Autor Tópico: Problema/Dúvida com terminal e X server  (Lida 837 vezes)

Offline erickpiloto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problema/Dúvida com terminal e X server
« Online: 25 de Novembro de 2009, 14:13 »
Boas,

Estou procurando aprender mais sobre o modo texto do linux. Para isto, estou usando direto o terminal (dando Ctrl+Alt+F1...F6) do meu Intrepid, só que estou tendo um probleminha que está me impossibilitando de maximizar esta experiência.

Qualquer programa que eu chamo do terminal, por exemplo o comando "display imagem.jpg" retorna o seguinte erro:

"display: unable to open X server"

Sendo que o modo gráfico já está rodando....

Quando eu alterno pro modo gráfico (Ctrl+Alt+F7) e abro o terminal, o comando funciona blz... a foto abre em uma nova janela.

Desculpem minha ignorância, mas não é possível rodar "chamar" nenhuma aplicação gráfica pelo terminal acessado pelo atalho Ctrl+Alt+F1a6 ???
Por exemplo, pelo modo gráfico, abro o terminal e chamo o nautilus e ele abre. Pelo outro terminal, dá o mesmo erro... Não é possível abrir o nautilus por lá (Ctrl+Alt+F1a6)????

Qual é a graça de usar um terminal que eu não consigo visualizar ao menos uma foto?
Ouvir musicas, Navegar, msn, queimar mídias, já está tudo dominado no modo texto... mas não estou conseguindo abrir estas imagens....

Ah....
dá o mesmo erro quando eu tento, por exemplo, abrir o links2 com suporte a imagens.... (com o comando: links2 -g)...

Alguém pode me explicar como funciona isto ao certo, pois após um dia perdido no google, não dei conta de achar alguma explicação. Deve ser burrice minha mesmo.

Desde já, agradeço!