Autor Tópico: Importação de usuários Ubuntu em nova instalação  (Lida 1581 vezes)

Offline qwerty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Importação de usuários Ubuntu em nova instalação
« Online: 09 de Dezembro de 2009, 13:02 »
Acabo de atualizar meu sistema do Ubuntu 8.10 para o 9.10, fazendo uma instalação nova - formatei a partição do root e instalei o 9.10.
O home fica em outra partição, com 3 usuários.
Meu usuário foi reconhecido pelo 9.10 sem problema, mas os outros dois não. Me logo com o usuário X e ele diz que já existe uma pasta com o nome X, e existe mesmo.
No meu mundo ideal, ele conectaria o usuário X com a pasta já existente X e tudo daria certo, mas não é assim que aconteceu.

Como devo fazer para que os outros 2 usuários voltem ao normal?

Apenas a título de comentário, já pesquisei isso no Fórum e achei importação de usuários Windows, mas do próprio Ubuntu não. Inacreditável isso !

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Importação de usuários Ubuntu em nova instalação
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:47 »
A pasta home é apenas uma pasta que está associada com os usuários. Mas toda informação acerca dos usuários está no sistema principal. Não existe nenhuma mágica por trás da coisa, é um processo bem simples até.

Seu usuário principal não foi reconhecido. Apenas coincidiu de você usar o mesmo nome de usuário, e na hora de instalação a sua pasta já ficou sendo do seu usuário por padrão (mas por via das dúvidas, melhor usar um chown pra evitar futuros problemas). Os outros dois usuários não foram criados ainda, mesmo que exista pastas lá com os nomes deles, pro sistema elas são apenas pastas comuns. O sistema ainda não tem informação sobre esses dois usuários.

A solução mais simples é renomear temporariamente essas duas pastas, criar os usuários, depois mover o conteúdo delas pras pastas criadas.
Googling since 1999.

Offline qwerty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Importação de usuários Ubuntu em nova instalação
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:24 »
NPC,
vou seguir sua dica.
Entendo que deva ser com "sudo nautilus", certo?
Depois que eu mover os arquivos da pasta renomeada X1 para a pasta X, via sudo, o usuário X terá acesso como owner aos seus arquivos? Ou terei que fazer aquilo das permissões 664?

Quanto ao meu usuário principal, sim, usei o mesmo nome para dar certo. Tudo perfeito, área de trabalho mantida, configurações do FFox mantidas, blz...

Gostaria que, na instalação/atualização do Ubuntu, pastas no home fossem "oferecidas" como usuários para importação automática. O operador escolheria importar ou não o usuário potencial. O Ubuntu importa do Windows, porque não dele mesmo???

Abraço.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 18:25 por qwerty »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Importação de usuários Ubuntu em nova instalação
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:33 »
Entendo que deva ser com "sudo nautilus", certo?
Depois que eu mover os arquivos da pasta renomeada X1 para a pasta X, via sudo, o usuário X terá acesso como owner aos seus arquivos? Ou terei que fazer aquilo das permissões 664?

Vai ter que dar permissões especificas a cada usuario ( 664 é genérico ) tem que ser cown -R ( usuario )
por favor  verifique a sintaxe correta, eu teclo de celular.

[],s

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Importação de usuários Ubuntu em nova instalação
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2009, 19:46 »
Corrigindo o celular do tota:
chown -R nome-do-usuario

Citar
O Ubuntu importa do Windows, porque não dele mesmo???

É bem diferente. O ubuntu apenas pergunta se você quer importar os arquivos do windows pra sua pasta home, mas ele não cria usuários baseados nos usuários da partição do windows.

O que você tá dizendo sobre importar usuários faz sentido sim, mas seria o tipo de funcionalidade que ia tomar tempo dos desenvolvedores e no final pouquíssimas pessoas fariam uso disso, quando a alternativa se resume a 3 comandos no terminal.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 19:50 por NPC »
Googling since 1999.