Autor Tópico: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?  (Lida 56428 vezes)

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Online: 10 de Dezembro de 2009, 02:43 »
Se formato o sistema tenho de: apanhar para Instalar alguns drivers, codecs, instalar uma porrada de softwares (miro, azureus, elisa, xbmc, smplayer, cairo-dock, conky, opera, amule, broffice, gnome-rdp, flock, wine, crossover, kvirc, komposer, kate, quake, unreal, dhcpd3-server, apache, vmware, phpadmin, thunar, guake, java, mysql, vlc, songbird, etc...) E mais uma porrada de configuração e personalização. Não é insano instalar toda versão que sai, perder um tempão instalando uma porrada de coisas, configurando uma cacetada de coisas e, no final, dizer: Aha, acabei! onde estão as novidades mesmo?

Fora a sensação de que estamos esquecendo de instalar alguma coisa ou de que perdemos algum dado, algum arquivo de configuração que logo fara falta.
E se alguém diz que não precisa formatar o sistema para atualizar a versão, eu sigo a politica da formatação, assim evito duvidas, bugs, etc... já tive dor de cabeça com o Vinagre, Gnome, Vmware, mysql, etc após usar o atualizador e mudar de versão.

Num outro post (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58196.0.html) vi algumas novidades da versão 9.10 e minha analise foi:
- Melhor desempenho no boot graças ao Upstart. (Indiferente, não vou quebrar o teclado ou mudar de sistema por que o boot ficou 30 segundos mais rapido).
- Ubuntu Software Center substitui o "Adicionar/Remover" no menu Aplicações (Indiferente, não fico todo dia instalando programa, e quem fica?).
- Empathy substituiu o Pidgin como cliente padrão de mensagens instantâneas. (Não preciso mudar de versão pra isso).
- O novo "ext4" é utilizado por padrão para novas instalações. (Indiferente).
- GRUB 2 é agora o gerenciador de inicialização padrão para novas instalações. (Nem dou atenção pro GRUB).
- Gnome 2.28 (Sem nada que me interesse muito).
Nesse mesmo post, um companheiro relata que teve problemas com Cairo-dock e VMWare.

Sou a favor de novas versões e atualizações, mas a questão é: Vale apena lançar uma nova versão de um sistema com poucas novidades, sem impacto, Praticamente identica a anterior?
Não seria melhor que o espaço de tempo entre as datas de lançamento do ubuntu mudassem? Deixassem de ser lançado com essa data fixa e fossem lançado apenas quando houvesse um pacote de novidades que nos fizessem dizer "UaU, agora o bixo vai ficar pegar!!!".
Hoje eu vejo nova versão do Ubuntu e digo: E dai?, não vou mudar! meu 8.10 tá redondo. Vou colocar a 9.10 pra que?
Ps: Só mudei da versão 7.10 para a versão 8.10 por causa da navegação por abas do nautilus que vinha com o então novo gnome.

Não quero comparar com o concorrente, mas ja pensou se a microsoft lançasse 2 windows por ano? Meu deus, estariamos na versão "windows fifty two". Já não basta o fato do windows ainda existir?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 03:41 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2009, 04:11 »
Excelente questão.
Camarada... eu acho um porre esse lance de trocar de versão justamente por conta de ter-se que reinstalar e configurar tudo de novo.

Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2009, 04:47 »
raidicar penso exactamente como tu.
Estou a pensar mudar para o openSUSE porque as novas versões vem a cada 9/10 meses e as versões anteriores tem um suporte longo.
Ainda que alguém venha dizer que o Ubuntu tem a versão LTS. Eu tive de formatare instalar uma versão mais recente do ubuntu porque alguns programas mais novos não funcionam e o "Ubuntu one" também não funciona no 8.04.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2009, 05:23 »
+1
Esse negocio de ficar atualizando a cada 6 meses "Desculpe o tom da palavra" éh um saco!
O cara instala o Ubuntu, fica meses mexendo nele, ai quando esta quase deixando como ele quer, bum.. lançam uma nova versão!
Vocês vão me perguntar"E porque você não fica com a versão antiga??" Porque sempre a alguma coisa nova em que precisamos "muito..", ou é um reconhecimento de herdware ou é alguma midia que pega melhor, etc...
A questão é!!! Porque eles não lançam um Super Pack de Atualizações?? Não seria melhor? Tipo lançarem uns três packs antes de lançarem uma nova versão!
Seria até legal "Ubuntu SP1, Ubuntu SP2, Ubuntu SP3..." ;D

[],s
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2009, 08:45 »
eu não costumo atualizar muito meu ubuntu... do 8.4 fui para o 9.4... mais ou menos 1 ano... mas sei que o resto do mundo vai falar...
O sucesso do ubuntu esta no siclo curto de atualizações.... é o diferencial dele e acredito que o mark shu(finja que escrevi o sobrenome dele aqui) num vai querer mudar não.........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2009, 10:15 »
Porque eles não lançam um Super Pack de Atualizações?? Não seria melhor? Tipo lançarem uns três packs antes de lançarem uma nova versão!
Seria até legal "Ubuntu SP1, Ubuntu SP2, Ubuntu SP3..." ;D

[],s

Eu cheguei a escrever isso mas editei hehehe, tive medo de estar falando alguma besteira.
Mas que a idéia dos SP's é uma boa sacada é sim.
Putz, nem posso instalar alguma versão mais nova de determinados programas pq não funcionam no 8.04 - isso é outra coisa chata.
Seria bom poder-se instalar qualquer versão recente num sistema um tico mais antigo.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2009, 14:24 »
Não precisa atualizar tanto, é só ir de LTS pra LTS.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2009, 14:46 »
Fala serio! quem usa o lts 8.4 esta super desatualizado... quase ninguém aguenta usar de lts e lts.

O ubuntu precisa rever sua política de lançamentos.
Todos os sistemas operacionais criam uma baita expectativas em em relação as suas novas versões, menus o ubuntu. Duas versões por ano torna os lançamentos banais.
Eu sou a favor dos service packs e excitantes lançamentos a cada ano ou de dois anos.
Ubuntu tá no pário!!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2009, 15:57 »
É o seguinte, atualiza quem quiser. Ninguém é obrigado a atualizar. ::)

Se o ciclo fosse maior iria dar na mesma caso hoje você use somente versões LTS.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2009, 16:27 »
Essa discursão é antiga... E nunca dá em nada!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2009, 16:39 »
Eu não entendi esse tópico.
Vocês não são obrigados a atualizar a cada 6 meses, onde viram isso?

No entanto, também não podem privar outras pessoas de atualizarem a cada 6 meses.
O ubuntu surgiu como uma tentativa de usar a base do debian mas juntar a isso versôes mais atuais dos pacotes e um meio de agregar também pacotes de terceiros (o nosso multiverse).

Mas se o seu sistema tá funcionando normalmente e se você não sente a necessidade de usar algum pacote mais atual, basta continuar com a sua versão, ué. É isso que fazem os usuários mais antigos.

Eu lembro que da versâo 8.04 pra 8.10, eu demorei uns 4 meses pra atualizar e não lembro de nenhum aviso do ubuntu me obrigando a atualizar, nem de nenhuma complicação por parte dos softwares que eu usava ou de atualizações. Qualquer site com softwares pro ubuntu oferece hoje em dia versões dos seus programas pra 3 versôes anteriores do ubuntu no mínimo.

Então, mais uma vez, não entendi esse tópico.
Googling since 1999.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2009, 21:12 »
Bom, eu já falei, vá de LTS pra LTS.
Eu por exemplo não sairei da 10.04 a não ser que a 10.10 seja muito melhor.
Eu fui da 8.04 pra 9.04 no meu último PC.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2009, 21:25 »
Se reclamar não adianta, então só nos resta aguentar calado!

