Autor Tópico: Vale a pena migrar de Windows para Linux?  (Lida 10560 vezes)

Offline diegos16

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Vale a pena migrar de Windows para Linux?
« Online: 25 de Novembro de 2009, 18:02 »
Pessoal,

Trabalho com desenvolvimento de sites e gostaria de saber se vale a pena sair do Windows e adotar o Linux como sistema principal, quase não tenho experiência com linux e conheço pouco da história e não sei se hoje o Ubuntu 9.10 é um sistema em que posso confiar e trabalhar tranquilamente...

Obrigado,

Diego Bittencourt

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vale a pena migrar de Windows para Linux?
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2009, 18:50 »
Vc não precisa migrar assim, de paulada, instale o sistema em modo dual boot (escolher no boot qual sistema usar) e aí sim tirar suas próprias conclusões, usando o sistema no dia a dia. Há uma natural dificuldade inicial ao se usar Linux vindo do mundo Wiindows, é quase como entrar na puberdade doido pra traçar tudo que é mulher que aparece na frente mas só consegue viver no banheiro com uma revista, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2009, 18:56 »
Essa semana tinha um vizinho todo empolgado para usar somente o Ubuntu, falei para ele usar em dual boot e ir aprendendo, pois é bem diferente, ele instalou só o Linux,  fui viajar, quando voltei , perguntei : E aí? Não deu outra, estava no Windows.
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2009, 18:56 »
Diego,

Quais ferramentas você utiliza para desenvolver?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Mephisto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2009, 20:25 »
Olá, boa noite!

Eu era usuário "rwindows" até pouco tempo, hoje em dia eu tenho como SO principal o Linux, sendo o Ubuntu, Debian, Slackware e o Fedora em minhas máquinas, bom eu tenho uma máquina dual boot com o XP, mas isso é somente porque eu tenho algumas projetos em Delphi.

Então, eu mudei praticamente 100% para o Linux, eu desenvolvo em Java, Php, Delphi (que não é linguagem rss), etc. Migrei para o Linux e não encontrei problema algum, na verdade somente melhorias. Em java por ex., no Linux eu não preciso configurar a variável Path, não preciso mudar a configuração do prompt (caso do windows) do DOS para reconhecer palavras acentuadas, dentre outras coisas. Em php, eu instalo rapidamente o php, apache, mysql, post... etc.

O Eclipse e o Netbeans, não sei se é impressão minha, mas parecem que rodam melhor no Linux. Apesar que normalmente, Java ou php eu costumo desenvolver no Gedit, o que no windows eu usava o Notepad++.

Em meu notebook, como levo para clientes, eu tenho o "rwindows" rodando dentro do Linux pelo Virtual Box. Tenho ele somente para usar Delphi, poderia usar o Wine, mas neste caso, acredito que alguns projetos que tenho ia encontrar algum problema, apesar também que não quero nada do windows no meu Linux.

Tenho um amigo que tinha migrado para o Linux e hoje voltou para o windows e tomou ódio do Linux (rsss), acho que devido ao chipset do note dele (que infelizmente é igual ao meu) não suportar os efeitos do compiz, já que não há driver de vídeo para Linux deste modelo da SiS. Ele não suportou usar driver 2D (rss).

Mas então, a pequena história é somente para mostrar que você poderá assim como eu, migrar para o Linux sem problemas.

Repito a pergunta do amigo agente100gelo, quais ferramentas você utiliza para desenvolver?

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2009, 21:15 »
Sugiro dual boot !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline owas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2009, 21:33 »
Sugiro dual boot !
Sugestão simples e completa!
Dá pra deixar o windows e só usar linux sim, porém, deixar o windows e entrar direto no linux é meio perigoso, porem, bastante gratificante se você tiver disposição pra substituir seus programas windows pra programas linux, enquanto isso os dois sistemas instalados ajudarão a gradativamente conhecer no que o linux poderá lhe ser útil.
Eu não uso windows, não conheço o Vista nem o novo Windows, só tenho Ubuntu instalado no pc e no notebook, não me faz falta nenhuma o Windows, mas aí entra a necessidade de cada um, vai devagar pra depois não "tomar ódio do linux".
E seja bem vindo!

