Autor Tópico: Segurança na Internet no Ubuntu 9.10.  (Lida 5675 vezes)

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Segurança na Internet no Ubuntu 9.10.
« Resposta #15 Online: 18 de Dezembro de 2009, 21:05 »
Uma coisa que eu acho engraçado são os usuários de Windows que (assim dizem eles) não usam antivírus e dizem que estão seguros apenas com aquilo que sabem sobre o sistema e as ações a tomar para torná-lo mais seguro depois da instalação inicial, desabilitando serviços e outras coisas. Ontem eu instalei o Seven (olhem só, o Seven!) original lacrado em três máquinas e só depois de atualizado (100MB de atualizações de segurança pra um sistema recém-lançado) e sem ter instalado nada, apenas as atualizações pós-instalação, foi resolvido um problema do svchost.exe (um aviso de "/tmp/alguns caracteres/svchost.exe",  336KB de tamanho, o original tem mais ou menos 31KB) querendo abrir uma janela de notificação, mostrando que tal arquivo era originário do ntvdm.exe. Dei boot por um cd do Debian remasterizado no Remastersys e mandei escanear a partição do Windows e deu que o tal arquivo que estava na pasta TMP era um cavalo de tróia. Deu a mesma coisa no AVG e até nos AVs de uma instalação do XP butado de outro hd, ou seja, sistema limpo sem nada e já dá uma k-gada dessas? Pesquisando na Internet pelos "problemas", achei de tudo, desde serviços do sistema para compatibilidade com aplicações de 16 bits até virtualização, passando por malware e tal.

E depois nego fica falando mal do Linux, mas realmente esses boletins de segurança para Linux são mais confiáveis do que político dentro de banco...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Holmes

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
« Resposta #16 Online: 18 de Dezembro de 2009, 21:54 »
Galera, e ae blz...

Concordo com o nosso colega velox256, que a situação no âmbito do win é complicado. Alguns meses atrás tive que levar o pc da minha esposa ao técnico. Ele instalou o win xp, pois a minha esposa não quer usar o Linux. Sou o único na minha casa que usa Linux! Ela tem um certo preconceito com o Linux. Não sei porque! Já conversei com ela, mas não quer usar uma outra coisa. Quer o win! Bom...o técnico instalou o win xp e o office. Aí tive o árduo trabalho de instalar o resto! principalmente o antivirus. Pessoal...olha, a primeira coisa foi baixar o antivir, demorou um século. Terminou e instalei, fiz o primeiro scan, a surpresa vírus no pc da minha esposa. Coisa de algumas horas sem o anti-algo o pc já estava infectado. Ainda bem que o antivir encontrou e eliminou. Mesmo assim ela prefere usar o wim, pq? não sei pessoal. Eu uso Linux desde novembro de 2008 e sei que muuuuuuuuiiiiiiiiittttooooooo melhor que o win. Bom...ela prefere correr risco! Aí o problema é dela, pois estou cansado de avisar!!!!

valew, Vivia 8)    
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 22:04 por Viva »
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline slashwhitheness

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2009, 22:23 »
Eu me lembro que no windows xp , ates do service pack 2 , ao entrar na internet , vinha uma enxurada de virus do nada , se vc tivesse que conectar na internet sem um anti virus , era infecção na certa !

Offline Holmes

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
« Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2009, 23:38 »
slashwhitheness, e ae blz..

É assim mesmo, não mudou nada! Como eu disse, uso o Linux desde novembro de 2008 e nunca usei anti-nada, instalava a distro e já era. Olha que faço muitas transações bancárias pela net e nada! Acredito que somente um usuário ligado na net não precisa de anti-nada, agora de muitos, no caso de um servidor, é necessário o controle da segurança. Uma outra coisa o que vale, no win, lin etc, é o bom senso, isto é uma boa disciplina no uso da net. Resumindo, a disciplina é o grande segredo na computação!  

valew, Viva ... ギルガメッシュ (G_N.ignes) 8)
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 23:59 por Viva »
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline Cálcio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2009, 12:59 »
Galera, e ae blz...

Concordo com o nosso colega velox256, que a situação no âmbito do win é complicado. Alguns meses atrás tive que levar o pc da minha esposa ao técnico. Ele instalou o win xp, pois a minha esposa não quer usar o Linux. Sou o único na minha casa que usa Linux! Ela tem um certo preconceito com o Linux. Não sei porque! Já conversei com ela, mas não quer usar uma outra coisa. Quer o win! Bom...o técnico instalou o win xp e o office. Aí tive o árduo trabalho de instalar o resto! principalmente o antivirus. Pessoal...olha, a primeira coisa foi baixar o antivir, demorou um século. Terminou e instalei, fiz o primeiro scan, a surpresa vírus no pc da minha esposa. Coisa de algumas horas sem o anti-algo o pc já estava infectado. Ainda bem que o antivir encontrou e eliminou. Mesmo assim ela prefere usar o wim, pq? não sei pessoal. Eu uso Linux desde novembro de 2008 e sei que muuuuuuuuiiiiiiiiittttooooooo melhor que o win. Bom...ela prefere correr risco! Aí o problema é dela, pois estou cansado de avisar!!!!