[],s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2009, 21:35 »
Eu não entendi esse tópico.
Vocês não são obrigados a atualizar a cada 6 meses, onde viram isso?, Eu lembro que da versâo 8.04 pra 8.10, eu demorei uns 4 meses pra atualizar e não lembro de nenhum aviso do ubuntu me obrigando a atualizar,
Amigo, essa não é a questão que levantei, sabemos até onde vai o suporte de cada versão e que ninguém é obrigado a atualizar o sistema, a questão que levantei é se vale a pena mesmo lançar duas versões por ano? Atualiza quem quer, mas será que não fica meio banalizado? Ao invéz de criar expectativas, aos poucos não vai aumentando o desinteresse? Antes de levantar essa questão, devo confessar que não sabia se a versão atual era 9,04, 9.10, 10.04 ou 10.10, calculando sabia que a versão atual é a 9.10. Minha estação de trabalho é o ubuntu 8.10 assim como em casa e na mesma sala onde trabalho existe 4 usuários ubuntu. Perguntei a eles qual a versão atual do ubuntu e pedi para responderem rapido. 3 deles não sabiam. O quarto disse que era a 9.04. Isso deixa claro que eles já nem se importam mais, Todos são usuários do ubuntu a mais de dois anos. Apesar de ser fiel ao sistema, posso dizer que nem me importo mais em saber as diferenças entre uma e outra versão. Não troco meu ubuntu por nada, mas não to nem um pouco interessado na futura versão 10.04. Só estaria me importando se tivesse algum hardware atual sem funcionar com o sistema atual.

É o seguinte, atualiza quem quiser. Ninguém é obrigado a atualizar. ::)
Tem razão, concordo, é como disse acima, atualiza que quer, mas é consenso geral que todos preferem sempre ter um sistema atualizado, não?


Essa discursão é antiga... E nunca dá em nada!
Se é antiga eu não sei, mas tem razão, não vai dar em nada, não tenho nenhum tipo de esperança nesse sentido, apenas queria saber a opnião de mais pessoas para saber se tenho um pouco de razão ao achar um exagero duas versões por ano.

Esse negocio de ficar atualizando a cada 6 meses "Desculpe o tom da palavra" éh um saco!
O cara instala o Ubuntu, fica meses mexendo nele, ai quando esta quase deixando como ele quer, bum.. lançam uma nova versão!
Vocês vão me perguntar"E porque você não fica com a versão antiga??" Porque sempre a alguma coisa nova em que precisamos "muito..", ou é um reconhecimento de herdware ou é alguma midia que pega melhor, etc...
A questão é!!! Porque eles não lançam um Super Pack de Atualizações?? Não seria melhor? Tipo lançarem uns três packs antes de lançarem uma nova versão!
Seria até legal "Ubuntu SP1, Ubuntu SP2, Ubuntu SP3..." ;D
Concordo plenamente e acho uma idéia excelente a do SP.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 21:42 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2009, 01:05 »
Fala serio! quem usa o lts 8.4 esta super desatualizado... quase ninguém aguenta usar de lts e lts.

O ubuntu precisa rever sua política de lançamentos.
Todos os sistemas operacionais criam uma baita expectativas em em relação as suas novas versões, menus o ubuntu. Duas versões por ano torna os lançamentos banais.
Eu sou a favor dos service packs e excitantes lançamentos a cada ano ou de dois anos.

Agora quem não entendeu fui eu...
Primeiro disse que quem usa o 8.04 está super desatualizado, mesmo uma versão lts dando suporte por dois anos, então creio que não estou tão super desatualizado assim. Estarei depois da versão 10.04, aí sim.
Depois advogou que duas versões por ano tornam os lançamentos banais e que é a favor de excitantes lançamentos a cada um ou dois anos...!?!?!?
Agora sou eu quem digo: Fala sério... hehe