Enquete

Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???

.
0 (0%)
..
0 (0%)
...
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???  (Lida 12904 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:25 »
companheiro coloque a saida desse comando para o pessoal do forum:

uname -a

e tbm

lspci

Olha o Alyscon ai tbm dando uma super força.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2009, 00:06 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:50 »
Eu editei meu tópico acima, teste-o e poste resultados! :)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2009, 11:31 »
O resultado dos comandos foi esse:

gfx@gfx-desktop:~$ uname -a
Linux gfx-desktop 2.6.31-17-generic #54-Ubuntu SMP Thu Dec 10 16:20:31 UTC 2009 i686 GNU/Linux
gfx@gfx-desktop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8377 [KT400/KT600 AGP] Host Bridge (rev 80)
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237/VX700 PCI Bridge
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 82)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 ISA Bridge
00:11.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 74)
00:13.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8185 IEEE 802.11a/b/g Wireless LAN Controller (rev 20)
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 SE] (rev 01)
01:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 SE] (Secondary) (rev 01)
gfx@gfx-desktop:~$

E ai o que devo fazer para instalar os drivres da minha placa de vídeo?
Abraços =)

Offline maroque

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2009, 12:21 »
Poxa turma, valeu pela ajuda, como o colega citou aí pra cima, meu medo tornou-se realidade, as placas da ATI não serão mais suportadas e só agora entendi o porque, eu pensava que era os desenvolvedores do Ubuntu que não estavam inserindo a placa no sistema mas não tem nada a ver, agora só me vem à cabeça uma coisa: Desculpem a expressão mas a Malerdita da ATI (por isso sempre gostei da Nvidia) Foi comprada pela AMD e com isso (Acredito EU) parou de dar suportes para as placas antigas ficando só as novas desenvolvidas pela própria AMD. Ou seja, quem tem placa da ATI Antiga ou fica com o sistema desatualizado depois de 2011 que é quando o Ubuntu 8.04 deixa os repositórios de lado e mantém só o básico, ou então conta com a ajuda dos colegas para desenvolverem um driver livre (ou seja pior ainda porque totalmente sem suporte já que a #%#@$ da ATI só disponibilizava driver proprietário sem o código fonte) e com isso, o desenvolvimento destes drivers caminha lentamente (Claro que não é culpa dos colegas) Acho que estão fazendo uma terafa milagrosa digamos assim por desenvolver algo totalmente sem suporte. E com isso, novamente digo ATI Definitivamente não presta! Comprem um pc ou note o que seja mas olhem a VGA antes já que 95% dos notes não é possível efetuar a troca da placa de video (Assim como eu que tenho cara e não só a cara comprei um note com placa da ATI) Ninguém merece isso é no mínimo falta de respeito com o cliente.
Abraço a todos e muitíssimo obrigado pela ajuda,
Roque!

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2009, 18:35 »
companheiro coloque a saida desse comando para o pessoal do forum:

uname -a

e tbm

lspci

Olha o Alyscon ai tbm dando uma super força.


Então cara eu fiz o que você mandou usei os comandos e apareceu o que está instalado mas mesmo assim não consigo instalar os driver proprietaio via linha de comando porque está desabilitado alguma coisa relacionada ao X Server

Alguma solução?

Abraços =)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2009, 20:32 »
Companheiro, nao vai rolar driver proprietario na sua Radeon 9200 no karmic, se e isso que entendi, vc vai poder instalar essa grafica com driver proprietario no 8.10 para baixo. Se vc nao vai jogar rodar aplicativos pesados entao fique com o driver da comunidade mesmo, agora se vc vai jogar entao a alternativa e instalar versoes anteriores do ubuntu.  

Por isso que vc esta recebendo essa mensagem de erro quando tenta instalar o driver ,os procedimentos para instalar descritos no tutorial estao certos.
  
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 13:38 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #21 Online: 13 de Dezembro de 2009, 20:47 »
Companheiro, nao vai rolar driver proprietario na sua Radeon 9200 no karmic, se e isso que entendi, vc vai poder instalar essa grafica com driver proprietario no 8.10 para baixo. Se vc nao vai jogar rodar aplicativos pesados entao fique com o driver da comunidade mesmo, agora se vc vai jogar entao a alternativa e instalar versoes anteriores do ubuntu.  

Por isso que vc esta recebendo essa mensagem de erro quando tenta instalar o driver ,os procedimentos para instalar descritos no tutorial estao certos.

A minha radeon 9600pro por exemplo, esta instalada no ubuntu 7.10! e roda muito bem Americas Army!  

