aí, como esta dica do endereço funcionou, deixa quieto que está mais que ótimo!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2009, 11:21 »
zekkerj,

criei "coragem" e resolvi testar com outros DNS. Além dos dois que eu estava usando e que cite aí em cima (208.67.222.222 e 208.67.220.220) testei outros 2 pares de endereço que achei pesquisando dns+claro no Google. Testei com
  • 200.169.116.23 e 200.169.117.252
  • 200.169.119.22 e 200.169.117.22
Estes também funcionaram.

Mas com qualquer destes endereços acontece uma coisa meio chata.

Em primeiro lugar, eu preciso dar o boot com o modem conectado. Se ele não estiver conectado no boot, ele não mostra a conexão de banda larga móvel como disponível para que eu clique e ele conecte. Só rebootando para que ela apareça.

Em segundo lugar, mesmo quando eu dou o boot com o modem conectado, acontece o seguinte:

Ele mostra a conexão como disponível. Aí, eu clico nela e ele conecta. Só que, na maioria das vezes, poucos segundos depois ele desconecta por si mesmo e a conexão não aparece mais como disponível (simplesmente não aparece, ou seja, ele nem mostra que ela existe, disponível ou não). Aí, se eu desplugar o modem e plugá-lo de novo na USB, ele a mostra novamente como disponível e, aí sim, quando clico nela ele conecta e não desconecta mais.

Alguém tem ideia de alguma causa possível para esse comportamento mais que estranho?

Não me causa muitos transtornos porque sempre acabo me conectando mas gostaria de entender o que acontece e resolver.

Um abraço e obrigado.

Editando em 16/02/2010: Depois de quase dois meses usando o modem, nem tudo o que eu disse no post continua igual:
(1) no meu notebook, não precisei colocar os endereços. Na aba "Configurações IPV4" deixei a opção em "Automático PPP" e também funciona.
(2) o problema do Ubuntu não reconhecer o modem se ele não estiver plugado na USB antes de dar o boot é intermitente. Às vezes ele reconhece e às vezes não. Aí, se ele não reconhece, tenho que dar o boot com ele conectado.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 15:15 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1