Autor Tópico: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização  (Lida 7433 vezes)

Offline ACRibeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:39 »
Olá Amigos
Ontem (10/12) o meu sistema informou atualizações e, como sempre faço, baixei os pacotes e atualizei. Vi que nas atualizações havia arquivos ligados ao Kernel, de modo que o sistema pediu a reinicialização. Fechei todos os aplicativos e cliquei "sim" para reinicializar.
A partir daí não houve mais resposta. O sistema não mais inicializa e me dá uma simples tela preta.
Tentei a opção do Grub e tentei entrar pelo Kernel anterios (recovered) e o resultado foi:

ALERT! /dev/disk/by-uuid/ ... does not exist. Dropping to a shell!
BusyBox v1.13.3 (Ubuntu 1:1.13.3-1ubuntu7) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.
(initramfs)

Encontrei aqui no fórum uma série de informações, mas ainda não consegui colocar em prática nenhuma delas, mesmo entrando pelo LiveCd. A propósito, entrei pelo LiveCd a partir da opção de testar o sistema sem alterar o computador.

Se algum amigo puder ajudar, antecipadamente agradeço pois sou um usuário que conheço muito pouco de computador.

Minha máquina é um Amazon Notebook e só tenho o Ubuntu instalado, nenhum Windows.

 

Offline ACRibeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:44 »
Completando a informação: também não consegui dar um boot a partir do LiveCd.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:51 »
Citação de: ACRibeiro 1
mesmo entrando pelo LiveCd. A propósito, entrei pelo LiveCd

Citação de: ACRibeiro 2
Completando a informação: também não consegui dar um boot a partir do LiveCd.
???
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline ACRibeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:57 »
Desculpe-me Alystom, se não expliquei direito.
Eu consigo entrar pelo LiveCD mas somente no modo "testar". Quando eu tento inicializar o HD, não há resposta.

Offline ACRibeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:59 »
Ôpa! Alyscom ...  ;D

Offline gjgrobe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2009, 00:27 »
E ai mano vei..
hehe, então cara, olha soh o que eu fiz, nao resolveu ainda, mas temporariamente...

eu acho que deu pau nos negocio do Gnome Display Manager....

why? (porque?), porque eu fiz dois comandinhos e a tela preta do meu saiu e entrou a interface grafica novamente...

primeiro, da um CTRL + ALT + F1 ok?! vai abrir a shell de comando

Depois, entra como ROOT e senha...

Ai tu da o seguinte comando... gdm-stop e depois gdm restart ...



Soh que isso nao resolve o problema, quando reinicia volta a tela preta, mas vai ajuda, ao menos vc pode mexer e fuçar mais um pouco...

eu tbm estou com esse problema, e bem apos a atualizacao do S.O. (sistema operacional), mas enfim.. eh a vida, quem meche com linux sempre tem esses divertimentos pra resolver... hehehe..

vlw.. espero ter ajudado... se tiver alguma solucao envia ai.. que vou estar acompanhando..
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2009, 00:31 por gjgrobe »

Offline ACRibeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2009, 09:46 »
Olá Gjgrobe

Pois é, amigo. Tentei várias receitas postadas aqui mesmo e em outros fóruns e não consegui muita coisa. Mas, pelo menos, vi que esse problema aconteceu com muita gente. Mas, felizmente, consegui resolver. Não sei se é o meio mais correto, mas, para mim, deu certo.

Lá vai.
Como eu havia relatado antes, ao reiniciar o computador após uma atualização automática, o Ubuntu não mais iniciou e ficou apenas uma tela preta, sem qualquer caracter ou cursor. Pelo Grub tentei usar versões anteriores do Kernel, mas eu só conseguia chegar no Initramsf e não conseguia sair dele. Usei um LiveCD mas só conseguia abrir o Ubuntu com o comando de testar sem alterar o computador, o que não resolvia, pois eu não tinha acesso aos arquivos do HD. Tentei várias outras formas de iniciar o HD e nenhuma deu resultado.

Já meio conformado em perder arquivos, tentei o recurso de instalar novamente o Ubuntu 9.10 pelo LiveCD e escolhi a opção de instalá-lo paralelamente ao antigo. E deu certo!

Primeiro, porque a instalação dessa forma permitiu-me manter a partição anterior e o Ubuntu "novo" conseguia ler os arquivos normalmente, o que me deu a chance de atualizar os backups e não perder nada. Depois, com a criação de um novo Grub, foi possível iniciar o "antigo" Ubuntu, com todas as configurações anteriores e, assim, aprimorar as cópias dos arquivos (usei para isso uma rede local e copiei todos os arquivos em outra máquina).

