"A Canonical não tem registros de virus para distribuição Ubuntu Desktop/Servidor"
Isso é muito arriscado de se afirmar, o Ubuntu não é tão livre assim de pragas, claro que elas dependem unicamente da boa vontade de quem está operando o sistema "abrir a porta".
Recentemente li sobre um caso de rootkit no site Gnome Themes:
http://www.omgubuntu.co.uk/2009/12/yet-more-malware-found-on-gnome-look.htmlSão raros os casos, mas não dá pra baixar a guarda.
O que eu geralmente sugiro para incrementar a segurança:
- Mantenha
SEMPRE o sistema atualizado com as últimas atualizações de segurança, se o seu sistema está com as configurações padrão, não se preocupe, ele avisa sempre que encontrar algo novo, tudo o que é preciso fazer é confirmar a atualização e talvez reiniciar o sistema, caso ele peça para isso.
- Evite ao máximo instalar programas de terceiros, que não estejam nos repositórios oficiais, da distribuição e também tome muito cuidado ao adicionar um repositório de terceiro, caso realmente necessite procure referências quanto ao mesmo.
- Cuidado com o comando sudo, utilize-o mínimo possível, somente quando for necessário.
- Para terminar, fortifique a sua senha de usuário, não precisa ser algo tão pouco amigável como os sites de segurança recomendam, mas não use senhas lógicas demais, palavras de qualquer idioma, apenas números e/ou dados facilmente adivinháveis por terceiros (nome da mãe, do cachorro, do irmão, etc.).
É interessante habilitar o firewall, mas como já disseram, o Ubuntu já vem pré-configurado para a maioria dos serviços perigosos ou não utilizados por usuários comuns desabilitados, então não dá pra dizer que seja algo de extrema necessidade.
Eu aqui também, faço transações bancárias e compras on line com bastante frequência, e nunca tive qualquer problema de roubo de senhas ou coisas do gênero, no geral o Ubuntu tem a segurança acima de média em comparação aos outros dois sistemas mais populares (Mac e Win).