Autor Tópico: Primeira impressão com o kubuntu 5.04  (Lida 11067 vezes)

Offline mbanton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Primeira impressão com o kubuntu 5.04
« Online: 09 de Abril de 2005, 10:37 »
Olá.

Sou novo no fórum e conheci o ubuntu/kubuntu a umas duas semanas atrás. Começei a me interessar por ele, e como vi que  ia sair uma versão nova resolvi esperar ela pra fazer um teste.
Ontem quando sair a versão final, eu resolvi baixa-la logo para finalmente ver como era. Ontem a noite, após o download, fui instalar o kubuntu. Estou com algumas dúvidas e problemas a vou posta-los aqui.
Já sou usuário linux e uns 4 anos, e tenho bastante experiência principalmente com slackware, mas estou pensando em mudar de distribuição. Nunca instalei nenhuma distribuição baseada no debian, salvo o kurumin o qual instalei somente para testar mas não usei muito.

Aí vao as minhas primeira impressões:

- Achei a instalação um pouco demorada, principalmente pelo fato de após a instalação ele ter q baixar da internet todos pacotes de idiomas. Foram quase 50 mb de download, mas achei interessante que pelo menos tem os pacotes pt-br disponíveis nos repositorios.
- Fiquei observando e vi que ele instalou somente o pacote do kde-pt e nao o pt-br. Achei isso um pouco ruim, por que na instalação selecionei pt-br e outros programas como OpenOffice foram baixadas pacotes em pt-br.
- Quando entrei no modo gráfico, a resolução foi colocada muito alta, e tive que logo mudar. Pensei " vou tentar utilizar o modo gráfico para mudar essa resolução", porém quando mudei no kde ele so faz para aquele usuário, aí apelei para a velha edição do arquivo xorg.conf. Existe alguma utilitário de configuração centralizado em modo texto ou gráfico? Ou as unicas ferramentas sao as do kde? Por exemplo se eu quiser mudar meu ip, ou algo assim? Não sejam necessários configuradores, ate pq no slackware nao tem nenhum, mas preciso me achar na distribuição primeiro.
- Já tinha lido sobre a senha de root, que não vem setada por padrao. Como prefiro usar a conta de root, quando vou fazer operações que necessitem, logo setei uma senha para o root. Porém quando chamo alguns programas como kynaptic, ele pede a senha e nao aceita a que fiz. Acredito que o icone dele esteja rodando com o sudo, ou algo parecido.
- O fuso horário também não foi setado corretamente, visto que ele colocou horario UMT na minha maquina, mesmo eu escolhendo Leste do Brasil na instalação. Mudei pelo kde o fuso, porém agora ficou errado o horários na minhas bios, e consequentemente nos meus outros SO's.
- Estava eu dando uma olhada no arquivo source.list do apt, e vi que os repositorios colocados la sao os br.archive.ubuntu.com, este é o mesmo que o archive.ubuntu.com? E qual é a diferença do hoary para o hoary-security e para o hoary-updates?
- E por último e mais grave de todos, minha máquina esta simplesmente travando depois de um tempo no kubuntu. Acho que não é problema de hardware, pois o slackware semepre executou sem nunca travar. Talvez seja algo com as distruições baseadas em debian, pois outro dia quando testei o kurumin tbm aconteceu isso. O pior é que não faço a minima ideia do que fazer, e travando fica dificil.
Meu Hardware é um Athlon 950 Mhz, 256 mb dimm, placa mae SOYO K7VTA-B, placa de video GeForce mx 440, e placa de rede Rtl8139.

Desculpem o monte de perguntas, é que estou muito interessado em utilizar essa distribuição, e estou me sentindo meio perdido. Preciso perder meu "vicio" por slackware, e estou mutio acostumado com ele, e não consigo trocar de distribuição.