Um detalhe é que no momento da nova instalação, a partição anterior SDA1 informava que não havia OS, mas, depois da instalação, o sistema foi recuperado.

Depois de recuperar todos os arquivos do HD, instalei novamente o Ubuntu 9.10, mas desta vez usei a opção de formatar todo o HD e fazer a instalação "limpa". Depois, usando novamente a rede doméstica, copiei de volta os arquivos e refiz as configurações, temas e instalei os programas novamente.

O meu computador é um Note Amazon (1 M de Ram e HD 80 Gb) que uso há 3 anos e sempre com Ubuntu (comecei com o 7.04), sempre atualizado pelo gerenciador de atualizações. Com essa nova instalação "limpa", ele ficou bem mais rápido e estável e eu pude refazer as configurações de moto a manter a mesma aparência anterior, reinstalei os programas que costumo usar e tudo está funcionando perfeitamente.

Afirmo que este problema deve ter sido causado por algum "acidente" do gerenciador de atualizações e continuo sendo um fã do Ubuntu, pois minha máquina só tem este OS. É admirável o trabalho dos desenvolvedores e dos amigos deste fórum que apresentam várias opções de ajuda a usuários leigos como eu.

Agradeço a todos e espero que esta minha (longa) narrativa possa ser útil a outros usuários.

Antônio C Ribeiro

Offline gjgrobe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2009, 20:18 »
Pois então, eu ainda estou com o problema, eu já tinha feito algo semelhante anteriormente, mas como eu particionei o hd, os meus dados ficam intactos no /home ...

Só que estou intrigado e o fato de formatar a máquina uma terceira vez não me anima heheh..

Então, enquanto isso, estou pesquisando uma forma de resolver, pois o ruim eh, ter que reinstalar tudo novamente...

Ai vem a questão, e se eu atualizar, vai dar pau denovo?

Foi o que aconteceu..., eu atualizei o SO e pifo, ainda bem que achei aquele método, senão eu iria apelar novamente para a formatação...


Aqui no meu pode ser uma incompatibilidade com a placa de vídeo SIS 661/741/760 onboard do meu notebook Acer Aspire 5000.

Até venho percebendo na instalação que fica tipo umas listras azuis sabe... Eu tinha o Debian nele e funcionava que nem um relógio, passei pro Ubuntu por ser mais fácil e rápido na hora de pegar alguns codecs, pois o Debian exige um pouco mais de conhecimento.


Enfim... se alguém ai conseguir resolver isso, favor mandar uma resposta, a galera vai agradecer.

Um abraço

Offline luiz8411

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2010, 19:35 »
Pessoal, consegui resolver esse problema no meu lap...

é só iniciar pelo grub no modo de recuperacao...

depois vai aparecer a mesma msg...

dai digita exit e depois vai abrir uma tela...

escolha iniciar normalmente...

depois vai iniciar, mas nao com a parte grafica...

dai é só reiniciar normalmente.

valeu

Offline antoniomiquelini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:09 »
Mesmo problema resolvido da seguinte forma.

Tentei todos as dicas informadas em "Mil e uma maneiras de recuperar Grub 2 e Grub", inicialmente sem sucesso talvez por diferenças em comandos de linha algumas vezes pediam detalhes que desconheço.

Acredito que a solução se deu inicialmente quando consegui executar corretamente o comando mount indicando o tipo de partição, no caso só aceitou ext4, isso permitiu resolver, todos os comandos foram dados com o Ubuntu em modo de instalação sem alteração do sistema.

- A solução ocorreu quando

Depois de várias tentativas resolvi reinstalar o sistema. O boot foi dado com o CD de instalação 9.10 utilizado em 06/2010. Iniciei a instalação normal mas abortei (sim para sair da instalação ) depois dele ter reconhecido as partições,  finalizando o processo de instalação ele entrou pelo CD direto (Instalar sem modificar), isso fez com que reconhecesse todas a partições em modo gráfico. Utilizei o comando de linha sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda que foi aceito sem problemas, até então isso não havia ocorrido, reiniciei a máquina e ela reconheceu tudo normalmente, voltando a situação de uso habitual de minha instalação.

Obs. Dual boot com vista, mesmo com problemas no Ubuntu 9.10 o Vista sempre entrou.

Agora uso o sistema exatamente como antes.