Offline NPC

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Bot
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2009, 00:42 »
Dual boot.
Se 8gb no hd não forem problemas pra você, e se tiver uma cópia segura do windows (ou seja, não pirata, ou com gambiarras) então instale dual boot.

Assim como a grande maioria dos frequentadores aqui, sou fã do linux, mesmo com dual boot digo com segurança que uso o linux 99% do tempo. Mas não são raras as vezes em que ter um outro sistema rodando salvou minha vida.

Um exemplo disso foi logo quando instalei o 9.10, que tava com um probleminha com o ADSL. Com o outro sistema, eu conectei, procurei pelo problema e resolvi em 5 minutos. Sem o outro sistema eu não teria como conectar e provavelmente teria perdido bem mais tempo (bem, agora eu consigo pensar em várias soluções, mas na hora foi bom não perder tempo com isso).
Googling since 1999.

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2009, 14:59 »
Dual boot.
Se 8gb no hd não forem problemas pra você, e se tiver uma cópia segura do windows (ou seja, não pirata, ou com gambiarras) então instale dual boot.

Comentando só para esclarecer a questão do dual-boot, o fato do sistema operacional que vai ser instalado junto com o Ubuntu ser original, pirata, remasterizado e com gambiarras ou não não influi em nada. Fique claro que o usuário deve usar um produto original por questões éticas, mas tecnicamente não acarreta nenhum problema em relação ao dual-boot.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2009, 01:00 »
Aqui eu tenho Windows XP, DEbian com Gnome, Debian com KDE e o KK, tudo no mesmo disco, por conta das matérias que eu escrevo para jornais e pra minha hp também, hehehe... 4 sistemas, fala sério!

Dual boot.

Comentando só para esclarecer a questão do dual-boot, o fato do sistema operacional que vai ser instalado junto com o Ubuntu ser original, pirata, remasterizado e com gambiarras ou não não influi em nada. Fique claro que o usuário deve usar um produto original por questões éticas, mas tecnicamente não acarreta nenhum problema em relação ao dual-boot.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2009, 02:01 »
Aqui eu tenho Windows XP, DEbian com Gnome, Debian com KDE e o KK, tudo no mesmo disco, por conta das matérias que eu escrevo para jornais e pra minha hp também, hehehe... 4 sistemas, fala sério!

Não entendi a relação do que você escreveu com o meu post que você quotou  ???
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

jay_nasc52

• Visitante
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:09 »
Como já foi falado migrar do windows para linux , não e uma tarefa facil quando não tem experiencia com linux , os softwares são diferentes , vc irá sentir a diferença, mais quanto a migração e uma questão de adaptação , instale o linux no dual boot , e use !!

Abraços

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:12 »
É sobre os posts de dual boot, a maioria tem dois sistemas, eu tenho quatro, só pra ilustrar que o bagulho funciona...

Não entendi a relação do que você escreveu com o meu post que você quotou  ???

Offline diegos16

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2009, 09:33 »
Diego,

Quais ferramentas você utiliza para desenvolver?

As ferramentas que uso são praticamente todas da ADOBE (Fireworks, Dreamweaver e etc.) e uma em especial que é o Note ++....

....

Mas vou seguir a dica da galera ai....vou usar em dual boot e ir explorando o sistema, assim não corro o risco de pegar ódio do Linux sem antes saber usa-lo...

....

Já Aproveitando...Existe uma maneira de usar softwares do Windows no Linux?

Abrs

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:45 »
As ferramentas que uso são praticamente todas da ADOBE (Fireworks, Dreamweaver e etc.) e uma em especial que é o Note ++....

Sinto que você não verá ferramentas similares. Eu desenvolvo para web utilizando editores de texto e neste quesito o Linux é superior. Para interfaces gráficas como o Dreamweaver não há quem chegue perto.

Já Aproveitando...Existe uma maneira de usar softwares do Windows no Linux?

Existe sim. Porém nem todos os programas rodam. De qualquer forma, dê preferência a programas nativos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson