Autor Tópico: Impressões de um novato!  (Lida 3937 vezes)

Offline Jubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou simplesmente EU e isso é TUDO!
    • Ver perfil
    • Coisas de Gente
Impressões de um novato!
« Online: 16 de Dezembro de 2009, 14:25 »
Olá amigos do mundo Ubuntu!
Sou iniciante no mundo Ubuntu(já utilizei Linux, mas em outras distros) e já li em dezenas de fóruns, sites e blogs o quanto o Ubuntu é superior, ou vantajoso em detrimento a usabilidade do Windows. Percebi que muitos trazem termos técnicos, e uma infinitude de detalhes que, para alguns leigos como eu era(ainda me considero na verdade), não causam tanto impacto, pois desconhecem o que tais termos querem realmente significar.
Dessa forma, quero deixar minhas primeiras impressões quanto a usabilidade, beleza e funcionalidade do Ubuntu ante ao Windows, e farei isso de forma bem didática, simples e sobre tudo, verdadeira:

1 - Beleza e aparência.


Considero o Windows(vista e seven) mais bonitos, a elaboração dos ícones e as cores são mais atrativas sim, entretanto, percebo que na maioria das vezes o usuário se enjoa dos tons muito vivos empregados nas janelas e ícones.
Em resumo, o Ubuntu não é tão bonito, mas é menos enjoativo(acredito que nas próximas versões isso será sanado). De fato eu gostaria muito que a Canonical mudasse os tons predominantes no Ubuntu...O marrom  e laranja já tá meio saturado. Eu penso que sim!
Numa comparação Aero e Compiz Fusion, eu fico com o Compiz(mais leve e bonito), mas, aproveito pra deixar uma queixa. No meu PC os recursos visuais tiveram que ser desativados, pois trava tudo quando tento usálos(ainda aguardo uma solução pra isso, seja por atualizações ou por ajuda de amigos)

2 - Configuração.


Pra resumir, eu vou dizer que no Ubuntu você configura quase tudo ao seu gosto, desde o painel às janelas! No Windows isso até "rola", mas não é tão fácil quanto no Ubuntu! E a maiorias das coisas não podem ser personalizadas.

3 - Usabilidade.

Ainda é verdade que o Windows concentra um maior número de programas e aplicativos que o Ubuntu. Não se trata de uma incompatibilidade, mas sim, de uma comodidade das próprias empresas, que insistem em só produzir programas e aplicativos para um único sistema(nessa o MAC também dança), mas, a meu ver, o Linux em geral tem se aprimorado, evoluído, e pra mim, por exemplo, não há nada que eu faça no Windows que eu não possa fazer no Ubuntu! Obviamente estou considerando usuários ao meu tipo(comuns) que usam o Ubuntu mais para o trabalho que para jogos. Evidente que há ótimos jogos para o Ubuntu, mas, eles ainda perdem em "tietagens e firulas" para os do Windows! Se esse é seu desgosto quanto ao Ubuntu, jogue on-line ou compre um vídeo game!

4 - Funcionamento.

Vou contar como foi minha experiência instalando e atualizando ambos os sistemass(Win e Ubun). Vou ser bem simplório, prometo!
Instalei de início o Win Vista original em meu pc, e levei para isso, cerca de 1h e meia, enquanto que para o Ubuntu 9.10, apenas 20 minutos! Nem mais nem menos!
Após a instalação, o sistema está "cru", e é necessário atualizar-mos ele para que esteja a ponto de bala. Para atualizar o W.Vista eu levei cerca de 3 dias, eu disse dias! Enquanto que para o Ubuntu 9.10, umas 5h.
Meu tempo de inicialização no W. era de 25s aproximadamente e no Ub9.10, uns 12s.
No W. o tempo de encerramento do sistema era de 10s e no Ub.9.10 é de 3s
O W. deixava livre 57 GB do meu HD. O Ubuntu deixa livre 67.5 GB do meu HD(contando com programas de terceiro que eu instalei)
Não vou falar de travamentos ou coisa parecida pois aí já estarei apelando né?
Abraços!

Obs> Meu PC possui as seguintes configurações(não é uma super máquina):

HD - 80 GB
Memória - 1GB
Conexão 3G de 256 kb/s

Tire suas pŕoprias conclusões! ;D
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2009, 00:17 por Jubuntu »
"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." Platão

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2009, 14:41 »
Bem vindo ao time.....


Só discordo do fator jogos.... é necessário reclamarmos e chorarmos muito, pois talvez assim as empresas olham para a gente e fazem jogos pra nos tambem!  :P :P :P
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:03 »
Só tô assustado aqui com os 7 segundos de boot... conte seu segredo.
Aqui ainda demora a eternidade de uns 15 segundos...
Googling since 1999.

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:35 »
Só pra completar o posto original, uma coisa que me irrita no windows é por exemplo, você vai instalar o msn.
Baixa o executável e esse executável instala um monte de porcaria... mas eu queria só o msn! E no fim, acabo tendo de
instalar o MsMail e mais uns lixos.

Isso não acontece só com o msn, acontece que quase todos programas que já vem com o windows.. Se você não gosta de tal programa, azar o seu, porque vai ter que continuar com ele.

No Ubuntu é o contrário, se eu não gosto de um programa, eu removo ele e o sistema continua sem reclamar de nada... Isso sem contar a facilidade de adicionar e remover programas, isso é incrível!

[]s

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:47 »
Ola Jubuntu,
Concordo com as suas palavras, acho o Windows 7 muito bonito, o Ubuntu menos bonito mas mais configurável e simples.
Atualmente estou usando o Kubuntu 9.10 e posso dizer que é "muito" mais bonito que o Windows 7 além de poder fazer tudo o que o Ubuntu faz, obviamente fica ligeiramente mais pesado mas sem impacto no sistema.

Veja meus comentários e screenshots do Kubuntu 9.10 (hoje está totalmente diferente, farei outras imagens).

Comentários: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59068.msg340969.html#msg340969
Screenshots: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60112.msg338641.html#msg338641

Abraços
Versuri

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:11 »
Tbm conta a instalação dos programas né?
Não da pra comparar a instalação leve e linda do Ubuntu com tda aquele frescura de digitar código e ficar clicando em next,ok e reiniciando do windowns.
Depois de digitar os códigos do SO, do Office, do PS e do antvírus o cara já ta cansado de tanto usa o PC. E ele ainda vai ter muitos clics pra instalar os .exe dos programas menores, 2 clics pra abrir cada exe, e mais 5 clicls em next, 7clics por programa, eu acho isso um absurdo!

Por isso adoro meu Kubuntu que faz tudo com 1 clic xD

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:29 »
Só pra completar o posto original, uma coisa que me irrita no windows é por exemplo, você vai instalar o msn.
Baixa o executável e esse executável instala um monte de porcaria... mas eu queria só o msn! E no fim, acabo tendo de
instalar o MsMail e mais uns lixos.

Isso não acontece só com o msn, acontece que quase todos programas que já vem com o windows.. Se você não gosta de tal programa, azar o seu, porque vai ter que continuar com ele.

Ola companheiros, helderC vc pode instalar somente o msn e so desmarcar a caixa de seleção que aparece no inicio da instalação, gosto do ubuntu por causa da flexibilidade e e um sistema mais leve configuravel e seguro em tese vc mesmo pode criar sua distribuição linux configurar os pacotes que vao fazer parte da sua distro desde que tenha conhecimento suficiente para isso e existem ferramentas hoje que tornam essa tarefa muito mais simples que antigamente. Gosto de jogar no linux tem bons games como o Americas Army Operations, Doom3 e outros da ID Software para linux nativo.

Tenho uma impressora HP veio o cd de instalação meu deus, instalou uma porrada de coisa nada ver, foram no minimo 6 programas pra que? (eles adoram ficar aparecendo na bandeja nao sei porque....)  sera que e para lembrar vc que comprou uma super impressora HP ultra super funcional? um absurdo.

No Ubuntu foi so plugar e imprimir nada mais.   
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Jubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou simplesmente EU e isso é TUDO!
    • Ver perfil
    • Coisas de Gente
Re: Impressões de um novato!
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2009, 23:13 »
Olá amigos! Confesso que não esperava respostas tão inteligentes e sobre tudo, rápidas! Nossa, até a comunidade se supera!!!
Uma palavrinha ao amigo Versuri, eu tentei usar o Kubunto, e realmente ele é lindo e no meu PC ele ficou bem leve, mas, esbarrei num obstáculo, não consegui por nada configurar minha conexão 3G(modem e226) da claro...Que pena, tinha tudo pra eu ficar com ele! Por isso fiquei no Ubuntu, pois configurar conexões 3G com ele é tarefa de criança! Rrsrs


Ps> Se souber como configurar o referido modem 3G, favor entrar em contato comigo!
Um forte abraço!!
"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." Platão