Grato pela atenção.
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +
| Marcelo Anton - marcelo@info9.com.br
| ICQ: 75744712 - MSN: marcelo@info9.com.br
| Lajeado - RS - Brasil
| GNU/Linux Usr: 230281
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +

Offline mbanton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Primeira impressão com o kubuntu 5.04
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2005, 22:07 »
Po pessoal ninguém tem algo a dizer?

Acho que assustei o pessoal com meu texto, ninguém quer ler!!!  :oops:  :oops:
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +
| Marcelo Anton - marcelo@info9.com.br
| ICQ: 75744712 - MSN: marcelo@info9.com.br
| Lajeado - RS - Brasil
| GNU/Linux Usr: 230281
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
olá
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2005, 23:35 »
mbanton
eu também sou novo no Kubuntu
usava o Kurumin mas estou achando mais interessante esta distro
quanto as suas perguntas fica difícil eu te responder pois tenho apenas 1 ano de Linux e quase sempre rodava o outro SO, por preguiça de desbravar novos caminhos, eu acho....rs
resumindo: quase não usava linux e ae.....pra aprender já viu né
mas por incrível que pareça esta distro chamou minha atenção
quero agora remasterizar o LIVE-CD pra inicializar com o nosso idioma, o default é inglês, vc manja disso ?
os travamentos devem ser os mesmos do meu, dizem que devemos colocar o driver original da placa gráfica, no seu caso ATI
abraços

holokaustu

  • Visitante
Primeira impressão com o kubuntu 5.04
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2005, 23:51 »
É verdade! É deveras aconselhavel instalar os drivers do proprio fabricante não só com a ATI mas também pra quem tem Nvidia e afins

Offline mbanton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Primeira impressão com o kubuntu 5.04
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2005, 22:34 »
É realmente, instalei o driver da nvidia e aparentemente não trancou mais. Estou um pouco sem tempo de mexer no kubuntu, mas acho interessante a ideia de remasterizar, mas o ideal seria fazer isso com o cd de instalação. Pois usei o live-cd deles e não achei muito bom, pois ele  é mio demorado e faz muitas perguntas. Os live-cds baseados no knoppix estao bem mais evoluidos nesse quesito.
Mas o cd instalavel realmente esta muito bom, pelo pouco que pude mexer nele. Espero ter mais tempo para mexer e entender o sistema bem, para quem sabe começar a usa-lo como padrao em substituição eo slackware.

E quanto a minhas outras dúvidas, alguém pode ajudar? Que tipo de configuradores existem na distribuição para configurar rede, modo grafico enfim...
Como fazer para setar uma senha de root normal, desabilitar o sudo e usar o kdesu para pedir a senha do root pro kynaptic? Não consegui fazer isso, pois sempre que desabilito o sudo, o kdesu nao roda certo.
Outra coisa que gostaria de entender é qual é a diferença do hoary para o hoary-security e para o hoary-updates, e se o br.archive.ubuntu.com é igual ao archive.ubuntu.com.

Falow
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +
| Marcelo Anton - marcelo@info9.com.br
| ICQ: 75744712 - MSN: marcelo@info9.com.br
| Lajeado - RS - Brasil
| GNU/Linux Usr: 230281
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
olá
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2005, 22:57 »
e ae
consegui remasterizar o Live CD
http://www.linuxval.info/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?t=82
já o install ainda não, vc sabe como fazer ?
quanto as suas dúvidas fico devendo
nem eu sei....rs
falou

Offline talesrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
    • http://www.plutao.com
Primeira impressão com o kubuntu 5.04
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2005, 14:48 »
Citação de: "mbanton"

E quanto a minhas outras dúvidas, alguém pode ajudar? Que tipo de configuradores existem na distribuição para configurar rede, modo grafico enfim...
Como fazer para setar uma senha de root normal, desabilitar o sudo e usar o kdesu para pedir a senha do root pro kynaptic? Não consegui fazer isso, pois sempre que desabilito o sudo, o kdesu nao roda certo.


kra a senha que o sudo pede foi a que voce criou pra seu usuário... e não a do root... Estranho, mas eh assim.