Autor Tópico: Restaurar sistema - Imagem do HD  (Lida 9106 vezes)

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Restaurar sistema - Imagem do HD
« Online: 26 de Novembro de 2009, 10:27 »
Bom dia,
Não sei mais o que fazer! No local de trabalho fiz uma besteira, e o sistema LINUX-Kubuntu parou de funcionar. Não existe disco de recuperação e nem o Live-CD. Tenho mais duas máquinas iguais como o mesmo sistema, tudo remasterizado, máquinas LENOVO Core 2 duo placa Intel on bord. O unico CD que consigo dar boot e o Kubuntu 7.04.
Verifiquei que o HD-SATA está particionado. E em uma das partições existe arquivos que parece ser uma imagem para restauração. ( SDA1_IMG.000 - arquivos da tabela de partições e a MBR. )
Lendo aqui no Forum encontrei um artigo sobre a restauração da imagem pelo Kurumin Live-CD, porém ele não boota a máquina de jeito nenhum. Pelo artigo nele existe o Partimage.
Estou baixando o Konoppix para ver se boota a máquina, mas não sei como restaurar e usar as tabela de partições e MBR.

Outra coisa, como são maquinas iguais, tem como fazer cd de restauração de uma e aplicar na outra?

Por favor, sou leigo, curioso e teimoso e metido a besta. Assumi uma responsábilidade sem ter o devido conhecimento. Até que mando bem no Windows, mas pelo visto terei de entrar no linux. Ajudem-me por favor.
Se possivel passo-a-passo.

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 11:52 »
Se as máquinas são iguais, você pode usar o clonezilla pra fazer a imagem de uma e instalar na outra. Mas é complicado porque normalmente a imagem fica muito grande, e precisaria de um hd externo ou de um cabo ide pra "clonar" os hds.
Googling since 1999.

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2009, 15:39 »
Olá amigo,
Tem como fazer um CD ou DVD de restauração de uma máquina e executar na outra!
Ou, atraves de cabo USB. Porque pelo cabo IDE terei de romper o lacre da máquina, e é aqueles gabinetes verticais, que quando abre rompe um lacre e fica acusando no boot a violação. Igual aqueles da ItauTec antigos.

Como informei na máquina tem uma partição com a imagem. Haveria algum programa bootavel que carregue o partimage para executa-lo. O do Kurumin não consegui a maquina não dá boot, aparece apenas a opção de Boot .......... a imagem Kurumin não, depois fica com tela preta. Tentei usar o acpi=off aí deu erro de não localização dos discos. Creio que é por causa do hd-sata e da mabo Intel on bord.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2009, 01:35 »
Ola

Sem saber onde foi o "estrago" fica mais dificil.

Mas voce pode tentar baixar a iso do ubuntu e instalar num pendrive para tentar corrigir.

Por acaso no boot ja tentou o safe mode ?  ( a segunda opção de cima para baixo )

Nela voce faz um fsck ( checa os discos ) depois um restauro do seu ambiente grafico, etc.

se souber onde e o que voce fez para dar pau, use o pen e grave numa pasta os arquivos "bons" de outra maquina e coloque na maquina 'bichada". como o Linux é bem modular deve funcionar.

Ou pelo menos poste aqui o que fez para o sistema ficar irrecuperavel que o forum pode tentar auxiliar.

[],s

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:25 »
Olá Tota,
Acabei fazendo mais mer--. No desespero, achando que seria possivel utilizar o partimage pelo Ubuntu 7.04, instalei o sistema na mesma partição. Agora ela não existe mais. O HD (160GB) esta particionado em 3. sda1 - sda2 e sda3.
No sda1 agora com o ubuntu 7.04 - que não reconheceu a placa de rede Ethernet Intel 82567 LM-3.
No sda2 está swap
No sda3 está os arquivo que parece ser a imagem (sda1_img.000 - e mais dosi arquivos de configuração)

Não sabia das alternativas que voce colocou!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:58 »
Bem, agora o negocio é clonar um hd de outra maquina.

Tem varios pacotes para te ajudar.

Veja no forum e fora dele sobre mondo/mindi , e outras ferramentas  de back up/recuperação.

