Autor Tópico: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black  (Lida 23920 vezes)

Offline Nilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2010, 22:34 »
Obrigado pela atenção, asghan, mas não funcionou.
Resulta em comando inválido.
Não tenho competência pra lidar no terminal.

Saudações.

Offline Nilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2010, 00:28 »
Prezado asghan e demais amigos,

Descobri, com o auxílio de um amigo, que o referido driver só funciona num determinado kernel. Como já permiti as últimas atualizações padrão do Ubuntu 9.10, já estou com outro kernel, e não tive competência pra acessar o grub pra bootar com o anterior. Por isso, não obtive sucesso.
Alguém sabe como acessar o novo grub?
No meu notebook o sistema inicia bem ligeiro e não tem mais aqueles 3 segundos pra acessar o grub. Como é que se faz agora?

Saudações a todos.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2010, 09:10 »
Prezado asghan e demais amigos,

Descobri, com o auxílio de um amigo, que o referido driver só funciona num determinado kernel. Como já permiti as últimas atualizações padrão do Ubuntu 9.10, já estou com outro kernel, e não tive competência pra acessar o grub pra bootar com o anterior. Por isso, não obtive sucesso.
Alguém sabe como acessar o novo grub?
No meu notebook o sistema inicia bem ligeiro e não tem mais aqueles 3 segundos pra acessar o grub. Como é que se faz agora?

Saudações a todos.
Quando perceber que está carregando o grub
(Fica o cursor poiscando no canto superior esquerdo)

Clique no ESC e aparecerá as opções do grub. ;D

Offline Nilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 01:26 »
Muito grato, Andreson,

Consegui acessar o grub com a tua dica, mas resolvi meu problema com wireless comprando um adaptador USB. Não preciso escolher kernel no bootloader e o acesso à rede se dá pela ferramenta de rede padrão do Ubuntu.

Saudações a todos.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2010, 01:30 por Nilo »

Offline dricz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 11:32 »
Galera, fiquei um pouco afastado mas voltei.

Pessoal a parada parecer ser um pouco mais complicado, porque baxei os drivers do fabricante e na hora da instalação ele está dando erro em um dos módulos e não faço nem idéia do que posso fazer para resolver, porque continuo sem wirelles no meu MUB.

Erro:
Loading modules ... ismod: error inserting '/usr/local/3DSP/pci/3dspbt.ko': -1 Operation not permitted
mknod: falta operando depois de '0'

Offline dricz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #20 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 07:52 »
Cara efetuei a instalação dos drivers como root e não deu erro, mas na hora de inicializar a wireless ele está me dando como "wireless not valid" ou algo assim parecido... rs parece que o sistema mesmo com os drivers correto não está aceitando a placa.



vlw

junniox

  • Visitante
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2010, 08:35 »
Boas galera...
O tópico já está parado por alguns meses mas eu vou postar algo aqui pra tentar esclarecer algumas dúvidas sobre a placa wireless do Microboard Ultimate Black (MUB)

Dúvida nº 1 - Minha placa é PCI ou USB ???
Resposta: O MUB vem equipado com placa wireless do fabricante Syntek Semiconductor Co., Ltd. Então, ao rodar o comando lsusb, se aparecer na lista algo como Bus 002 Device 002: ID 05e1:0100 Syntek Semiconductor Co., Ltd significa que a placa é USB, caso contrário é PCI.

Dúvida nº 2 - Qual o driver correto para minha placa ???
Resposta: Uma vez identificado o tipo da placa (USB ou PCI) necessitamos identificar se a versão do Ubuntu é 32 ou 64 bit e a versão do kernel. Para isso, no terminal, executamos o comando uname -rm que deve nos retornar algo do tipo:
2.6.31-14-generic x86_64
Versão do kernel Sistema Operacional
***Note que essa versão do Ubuntu é 64 bit, x86_64

Em posse dessas informações podemos baixar os drivers de acordo com o esquema abaixo:

Ubuntu 9.10 - 32 bit - kernel 2.6.31-14-generic - placa PCI: driver *** Drivers da placa PCI só podem ser instalados na versão 2.6.31-14 do kernel
Ubuntu 9.10 - 32 bit - kernel 2.6.31-14-generic ao 2.6.31-20-generic placa USB: driver ***Drivers da placa USB no Ubuntu 32 bit podem ser instaladas em em qualquer versão do kernel na faixa de 2.6.31-14 a 2.6.31-20

Ubuntu 9.10 - 64 bit - kernel 2.6.31-14-generic - placa PCI: driver ***Somente para kernel 2.6.31-14
Ubuntu 9.10 - 64 bit - kernel 2.6.31-14-generic - placa USB: driver ***Somente para kernel 2.6.31-14

Dúvida nº 3 - Já identifiquei o tipo da minha placa (USB ou PCI), já identifiquei a versão do Ubuntu (32 ou 64 bit), já identifiquei a versão do kernel (2.6.31-xx), e agora, como instalo o driver?
Resposta: Descompacte o arquivo que foi baixado tar -xzvf <nome_do_arquivo>.tar.gz, entre na pasta que foi criada e dê permissão de execução para o arquivo Install_3DSP.sh [/b]sudo chmod a+x Install_3DSP.sh[/b] e execute a instalação sudo bash Install_3DSP.sh

***Sempre atento às restrições da versão do kernel, só é possível instalar o driver em versão diferente da 2.6.31-14 quando a placa for USB e o Ubuntu 32 bit

*****A T E N Ç Ã O*****

Não façam atualização do kernel do ubuntu 9.10 para a versão 2.6.31-21 pois o driver da placa wireless vai parar de funcionar, em qualquer versão do Ubuntu (32 ou 64 bit) com qualquer tipo de placa (USB ou PCI)


Valew pessoal...

[]'s

Offline Nilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2010, 10:35 »
junniox,

Parabéns e obrigado pelas informações.

Mas então, quer dizer que quem já fez upgrade para o 10.04 continua sem poder usar a placa wireless?
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 15:10 por Nilo »

junniox

  • Visitante
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2010, 17:26 »
Nilo,

Infelizmente sim... E eu aconselho a não fazer update do kernel da versão 10.04 para 2.6.32-22 se sua placa wireless for PCI (Provavelmente não vai funcionar) a não ser que vc instale um startupmanager que permita inicializar o Ubuntu com a versão original do kernel do 10.04 (2.6.32-21)... Se a placa wireless for USB acredito não haver problemas....

Para acompanhar o lançamento dos drivers para a nova versão do Ubuntu veja:

http://www.stk.com.tw/product-01.asp?Product_Type=58

***Geralmente os drivers para 64 bit costumam demorar para sair... Enquanto isso continuo no Karmic (9.10 no MUB)

Meu desktop já está atualizado  :)

[]'s

Offline Nilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Problemas com a Placa Wireless 3DSP do Microboard Ultimate Black
« Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2010, 15:19 »
junniox,

Mais uma vez te agradeço as informações.