Autor Tópico: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet  (Lida 7571 vezes)

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
[Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Online: 10 de Dezembro de 2009, 10:02 »
Pessoal, tenho um micro com 2 placas de rede, ambas conectadas na mesma rede com outros computadores e com um modem roteado. Preciso que a eth0 seja usada para compartilhamento de arquivos via samba (até aqui já está funcionando) e que a eth1 seja usada para conexão à Internet. O problema é que o sistema só quer conectar à Internet usando a eth0. Como posso resolver isso?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 08:39 por lightboy »
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2009, 12:14 »
vc configurou essas placas pelo NetworkManager ou pelo arquivo /etc/network/interfaces ???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2009, 13:31 »
Usei o NetworkManager. Deixo aí uma imagem com as configurações atuais:



Duas observações:
1- O NetworkManager exige gateway e DNS nas duas interfaces.
2- Suponho que se eu mudasse a interface default para a eth1 em vez da eth0, resolveria. Mas não soube como fazer.

Dá para resolver usando o NetworkManager ou preciso usar o arquivo /etc/network/interfaces? O que posso fazer?
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2009, 13:42 »
Usei o NetworkManager. Deixo aí uma imagem com as configurações atuais:



Duas observações:
1- O NetworkManager exige gateway e DNS nas duas interfaces.
2- Suponho que se eu mudasse a interface default para a eth1 em vez da eth0, resolveria. Mas não soube como fazer.

Dá para resolver usando o NetworkManager ou preciso usar o arquivo /etc/network/interfaces? O que posso fazer?

Tente usar na primeira interface, o gateway da segunda.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2009, 15:59 »
Colocando o IP da segunda como gateway da primeira não navegou.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2009, 16:31 »
As duas têm IP fixo?

Vc faz questão de que fiquem no NetworkManager?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2009, 08:38 »
Obrigado pela ajuda, zekkerj.

O IP fixo é necessário nas duas. Venho usando o NetworkManager apenas por comodidade.

Seguindo o raciocínio através da sua ajuda, resolvi editar os arquivos /etc/network/interfaces e /etc/resolv.conf, configurando neles os IPs, gateway para a segunda interface de rede e DNS. Desabilitei as conexões no NetworkManager (nesse momento ele desfez a alteração que eu tinha feito no /etc/resolv.conf, então eu a refiz) e reiniciei a rede no terminal. Resolveu-se o problema. A Internet agora funciona pela eth1.

Já que deixei de lado o NetworkManager, resolvi removê-lo da área de notificação. Matei o nm-applet que estava em execução e desmarquei ele nos aplicativos da sessão para não ser novamente carregado.

Abraço.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline jrsrgds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2010, 16:03 »
Ola!

Estou com uma situação um pouco parecida a que foi reportada,
No meu caso tenha a 2 placas de rede no intuito de eth0 ser utilizada para tudo que diz respeito ao Ubuntu, e a eth1 quero utilizar para minha maquina virtual(Virtual box). Não quero sobre hipótese alguma o Ubuntu utilize a placa eth1, apenas a maquina virtual !!!

Obrigado !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #8 Online: 05 de MAR?O de 2010, 16:44 »
No meu caso tenha a 2 placas de rede no intuito de eth0 ser utilizada para tudo que diz respeito ao Ubuntu, e a eth1 quero utilizar para minha maquina virtual(Virtual box). Não quero sobre hipótese alguma o Ubuntu utilize a placa eth1, apenas a maquina virtual !!!

No meu pouco conhecimento ( pouco mesmo, sou iniciante em virtualização ) , e pelo que entendi o que deseja, para mim é impossivel devido ao conceito de virtualização.

Cuidado. conteudo prolixo à frente!

Existe sempre um sistema operacional ( qualquer um ) que é inicializado primeiro, este toma conta de todo o hardware.

Após isto é acionada a  maquina virtual ( não real ) e esta pede requisições ao sistema ( real ) que comanda todo o hardware, este, "finge de morto" e entrega estas requisições ao sistema virtualizado, e o virtualizador ( o que esta no meio, o virtualbox por exemplo, do real e não real ) "engana" a maquina virtualizada para que ela "pense" que está num  ambiente real.

