Olá, boa noite!
Eu era usuário "rwindows" até pouco tempo, hoje em dia eu tenho como SO principal o Linux, sendo o Ubuntu, Debian, Slackware e o Fedora em minhas máquinas, bom eu tenho uma máquina dual boot com o XP, mas isso é somente porque eu tenho algumas projetos em Delphi.
Então, eu mudei praticamente 100% para o Linux, eu desenvolvo em Java, Php, Delphi (que não é linguagem rss), etc. Migrei para o Linux e não encontrei problema algum, na verdade somente melhorias. Em java por ex., no Linux eu não preciso configurar a variável Path, não preciso mudar a configuração do prompt (caso do windows) do DOS para reconhecer palavras acentuadas, dentre outras coisas. Em php, eu instalo rapidamente o php, apache, mysql, post... etc.
O Eclipse e o Netbeans, não sei se é impressão minha, mas parecem que rodam melhor no Linux. Apesar que normalmente, Java ou php eu costumo desenvolver no Gedit, o que no windows eu usava o Notepad++.
Em meu notebook, como levo para clientes, eu tenho o "rwindows" rodando dentro do Linux pelo Virtual Box. Tenho ele somente para usar Delphi, poderia usar o Wine, mas neste caso, acredito que alguns projetos que tenho ia encontrar algum problema, apesar também que não quero nada do windows no meu Linux.
Tenho um amigo que tinha migrado para o Linux e hoje voltou para o windows e tomou ódio do Linux (rsss), acho que devido ao chipset do note dele (que infelizmente é igual ao meu) não suportar os efeitos do compiz, já que não há driver de vídeo para Linux deste modelo da SiS. Ele não suportou usar driver 2D (rss).
Mas então, a pequena história é somente para mostrar que você poderá assim como eu, migrar para o Linux sem problemas.
Repito a pergunta do amigo agente100gelo, quais ferramentas você utiliza para desenvolver?