Autor Tópico: Impressões de um novato!  (Lida 3937 vezes)

Offline Jubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou simplesmente EU e isso é TUDO!
    • Ver perfil
    • Coisas de Gente
Impressões de um novato!
« Online: 16 de Dezembro de 2009, 14:25 »
Olá amigos do mundo Ubuntu!
Sou iniciante no mundo Ubuntu(já utilizei Linux, mas em outras distros) e já li em dezenas de fóruns, sites e blogs o quanto o Ubuntu é superior, ou vantajoso em detrimento a usabilidade do Windows. Percebi que muitos trazem termos técnicos, e uma infinitude de detalhes que, para alguns leigos como eu era(ainda me considero na verdade), não causam tanto impacto, pois desconhecem o que tais termos querem realmente significar.
Dessa forma, quero deixar minhas primeiras impressões quanto a usabilidade, beleza e funcionalidade do Ubuntu ante ao Windows, e farei isso de forma bem didática, simples e sobre tudo, verdadeira:

1 - Beleza e aparência.


Considero o Windows(vista e seven) mais bonitos, a elaboração dos ícones e as cores são mais atrativas sim, entretanto, percebo que na maioria das vezes o usuário se enjoa dos tons muito vivos empregados nas janelas e ícones.
Em resumo, o Ubuntu não é tão bonito, mas é menos enjoativo(acredito que nas próximas versões isso será sanado). De fato eu gostaria muito que a Canonical mudasse os tons predominantes no Ubuntu...O marrom  e laranja já tá meio saturado. Eu penso que sim!
Numa comparação Aero e Compiz Fusion, eu fico com o Compiz(mais leve e bonito), mas, aproveito pra deixar uma queixa. No meu PC os recursos visuais tiveram que ser desativados, pois trava tudo quando tento usálos(ainda aguardo uma solução pra isso, seja por atualizações ou por ajuda de amigos)

2 - Configuração.


Pra resumir, eu vou dizer que no Ubuntu você configura quase tudo ao seu gosto, desde o painel às janelas! No Windows isso até "rola", mas não é tão fácil quanto no Ubuntu! E a maiorias das coisas não podem ser personalizadas.

3 - Usabilidade.