Autor Tópico: Instalaçao da internet via Radio  (Lida 4157 vezes)

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Instalaçao da internet via Radio
« Online: 05 de Maio de 2006, 11:50 »
Ola pessoal, meu problema é o seguinte:

Tenho uma maquina com linux que recebe sinal da internet via Rádio e distribui em uma rede windows.
O pessoal que instalou a maquina colocou o linux sem o modo grafico. Quando ligo a maquina so fica em
Login:
Password:

Bem, nao tenho acesso a maquina, nao me passaram senha, nada (apesar da maquina ser minha).
Gostaria de instalar uns programas que vi sobre monitoramente de rede, ou um programa que faça controle de banda, etc.
Na realidade gostaria de instalar o ubuntu e ter total acesso a maquina.
Nao tenho grandes conhecimentos do linux, alias, quase nada. Ja instalei o ubuntu em outra maquina, mexo um pouco, ja consegui instalar amsn, firefox, cedega, alguns jogos, enfim, com ajuda desse forum da para mexer um pouco, pois ja resolvi alguns problemas.

Gostaria de saber se colocando a placa de rede que está no servidor da internet no computador que coloquei o ubuntu, tem como acessar a internet. Nao sei se tem que colocar algum programa especifico com a numeraçao da placa da internet (acredito que o meu provedor deva liberar o sinal por alguma numeraçao na placa).

Tem um cara aqui na cidade (interior do Ceara), que manja muito de linux e diz que dar pra fazer. Mas ele é daqueles sabidoes que botam uma maior dificuldade para ajudar e que nao quer descer do pedestal onde está.

Conto com a ajuda de voces.
Andre.

Offline Zek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Instalaçao da internet via Radio
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2006, 13:44 »
Andre,

 Pelo q vi vc esta num mato e sem cachorro. Bem qto ao fato de vc pegar a  placa q esta no micro conectando ao provedor e instalar em outro micro, não haverá problema com o provedor, pois acredito que ele esteja controlando o usuarios 'pendurados"  na rede wireless através do endereço fisico da placa de rede (MAC).
 Então vc poderá instalar o Ubuntu nesta maquina onde vc quer instalar a placa e seja feliz.
 Configure,  e lembre-se , antes de desinstalar a placa de rede do micro anote o seguinte:
IP=
Mascara=
Gateway=
DNS=

 pois vc precisará para colocar na configuração da placa  no Ubuntu.
 Se for isto que entendi, boa sorte.

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Instalaçao da internet via Radio
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2006, 14:59 »
Amigo Zek,

Alegro-me em ver um luz no final desse tao grande tunel.
Me ajuda em mais uma coisa: Como ver o Mascara, Gateway e DNS da maquina se nao tenho acesso a ela.

Sei o IP dela, pois dessa maquina que estou consigo pingar nela. E o restante, como vejo?
Outra coisa, vou precisar de driver da placa da internet?

Andre.

Offline Zek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Instalaçao da internet via Radio
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2006, 17:18 »
Opa,

  se vc sabe o ip ja fica mais facil, o resto basta pedir pro pessoal do provedor que eles passam. Qto ao drive  procure ver o nome da placa  se naõ consiguir pelo menos o endereço MAC que como disse  é o endreço fisico dela e geralmente vem na etiqueta que fica na outra face da placa. Ou,  ja que vc  conseque pingar o ip da placa , digite no prompt dos DOS pelo windows :

arp -a

 e etão aparecerá o ip dela  com o endereço MAC, com ele posso descobrir o fabricante, também no chipset (o chip da placa, geralmente o maior) vem dizendo quem é, por ex: RTL81xx).

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Instalaçao da internet via Radio
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2006, 18:17 »
00-50-2c-08-d5-dc esse é o MAC conseguido pelo comando que voce passou

O resto vou ter mesmo que ligar para o provedor? É quase certo eles botarem "um boneco" grande para informar. Mas vou tentar.

Obrigado Zek.