valew, Vivia 8)    

Se eu fosse vc mandava ela reinstalar tudo oq ela quise-se. Tipo ser mau. hahhahaah
ela vai fazer isso de 3 em 3 meses por causa dos updates abarrotativos do Win, + virus + Spys + malwares etc, etc, etc. Como tem vc pra fazer sempre ela ñ se importa com tempo perdido, afinal q perde o tempo é vc e não ela.

A partir do momento q ela realmente se sentir incomodada com isso ela vai rever os conceitos dela.

Seja mau, deixe ela instalar tudo e sempre. hahahah
Esses tratamentos de choque funcionam que é uma beleza

Offline Falco90

• Usuário Ubuntu
  • *
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2009, 14:54 »
Galera, e ae blz...

valew, Vivia 8)    

Se eu fosse vc mandava ela reinstalar tudo oq ela quise-se. Tipo ser mau. hahhahaah
ela vai fazer isso de 3 em 3 meses por causa dos updates abarrotativos do Win, + virus + Spys + malwares etc, etc, etc. Como tem vc pra fazer sempre ela ñ se importa com tempo perdido, afinal q perde o tempo é vc e não ela.

A partir do momento q ela realmente se sentir incomodada com isso ela vai rever os conceitos dela.

Seja mau, deixe ela instalar tudo e sempre. hahahah
Esses tratamentos de choque funcionam que é uma beleza
Isso é verdade hahahah :P
Até meu irmão caçula(18 anos), que fica no PC basicamente jogando e msn acha linux melhor. Ele instalo Ubuntu, mas quando viu que o Garena não abriu voltou para o windows :-\
Era engraçado ele me vendo usar Ubuntu: ele passando ant-vírus e eu jogando, ele usando ccleaner e eu navegando, ele instalando um monte de .exe(anti-vírus, ant-spy, nero, office, PS, codec pack) e eu assistindo vídeo.

O povo daki é masoquista tbm, come excessão de alguns amigos.
Aki tenho um amigo que formatava o PC todo mês por causa de vírus e pau do nada, na segunda vez que ele me perguntou se eu tinha o cd do xp pra formatar o PC denovo eu perguntei se ele não queria que eu instalasse linux pra ele:

- Não não...
- Pq não?
- Pq esse linux não presta
- Como tu sabe que não presta?
- Pq fulano flo
- Eu to te falando que presta, tu nem pega vírus com ele
- Mas ele é tecnico e tu n
- Tecnicuzinho de m&$%#  hahaha
- usahusahsuhsauhsa
- Tem cd do xp ai pra me empresta?

A linguagem foi meio chula mas é assim que converso com alguns amigos, nada demais  :)
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2009, 15:05 por Falco90 »

Offline anjopinguim

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Conhecimento é um Luxo ao Qual vivo Buscando
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2009, 01:16 »
isso mesmo eu tambem uso o ubuntu 9.10 em anti virus é é muito facil usar o usuario só vai ter um pouco de paciencia instalr programas via terminal pois foi o que melhor me deixou satisfeito estou saindo ãos pouco da ruina ops digo windows depois de uns 10,000 perdidos he he nada melhor que um SODG  que é o linux (Sistema  Operacional di Gratis) ::)
Conhecimento é um Luxo ao qual vivo Buscando
Linux User 2000

Offline Rvos

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
« Resposta #22 Online: 24 de Dezembro de 2009, 10:25 »
isso mesmo eu tambem uso o ubuntu 9.10 em anti virus é é muito facil usar o usuario só vai ter um pouco de paciencia instalr programas via terminal pois foi o que melhor me deixou satisfeito estou saindo ãos pouco da ruina ops digo windows depois de uns 10,000 perdidos he he nada melhor que um SODG  que é o linux (Sistema  Operacional di Gratis) ::)

anjopinguim, o principal conceito (pelo meu ponto de vista) não é o fato de ser grátis, mas o conceito de que, se vc quiser, pode ter visão de tudo o que o sistema está fazendo, e caso tenha capacidade para deixar mais estável, seguro, vc mesmo poder fazer e contribuir com a comunidade, vc imagina milhares de programadores aperfeiçoando um SO e repassando para todos suas melhorias, enquanto que em SO proprietário, existem sim programadores fazendo melhorias, mas o que é bom para ele pode não ser para vc, e não existe o mesmo empenho o qual encontramos em SO Livre.

Abraços.

Rafael Oliveira.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!