Veja no forum também sobre a possibilidade de se abrir esta imagem com o comando "dd" ( acho que é isto )
 
[],s

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2009, 16:34 »
se são máquinas completamente iguais, use o phantom.
crie a imagem do pc bom, e depois "cole" no pc ruim....

leia a págia do phantom para maiores http://www.phantomsystem.com.br/

é simples... leia a documentação
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2009, 18:38 »
Ok. vou tentar fazer isso.
Outra coisa, estava verificando que existe um comando de criação de ISO a partir de uma imagem.
No Kubuntu que eu instalei na máquina destruida, tem um comando GENISOIMAGE. Sei que executei esse comando, da forma seguinte:
como root: GENISOIMAGE -o /home/usuario/imagem.iso /media/sda4 - que é o local onde estão as imagem (sda1_img.ooo - sda.mbr e sda.sf) E ELE CRIOU UMA IMAGEM ISO.
Ainda não sei se funciona, por que aqui não tenho nenhuma midia de DVD, ela ficou com o tamanho na partição - 1.9gb. Copiei ela no penDrive e em casa vou grava-la no dvd e ver se vai funcionar. Estou ancioso para chegar em casa, esta deve ser minha salvação. Se tudo der certo, vou procurar certinnho o nome do comando no kubuntu.

OBS:..... Lamentavelmente, a ISO só foi gerada com os arquivos da imagem sda1_img.000 - sda.mbr e SDA.sf. Parece que faltou algo, e o mais importante o boot. O DVD não inicializa o computador. talvez deva existir alguma forma de criar esse boot.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2009, 22:36 por alam.alam »

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2009, 16:43 »
Ola amigo, SBOORBOU
Baixei  http://www.phantomsystem.com.br/

Executei no PC bom, criei a imagem na partição vazia (Pasta Phanton)

Não consigo colocar essa imagem no DVD.
Quato tento fazer um DVD de dados com o K3b, localizo a pasta e na hora de adicionar ao projeto, dá erro de "permissão insuficiente para ler o arquivo"

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2009, 16:54 »
Boas!!!
caro alam.alam

o Phantom gera uma pasta com vários arquivos dentro, correto?
executa o k3b como root para conseguir gravar....

aconselho a fazer pela rede, caso disponha de uma, é mais rápido ( na minha opinião )
mas caso não de para usar rede, quando for restaurar é só escolher como "source" seu drive de DVD.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2009, 17:00 »
Ola amigo, Sboorbou
Corretos os arquivos foram gerados dentro da pasta.
As máquinas estão em uma rede sim, mas não sou o administrador, sou apenas usuário. Então creio que não vou conseguir faze-lo pela rede.

Mas, pelo DVD, talvez eu consiga, mas não sou conhecedor do linux.
Por isso pergunto como executar o K3B como root.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 22:01 por alam.alam »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2009, 23:46 »
Se o k3b já estiver instalado:

<alt>+<F2>gksudo k3b

[],s

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2009, 08:18 »
se ainda precisar de ajuda posta ai, mas o dica anterior ta certa, deve resolver teu problema.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline alam.alam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2009, 10:30 »
É, o Linux não é tão facil assim de ser usado!

Executei o comando "gksudo k3b", tive a permissão de criar o DVD de dados com a pasta do phantom, mas aí apareceu aquela pergunta, se era para criar uma imagem? Até aí, cliquei que sim para criar a imagem, porém não gravou nada np DVD. Ao sair do k3b ele pertutou se era para salvar o trabalho, coloquei que sim. Gravou em pasta /tmp/phantom. Não consegui jogar a gravação para o dvd. Então abri a unidade optica e fechei em seguida, apareceu a informação se eu queria gravar o dvd. Indiquei sim, localizaei a pasta /tmp/phanton..., e começo a gravação em forma de imagem? Fui até a máquina que está sem sistema, bootei com o phantom, a midia foie ejetada.
Coloquei o dvd com a imagem que havia gerado, indique a restauração por dvd, apontei a imagem. Chegou a fazer a formatação da partição swap, ejetou sozinho a midia, com a informação que não mais necessitaria dela e voltou para o menu principal!
Ai não sei mais o que fazer? Nada aconteceu. Mandei reiniciar e deu erro no grub por falta de sistema, acho!

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Restaurar sistema - Imagem do HD
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2009, 11:52 »
não cria imagem... faz dvd de dados....

mas o mais mais mais facil é tu usar pela rede.... sério... só tem de saber o ip da máquina que vai ser o "servidor" e ter um compartilhamento SAMBA.... que no ubuntu tu faz com 2 cliques...

faz assim.... no pc bom, que vai ser servidor, abre o terminal e digita ifconfig, vai aparecer muitas coisas, procura pelo IP da máquina ( ex: inet add.: 192.168... )
depois instala o samba na máquina "servidor", vai em sistema > administração e vai ter o icone do SAMBA ( eu acho, to no trampo e num to no linux ) lá pe facil criar um compartilhamento, da tua pasta home, por exemplo, e coloca na raiz do compartilhamento a pasta que o phantom criou...

na máquina bugada... inicia pelo cd do phantom, configura os dados do servidor e então espera acabar a restauração..........

leia a página do phantom o manual... ele ensina passo a passo o que eu resumi aqui.....
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda