Autor Tópico: Servidor de email Ubuntu Server 9.10  (Lida 7166 vezes)

Offline Adalberto Taylor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O mundo é do tamanho dos olhos de quem o enxerga
    • Ver perfil
Servidor de email Ubuntu Server 9.10
« Online: 08 de Dezembro de 2009, 20:48 »
Bem, antes de mais nada, deixe me explicar oque quero/preciso fazer e em seguida o porque disso.

Estou configurando um servidor para meu escritório onde usamos muito email, e preciso configurar um sistema de backup automático onde todos os emails devem estar inclusos na lista de backup, cada conta de email recebe/envia em media 50~60 emails por hora.

Eis agora a minha idéia, instalar um programa no meu servidor onde o servidor sincronizaria periodicamente todas as contas de email da empresa, e os computadores clientes sincronizariam com o meu servidor local, como se meu servidor hospedasse as contas de email.

Acredito que com isso eu não precisaria realizar backups das mensagens de email de todos os computadores.

Alguém aí sabe de algum programa ou quem sabe programas para fazer isso?

Offline Fernando Jonathan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Nada a declarar...
    • Ver perfil
Re: Servidor de email Ubuntu Server 9.10
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 10:52 »
Procure por SMTP

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Servidor de email Ubuntu Server 9.10
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:11 »
aproveitando o gancho... procura por zimbra..........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Adalberto Taylor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O mundo é do tamanho dos olhos de quem o enxerga
    • Ver perfil
Re: Servidor de email Ubuntu Server 9.10
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2009, 20:53 »
Bem, procurei sobre o Zimbra encontrei o servidor de email dele. Mas no meu caso eu não preciso hospedar as contas de email, eu preciso receber o email do servidor principal no meu servidor local, e aí então os computadores clientes recebem dele.

Eu pensei no seguinte, usar um programa de email comum (Evolution/Thunderbird) no servidor local para receber os emails, trocar o diretório do programa para o diretório de um servidor de email (SMTP/Zimbra), e então configurar as contas como uma especie de espelho do servidor principal. Tudo parece bem simples até aí, vamos agora as duvidas.

*como fazer para o remetente das mensagens enviadas da minha rede, ser/aparecer como o email real do remetente?
*seria possivel fazer tal configuração?

Sobre a duvida nº1, eu pensei em deixar o servidor de saída do servidor principal nos computadores, porem, eu preciso manter um backup dos emails enviados.

Offline Roger_Pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Servidor de email Ubuntu Server 9.10
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2010, 11:38 »
Pois eh eu também estou querendo fazer o mesmo.

No servidor local na empresa receber todos email do servidor de email externo, e apartir do meu servidor local distribuir para as estações os emails. Com sistema de backup dos emais que entrem e os enviados também.

Alguém com uma dica para nos ajudar?


FLW..

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Servidor de email Ubuntu Server 9.10
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2010, 14:32 »
Amigo, o Zimbra é uma suite de colaboração alternativa ao Exchange da Microsoft, o serviço de contas que você viu é um serviço que o pessoal do email.com.br prove e cobra por isso. Veja lá existe a versão opensource e a versão paga do produto que na verdade são o mesmo produto só que sem algumas funcionalidades como backup online e etc.


Bem, procurei sobre o Zimbra encontrei o servidor de email dele. Mas no meu caso eu não preciso hospedar as contas de email, eu preciso receber o email do servidor principal no meu servidor local, e aí então os computadores clientes recebem dele.

Eu pensei no seguinte, usar um programa de email comum (Evolution/Thunderbird) no servidor local para receber os emails, trocar o diretório do programa para o diretório de um servidor de email (SMTP/Zimbra), e então configurar as contas como uma especie de espelho do servidor principal. Tudo parece bem simples até aí, vamos agora as duvidas.

*como fazer para o remetente das mensagens enviadas da minha rede, ser/aparecer como o email real do remetente?
*seria possivel fazer tal configuração?

Sobre a duvida nº1, eu pensei em deixar o servidor de saída do servidor principal nos computadores, porem, eu preciso manter um backup dos emails enviados.

Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com