Ok eu vou então baixar o Ubuntu 8.10 mas é uma pena que isso esteja acontecendo =(
porque eu pensei que era só pegar os drivers proprietário que está disponível no site e sair instalando em qualquer versão do Linux Ubuntu.
Mas a versão 8.10 tem suporte ainda para minha placa?
E se tem teria jeito de pegar os driver dessa versão e compilar para o Ubuntu 9.10?
Mas de qualquer modo obrigado pelo esclarecimento =)

Abraços =)

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2009, 20:56 por gfenrrir »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2009, 21:48 »
Pelo que li por ai o "X" sofreu mudanças muito significativas nas versoes mais novas, e a ATi preferiu parar de dar o suporte as vesoes mais antigas desenvolvendo somente para o x mais novo e para as placas mais novas, por isso que o envy nao encontrava nada  ;) faça o teste instale o 8.10 e tente com o envy modo texto seguindo o tutorial.

Quanto a compilar eu desaconselho, vai ser muito complicado a nao ser que vc tenha suporte de uma pessoa que entende profundamente o sistema mas acho inviavel, mas nada e impossivel para aquele que crê!!!?  
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2009, 23:21 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #23 Online: 14 de Dezembro de 2009, 10:17 »
Pelo que li por ai o "X" sofreu mudanças muito significativas nas versoes mais novas, e a ATi preferiu parar de dar o suporte as vesoes mais antigas desenvolvendo somente para o x mais novo e para as placas mais novas, por isso que o envy nao encontrava nada  ;) faça o teste instale o 8.10 e tente com o envy modo texto seguindo o tutorial.

Quanto a compilar eu desaconselho, vai ser muito complicado a nao ser que vc tenha suporte de uma pessoa que entende profundamente o sistema mas acho inviavel, mas nada e impossivel para aquele que crê!!!?  


Legal mas, nesse caso e como fica as atualizações seja dos softwares como um todo e os de seguranças?

Abraços =)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #24 Online: 14 de Dezembro de 2009, 11:21 »
Vc vai poder instalar qualquer software diretamente pelo synaptic, os repositorios de software de versoes sem suporte ficam no "ar".

Vc nao vai mais receber atualizações de segurança e de programas( vc pode fazer o download manualmente e instalar mas com o tempo e o desenvolvimentos do programa bibliotecas e os novos kerneis vc pode encontrar conflitos e dependencias desencontradas)  

Vc pode tbm instalar kerneis pre-compilados com  as atualizaçoes de segurança corrigidas.

Procure aqui no forum sobre esses temas tem muito conteudo.

PS: Maroque se sua duvida foi sanada por gentileza edite o titulo do topico e acrescente (resolvido) para ajudar os que estao com a mesma duvida.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2009, 11:24 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2009, 00:47 »
Vc vai poder instalar qualquer software diretamente pelo synaptic, os repositorios de software de versoes sem suporte ficam no "ar".

Vc nao vai mais receber atualizações de segurança e de programas( vc pode fazer o download manualmente e instalar mas com o tempo e o desenvolvimentos do programa bibliotecas e os novos kerneis vc pode encontrar conflitos e dependencias desencontradas)  

Vc pode tbm instalar kerneis pre-compilados com  as atualizaçoes de segurança corrigidas.

Procure aqui no forum sobre esses temas tem muito conteudo.

PS: Maroque se sua duvida foi sanada por gentileza edite o titulo do topico e acrescente (resolvido) para ajudar os que estao com a mesma duvida.

Depois que instalei a versão Ubuntu 8.10 vi que tinha muita atualização mesmo assim tentei e não consegui instalar o Envy nem encontrou os drivers mas depois de uma boa revirada pelos googles da vida achei um tutorial que ensina instalar drivers proprietario ATI legacy no Ubuntu 9.04 e no 9.10.

É só mudar o xorg-server versão recente para a versão 1.5 mas tem algumas depencias que não está instalando
quem quiser os links dos sites que eu vi esses tutoriais para analizar me avise
Enquanto isso vou buscando solução possivel para instalar de uma vez por toda os drivers proprietários da ATI seja em qual for a versão do Ubuntu
Abraços =)

Offline Guilherme.CaboFrio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Alguém sabe informar se e quando vai sair suporte VGA ATI Radeon X1200???
« Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2010, 15:58 »
Fenrir... diz ae q sites são esses tô nesta luta contigo a minha e uma x1200 q tbm não tem suporte... fico no aguardo.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997