Boa Noite!
Recentemente instalei o Ubuntu 9.04 e apanhei um bom tanto na hora do particionamento do HD, tendo que reinstalar windows duas vezes.
Ocorre que no Ubuntu 9.04 meu note não reconheceu drivers de rede entre outros. Sábado testei o livecd do 9.10 e tudo corrigido, fui então instalar o Ubuntu e achei que já não teria problemas com o particionamento de HD maaas... acabei de reinstalar o windows pela terceira vez e aqui estou...
Vamos lá, primeiramente tenho um netbook 1005-ha da asus com HD de 160 GB, ocorre que este pc já vem com quatro partições primárias:
- sda1 para o windows
- sda2 para arquivos
- sda 3 para reinstalação do windows
- sda 4 um espelho no caso de recuperação do sistema (que tem me sido muito útil, hehehe)
Como o máximo que o pc aceita são quatro partições primárias o que eu gostaria de fazer:
1) Diminuir a sda1 para 30 GBs (ntfs)
2) Transformar a sda2 em partição estendida e a partir disso
2.1) Destinar 10 gb para o diretório raiz: / (ext3)
2.2) destinar 29 gb para os arquivos linux: /home (ext3)
2.3) destinar 1024mb para swap
2.4) destinar 90 gb para arquivos pessoais que possam ser acessados tanto do windows quanto do linux... (aqui começam meus problemas)
a) Para que os arquivos possam ser acessados tanto do windows quanto do linux o sistema de arquivos tem que ser FAT32 né!?
(Eu estava na dúvida entre NTFS e FAT32, mas quando fui criar a partição só tinha a opção FAT32, não sei se porque NTFS tem que ser partição primária)
b) Após criada todas as partições quando eu clico em avançar aparece uma mensagem que eu não escolhi o ponto de montagem da partição sda6 e que se eu não fizer isso ela não será reconhecida. Se eu coloco só "/" aparece que não é possível continuar porque o diretório raiz tem que ter extensão ext3; se eu coloco /win ou /lin, por exemplo, instala só que a partição aparece no windows mas não aparece no linux.
Então, encarecidamente, quem puder me ajudar nesta peleia, grato.
PS: Eu lembro que quando eu instalei o Ubuntu 9.04 que eu descobri esse lance de partição estendida, até então nunca tinha tido mais do que quatro partições... e no guia que eu achei na net explicava como configurar os pontos de montagem da partição, mas dessa vez vasculhei tudo e não achei...