Desta forma, sempre o sistema real vai lidar com as duas placas de rede, e o trafego vai passar primeiro pela "maquina real" que irá repassar para a "maquina virtual"

[],s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #9 Online: 06 de MAR?O de 2010, 00:03 »
Ola!

Estou com uma situação um pouco parecida a que foi reportada,
No meu caso tenha a 2 placas de rede no intuito de eth0 ser utilizada para tudo que diz respeito ao Ubuntu, e a eth1 quero utilizar para minha maquina virtual(Virtual box). Não quero sobre hipótese alguma o Ubuntu utilize a placa eth1, apenas a maquina virtual !!!

Obrigado !


É possível fazer isso. Só não é necessário. Sua máquina virtual pode perfeitamente usar a mesma interface física do hospedeiro, se o hypervisor for configurado pra criar uma interface bridge. A menos que você queira criar algum ambiente de teste maluco, não precisa fazer essa separação. E pra ser sincero, eu recomendo que não a faça.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #10 Online: 06 de MAR?O de 2010, 09:57 »
No meu caso tenha a 2 placas de rede no intuito de eth0 ser utilizada para tudo que diz respeito ao Ubuntu, e a eth1 quero utilizar para minha maquina virtual(Virtual box). Não quero sobre hipótese alguma o Ubuntu utilize a placa eth1, apenas a maquina virtual !!!

No meu pouco conhecimento ( pouco mesmo, sou iniciante em virtualização ) , e pelo que entendi o que deseja, para mim é impossivel devido ao conceito de virtualização.

Cuidado. conteudo prolixo à frente!

Existe sempre um sistema operacional ( qualquer um ) que é inicializado primeiro, este toma conta de todo o hardware.

Após isto é acionada a  maquina virtual ( não real ) e esta pede requisições ao sistema ( real ) que comanda todo o hardware, este, "finge de morto" e entrega estas requisições ao sistema virtualizado, e o virtualizador ( o que esta no meio, o virtualbox por exemplo, do real e não real ) "engana" a maquina virtualizada para que ela "pense" que está num  ambiente real.

Desta forma, sempre o sistema real vai lidar com as duas placas de rede, e o trafego vai passar primeiro pela "maquina real" que irá repassar para a "maquina virtual"

[],s

Tota está certo de que é o sistema principal que faz o contato direto com o hardware, porém no caso específico o sistema virtualizado será o único cujos aplicativos estarão usando o tráfego da placa eth1. Ou seja, é possível fazer o Firefox, torrent, etc no Ubuntu usar apenas a eth0 enquanto o MSN numa máquina virtual  pode usar a eth1.

jrsrgds, se quiser fazer o que disse (embora não seja algo necessário para o funcionamento da máquina virtual), deve configurar a placa eth0 através do Network Manager ou dos arquivos /etc/network/interfaces e /etc/resolv.conf. Em seguida, nas configurações da sua máquina virtual, na parte de rede escolha "conectado a: interface do hospedeiro" e mais abaixo escolha a interface eth1.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline jrsrgds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #11 Online: 15 de MAR?O de 2010, 14:42 »
No meu caso tenha a 2 placas de rede no intuito de eth0 ser utilizada para tudo que diz respeito ao Ubuntu, e a eth1 quero utilizar para minha maquina virtual(Virtual box). Não quero sobre hipótese alguma o Ubuntu utilize a placa eth1, apenas a maquina virtual !!!

No meu pouco conhecimento ( pouco mesmo, sou iniciante em virtualização ) , e pelo que entendi o que deseja, para mim é impossivel devido ao conceito de virtualização.

Cuidado. conteudo prolixo à frente!

Existe sempre um sistema operacional ( qualquer um ) que é inicializado primeiro, este toma conta de todo o hardware.

Após isto é acionada a  maquina virtual ( não real ) e esta pede requisições ao sistema ( real ) que comanda todo o hardware, este, "finge de morto" e entrega estas requisições ao sistema virtualizado, e o virtualizador ( o que esta no meio, o virtualbox por exemplo, do real e não real ) "engana" a maquina virtualizada para que ela "pense" que está num  ambiente real.

