Autor Tópico: Samsung patrocina desenvolvimento do Enlightenment  (Lida 1177 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Samsung patrocina desenvolvimento do Enlightenment
« Online: 24 de Novembro de 2009, 04:29 »
Citar
A Samsung anunciou na semana passada um novo sistema operacional para portáteis, o Bada, sem dar detalhes sobre como seria sua interface. Mas algumas evidências concretas começam a aparecer e mostram que já podemos ter uma ideia sobre o futuro do sistema. Em suma, a Samsung está patrocinando o projeto Enlightenment. Já sacou?

O líder do projeto Enlightenment, Carsten "Rasterman" Haitzler, anunciou no site oficial do projeto que o mesmo está trabalhando com uma das cinco maiores indústrias de eletrônicos do mundo, e de fato, não somente trabalhando junto, mas sim há um vínculo de patrocínio desta empresa para com o desenvolvimento da interface Enlightenment e de sua biblioteca, a Enlightenment Foundation Libraries (EFL).

Não obstante, Rasterman soltou a frase: "isso significa que é provável que você veja dispositivos eletrônicos de alta qualidade executando as mesmas coisas que você usa no seu desktop. Isto significa que como um desenvolvedor as mesmas bibliotecas e API's estarão lá, prontas para usar (...). Você mesmo pode começar o seu desenvolvimento antecipadamente. Use o Elementary, Evas, Edje, Ecore, IIT, Eina, e assim por diante, e use um design para uma tela pequena com um 'dedo' e um teclado mínimo".

Não há menção a nomes, mas o Phoronix descobriu que realmente se trata da Samsung Eletronics. A primeira confirmação pública pode ser encontrada nos logs do projeto, onde um editor de arquivos edje foi liberado, de autoria da Samsung, e lançado sob GPLv3. O Phoronix também recebeu confirmação por escrito da empresa.

Então, pelo visto, a interface do Bada certamente será baseada no Enlightenment e em suas bibliotecas EFL.

Via Guia do hardware http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-11/4B057BB0.html

Wow... O Enlightenment que antigamente chocava a todos com uma interface riquíssima usando recursos irrisórios foi ficando cada vez mais de lado, mas agora com uma grande empresa patrocinando podemos torcer para um desenvolvimento mais acelerado e quem sabe finalmente um E17 estável.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Samsung patrocina desenvolvimento do Enlightenment
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2009, 06:54 »
Muito legal,

É bom saber que as empresas jas estão olhando o linux e seus ambientes graficos de de outra forma, isso é muito bom para o mundo opensource, por que incoraja outras empresas que muitas das vezes até quer desenvolver algo ou patrocinar um programa aqui ou outro ali, mas ficam com medo, tendo grandes empresas como ja temos, como por exemplo, IBM, Sansung, Nokia etc.
Acho que a adoção do linux para pessoas comum não está muito longe de acontecer, tendo em vista que eles ja usas e nem sabem (smartfones com sybian, android).