Autor Tópico: [Resolvido] Problemas para Instalar drive nVidia no 9.04 e 9.10  (Lida 2359 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
[Resolvido] Problemas para Instalar drive nVidia no 9.04 e 9.10
« Online: 26 de Novembro de 2009, 23:02 »
Problema 1
Após comprar uma Geforce 9500 GT para meu pc, não consigo instalar o Ubuntu 9.04. A única maneira de iniciar o sistema é pelo modo gráfico seguro, dessa maneira o Ubuntu até instala, mas os drives da nVidia não instalam (o sistema usa o vesa), tentei utilizar os que o sistema indica (Sistema>>Administração>>Drives e Hardware) tanto a versão 173 e 180, nenhuma funcionou.

Problema 2
A versão 9.10 também só inicia pelo modo gráfico seguro, o sistema é instalado usando o drive vesa, porém agora não consigo entrar pelo modo de segurança (single user) como era oferecido na 9.04, nem ao menos posso escolher a versão do kernel que eu quero iniciar.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, 00:39 por niquelnausea »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não inicia com Gefore 9500 GT
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2009, 00:37 »
Solução problema 1
Após ler alguns comentários aqui no fórum, o salução que encontrei:
-baixar a versão mais recente do drive do site da nVidia e salvar na pasta /home/nome do usuário;
-instalar os pacotes module-assistant, build-essential,  libncurses5-dev e linux-headers da versão do kernel que estou usando;
-rodar o comando sudo module-assistant, selecionar Prepare e esperar o fim do processo e depois escolher Exit;
-iniciar a máquina em modo de segurança e em modo texto como root e rodar os comandos cd /home/nome do usuário, chmod a+x NVIDIA-Linux-x86-190.42-pkg1.run e sh NVIDIA-Linux-x86-190.42-pkg1.run.
PS: o nome do pacote NVIDIA-Linux-x86-190.42-pkg1.run pode mudar dependendo da versão!


Solução parcial problema 2
Na versão 9.10 o sistema aceita o drive sugerido em Sistema>>Administração>>Drives e Hardware, usandoa versão 185, porém não consegui instalar a versão mais recente oferecida no site da nVidia, devido a não saber como iniciar essa versão em modo de segurança (single user).
Apesar de não conseguir instalar a versão mais recente do drive, a aceleração 3D esta funcionando perfeitamente.
Edit: Como o 9.10 vem com o GRUB2 por padrão, a solução é só apertar Shift (ao invés de Esc que era o padrão do antigo) e seguir o mesmo processo.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, 11:55 por niquelnausea »