Desta forma, sempre o sistema real vai lidar com as duas placas de rede, e o trafego vai passar primeiro pela "maquina real" que irá repassar para a "maquina virtual"

[],s

Tota está certo de que é o sistema principal que faz o contato direto com o hardware, porém no caso específico o sistema virtualizado será o único cujos aplicativos estarão usando o tráfego da placa eth1. Ou seja, é possível fazer o Firefox, torrent, etc no Ubuntu usar apenas a eth0 enquanto o MSN numa máquina virtual  pode usar a eth1.

jrsrgds, se quiser fazer o que disse (embora não seja algo necessário para o funcionamento da máquina virtual), deve configurar a placa eth0 através do Network Manager ou dos arquivos /etc/network/interfaces e /etc/resolv.conf. Em seguida, nas configurações da sua máquina virtual, na parte de rede escolha "conectado a: interface do hospedeiro" e mais abaixo escolha a interface eth1.

A maquina virtual esta funcionando perfeitamente se comunica, consigo baixar transferir arquivos etc. 
O problema é assim, quando estou no Ubuntu peço para copiar algo de meu servidor ele(Ubuntu) utiliza a eth1, daqui a  peço para copiar outro arquivo ele copia através da eth0.
Tenho um trafego de rede muito auto através do Ubuntu, em quando executo a maquina virtual tenho um trafego de rede ainda maior por isso tenho a necessidade desta "separação".
Hoje a maquina virtual funciona corretamente em nenhum momento o trafego sair pela eth0 somente através da eth1.
O problema é o trafego do Ubuntu que usa tanto a eth0 quanto a eth1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #12 Online: 15 de MAR?O de 2010, 17:32 »
Citar
O problema é assim, quando estou no Ubuntu peço para copiar algo de meu servidor ele(Ubuntu) utiliza a eth1, daqui a  peço para copiar outro arquivo ele copia através da eth0.
Como você sabe que uma hora sai pela eth0, outra pela eth1?

Citar
Tenho um trafego de rede muito auto através do Ubuntu, em quando executo a maquina virtual tenho um trafego de rede ainda maior por isso tenho a necessidade desta "separação".
O que vc chama de "muito auto" (sic)?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jrsrgds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #13 Online: 15 de MAR?O de 2010, 18:11 »
Citar
O problema é assim, quando estou no Ubuntu peço para copiar algo de meu servidor ele(Ubuntu) utiliza a eth1, daqui a  peço para copiar outro arquivo ele copia através da eth0.
Como você sabe que uma hora sai pela eth0, outra pela eth1?

Citar
Tenho um trafego de rede muito auto através do Ubuntu, em quando executo a maquina virtual tenho um trafego de rede ainda maior por isso tenho a necessidade desta "separação".
O que vc chama de "muito auto" (sic)?

Utilizo Iptraf,  4,5 GB de transferencia na maquina virtual a cada 30 minutos !

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como definir interface padrão para usar Internet
« Resposta #14 Online: 16 de MAR?O de 2010, 09:32 »
Já tive problemas semelhantes onde o sistema devia usar 1 placa de rede e usava 2, e isso já me deu dor de cabeça. Passei a adotar uma solução para esse tipo de problema que usei agora para simular o que você quer fazer e deu certo, rodando o Virtual Box no Ubuntu.

Vamos assumir a situação de um micro com 2 placas de rede rodando o Ubuntu numa rede de IP 192.168.1.X que usa DHCP. Edite o /etc/network/interfaces assim (ou faça uma configuração semelhante pelo network manager):

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet static
address 192.168.2.1
netmask 255.255.255.0

Dessa forma a placa eth0 receberá um IP válido para a rede (192.168.1.X) enquanto eth1 estará com um IP incompatível com a rede (192.168.2.1) e que não conseguirá se comunicar, obrigando o sistema a usar apenas a eth0 e sem causar nenhum tipo de problema no funcionamento do sistema ou na velocidade da comunicação.

Após isso, desde que a máquina virtual esteja configurada para usar a eth1 e no sistema dentro da máquina virtual esteja configurado um IP válido para a rede (192.168.1.X), ela conseguirá sem problemas acessar arquivos da rede ou navegar na Internet sendo a única a usar a eth1.  8)
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683